Magnetismo Animal-4

4

Os Efeitos Materiais Do

Magnetismo Animal

O mal e seus dolorosos efeitos parecem reais à consciência humana porque parecem abranger um universo material sólido e um homem corpóreo, ambos sujeitos às leis da matéria. Desta forma, temos a impressão de que a salvação do sofrimento e da limitação depende de escaparmos do universo e corpo presentes, indo para um outro universo e corpo de natureza espiritual.

Em realidade, já estamos no universo espiritual. Estamos aqui e perfeitos agora, na imagem de Deus. Só que a influência mesmérica do magnetismo animal nos impede de ver isto. Para destruirmos este mesmerismo, devemos começar encarando a crença na matéria e olhando através dela para sua origem mental. Devemos ver a matéria como o efeito hipnótico do magnetismo animal e não como uma causa e efeito próprios.

O nada do mal parece difícil de se compreender, se olhamos unicamente para as suas manifestações visíveis – o universo material e o homem mortal. Nossos cinco sentidos dizem que vivemos num cosmo criado pela matéria e suas leis. A matéria parece ser uma estrutura atômica que é sua própria lei, controlando completamente a existências mortal. Através da aparente realidade da matéria, o homem parece estar aprisionado no corpo físico. Sua vida segue um determinado formato, que começa no nascimento e termina na morte.

Em realidade, a matéria é a mais concreta forma de mesmerismo resultante do magnetismo animal. A Ciência Cristã revela que não existe matéria. A Sra. Eddy discerniu através da revelação, e a física moderna provou até certo ponto, a natureza imaterial do universo. Sabemos, agora, que os elementos de um átomo não são mais sólidos do que um pensamento ou um sentimento. Mas isto não tornou a matéria irreal para a consciência humana. Por causa da falta de espiritualidade, o mundo ainda continua acreditando na matéria e sofrendo pelas condições materiais.

Para a mente não esclarecida, a matéria parece real e sólida. Os cinco sentidos dão à matéria uma existência ilusória, que na realidade ela não possui. Este conceito material é o conceito que prevalece no pensamento universal. Entretanto, um estudo da Ciência Cristã apresenta uma outra visão transcendental, na qual toda causa e efeito são definidos como espirituais, emanados da Mente divina e infinita. A Sra. Eddy se refere a estas duas diferentes visões em Ciência e Saúde, onde ela escreve que “… os céus e a terra são espirituais para uma certa consciência humana, aquela consciência que Deus outorga, ao passo que para outra, isto é, a mente humana não iluminada, a visão é material.” (p. 573: 8-11)

A mente mesmerizada pela crença na matéria, visualiza toda a criação como governada por leis físicas frias, não inteligentes e sem sensibilidade, as quais agem sem levar em conta a discórdia e o sofrimento que impõem às coisas viventes. O crente desta falsa visão parece à mercê do acaso, das circunstâncias e da lei de “sobrevivência dos mais capazes”. Ele vê o homem e o universo como existindo aparte de uma causa divina. Quanto mais uma pessoa está mergulhada nesta filosofia, mais ela sente falta de controle sobre sua própria vida. Entretanto, não é a matéria, mas sua crença em uma causa separada de Deus, que produz uma vida sofrida e limitada.

A Ciência Cristã revela a causa espiritual como a origem e o poder que governam a criação. Escorando todas as coisas, existe uma causa espiritual, o Deus vivo, que cria e sustenta o universo e o homem, com leis divinas de inteligência e amor. Em verdade, o que parece para nós a materialidade do homem e do universo, é de fato a manifestação da realidade espiritual da Mente, vista através de uma consciência mortal em trevas. A Sra. Eddy nos diz: “A ação atômica é Mente, não matéria. O resultado da organização não é nem energia da matéria, nem a manifestação da vida introduzida na matéria: é o Espírito, a Verdade e a Vida, infinitos, que desafiam o erro ou matéria.” (Miscellaneous Writings, p. 190: 1-4) Conforme compreendemos esta declaração, quebramos o mesmerismo da crença na matéria e começamos a ver a criação espiritual exatamente aqui e agora. O ponto de vista material desaparece. Descobrimos que já estamos no universo espiritual governado por uma Mente única, Deus.

Desta forma, aprendemos que não temos de fazer nada ao universo ou ao homem, para escaparmos das leis da matéria. Não estamos lutando para transformar a matéria em Espírito. Estamos trabalhando para quebrar a crença mesmérica na realidade da matéria e da lei da matéria.

Devemos olhar através da aparente realidade da matéria e ver que a vida mortal e o universo material, nos quais estamos aparentemente submergidos, são nada mais que sugestões hipnóticas. Quando vemos a matéria como mesmerismo, temos domínio sobre ela. Para mencionar novamente a Sra. Eddy, “Seja o que for que simule poder e verdade na matéria, é uma mentira declarando a si mesma para que a fé dos mortais na matéria tenha o efeito de poder; mas quando se descobre que toda esta trama é uma mentira, todo seu suposto poder e prestígio desaparecem.” (Miscellaneous Writings p.334: 8-12)

A solidez da matéria é uma mentira que se tornou uma convicção concreta dentro da consciência. É um efeito hipnótico no pensamento individual pelas sugestões mentais agressivas do magnetismo animal. A humanidade falha em sua luta para libertar-se da adversidade porque tenta resolver os efeitos materiais da influência hipnótica do mal.

O mal usa a crença na mente como um subterfúgio para prolongar sua influência na mente humana. Enquanto justificarmos nossas dificuldades em causas materiais não inteligentes – funções orgânicas, vírus, idade, tempo, hereditariedade, ambiente, leis químicas, estrutura física, destino, oportunidade, sorte, circunstância etc., não superaremos os efeitos visíveis do mal e não discerniremos as energias mentais ocultas que os ocasionam. O magnetismo animal faz com que a mente mortal atribua seu estado de ser a causas físicas que parecem estar além do controle do indivíduo, dando-lhe um sentimento de impotência e futilidade.

A matéria não é um fator externo ao nosso pensamento. É subjetiva e tem sua origem dentro de nossa consciência. Toda causa e efeito materiais são sugestões hipnóticas. Ao orar cientificamente, podemos negar as leis da matéria que parecem dar realidade e poder às condições materiais. Esta é uma parte importante do nosso trabalho de oração. Mas é também necessário ir mais a fundo, e detectar o magnetismo animal que causa a crença na matéria. 

Continua no próximo domingo..>

Deixe um comentário

Back to Top