No Cálculo Infinito Do Espírito

calcinfinito

Deus cria e governa o universo, inclusive o homem. O universo está cheio de ideias espirituais, que Deus desenvolve, e elas obedecem à Mente que as cria.

Na Ciência da Mente raciocinamos partindo da causa para lhe achar o efeito e começamos com a Mente, a qual tem de ser compreendida através da ideia que a exprime e que não pode ser percebida através de seu oposto, a matéria. Chegamos assim à Verdade, ou à inteligência, que desenvolve sua própria ideia infalível e nunca pode ser coordenada com as ilusões humanas.

Os minerais compostos ou substâncias agregadas que compõem a terra, as relações que as massas constituintes têm entre si, as magnitudes, as distâncias e as revoluções dos corpos celestes, não têm importância real quando nos lembramos de que tudo isso tem de dar lugar ao fato espiritual, pela trasladação do homem e do universo de volta ao Espírito. Na proporção em que isto se der, descobrir-se-á que o homem e o universo são harmoniosos e eternos.

A noção de ser material o universo é inteiramente contrária à teoria de que o homem tenha evoluído da Mente. Tais erros fundamentais introduzem falsidades em todas as doutrinas e conclusões.

As substâncias materiais ou formações terrestres, os cálculos astronômicos e toda a miuçalha de teorias especulativas baseadas na hipótese de que há uma lei material, ou de que há vida e inteligência residentes na matéria, desvanecer-se-ão, finalmente, tragados no cálculo infinito do Espírito.

*

 

 

Deixe um comentário