IMPORTANTE OU INSIGNIFICANTE?

FRANK B. WHITNEY

A pequena coisa que aconteceu ontem e que talvez tenha ferido seus sentimentos — foi realmente importante no final das contas? Essa coisa que alguém lhe disse ou fez — está presente em sua mente hoje? O fracasso ou o erro do ano passado é importante hoje? Poderia qualquer experiência de ontem ser suficientemente importante para privá-lo da felicidade de hoje que está guardada para você?

Talvez o assunto tenha assumido uma dimensão tão grande devido ao estado mental em que você se encontrava na ocasião. Talvez sua atitude mental fosse tal que você não pôde avaliar a situação em sua devida proporção e reagiu com revolta quando, em condições normais você teria deixado o incidente passar desapercebido. Provavelmente você transformou uma situação insignificante em algo de grande importância.

Se seu estado de consciência é tal — que acredita que pessoas e coisas possam afetá-lo, magoá-lo ou interferir com seu bem-estar e sucesso — uma experiência que gira em torno do que outra pessoa disse ou fez pode lhe parecer muito importante. Se você vive na liberdade da consciência universal — na compreensão de que você está acima e além do que os outros pensam, dizem ou fazem — tais experiências lhe parecerão extremamente triviais. Que importa a você, um filho de Deus, se outros se comportam de maneira diferente? A conduta alheia demonstra apenas a sua própria necessidade da Verdade.

Quando uma pessoa o maltrata, ela apenas demonstra o fato de que lhe falta compreensão. A pessoa que não respeita outra, necessita de compaixão. Acima de tudo, não acredite que as ações dela possam ter importância em sua própria vida. A necessidade de refinamento dessa pessoa poderá ser a coisa mais importante na vida dela, mas é totalmente insignificante para a sua.

Se  quiser penetrar e examinar os vários pequenos segredos e sentimentos de mágoa que você pode estar armazenando em seu subconsciente, você perceberá como são insignificantes. Eles serão de pequena importância para aquele que vê a vida do ponto de vista universal. Eles não poderão ter importância para alguém cuja visão e pensamento devem estar voltados para a própria elevação. Se você ficar olhando para trás, para as pequenas coisas do passado, você estará tirando a sua atenção das coisas importantes que estão acontecendo no presente.

Afinal de contas, o que é importante na vida? Antes de mais nada, a Verdade: a Verdade que lhe revela a sua liberdade daquilo que os outros pensam, dizem ou fazem; a Verdade que lhe revela que seu pensamento deve ser desviado das coisas insignificantes, das coisas do consciente pessoal, para as coisas importantes do Espírito.

Que é importante?  O seu ser impessoal, que não é afetado por pessoas ou coisas, desligado dos erros e fracassos do passado, fiel à visão da sua jornada para frente e para cima, para o seu objetivo que é domínio e perfeição.

Deixe um comentário