“Você Não Vem Ao Pai, Senão Por Você!”

janelas_abertas

Na Metafísica, o centro ou foco do estudo da Verdade é o próprio ser de cada um. Mesmo que Buda, Krishna, Jesus, os profetas ou os discípulos sejam citados, jamais algum será posto em destaque. Por quê? Por um só motivo: a Verdade propagada por todos eles, é a Verdade sobre o SER INDIVIDUAL QUE VOCÊ JÁ É!

Uma comprovação clara de que isto é verdadeiro, é encontrada em I João 5: 10: “Quem crê no Filho de Deus tem EM SI MESMO esse testemunho”. Por esse motivo, Jesus sempre tomou tremendo cuidado em não se colocar como foco de seus ensinamentos, tudo atribuindo ao Pai, que, sabia, era o Pai comum a todos. Orava o tempo todo e nos enfatizou a importância da oração para que, como ele, obtivéssemos a convicção absoluta de que “Eu e o Pai somos um”. Que eram, portanto, suas orações? Eram todas  suas “idas a Mim”, um meio de “IR AO PAI NELE PRÓPRIO”.

Infelizmente, seus seguidores não entenderam dessa forma! Viam, nas Escrituras, Jesus “indo ao Pai” o tempo todo, para receber revelações, poder e glorificação. Mas, quando disse: “Ninguém vem ao Pai, senão por Mim”, o que foi entendido e propagado, é que “ninguém teria acesso ao Pai, senão por Jesus”. E esta “crença falsa”, nunca endossada por Jesus, acabou se tornando um dos maiores desvios no conhecimento da Verdade.

O apóstolo Paulo, tendo, como disse João, o Filho de Deus “EM SI MESMO” testemunhado”, declarou esta sua experiência iluminada, dizendo: “Já estou crucificado; não vivo mais eu, o CRISTO VIVE EM MIM” (Gálatas, 2: 20). Desta experiência, pôde transmitir convictamente à humanidade a Verdade de que “o Cristo é tudo em todos” (Col. 3: 11), e “Jesus Cristo está em vós” (II cor. 13: 5), ou seja, O FOCO É O RENASCIMENTO: CADA SER “SE DESPIR DO VELHO HOMEM E SEUS FEITOS”, PERCEBENDO – EM SI MESMO – SUA ETERNA IDENTIDADE DIVINA, O CRISTO,  NELE ESTABELECIDA POR DEUS “DESDE O PRINCÍPIO”.

Esta é a visão metafísica do Cristianismo, que entende Jesus não como “FILHO DE DEUS ESPECIAL”, e sim como FILHO DE DEUS CONSCIENTE DE SER A VERDADE. A “vinda de Jesus”, portanto, exemplifica a Verdade de que “a descida do Espírito Santo sobre ele” significa a sua descoberta de que O MESMO ESPÍRITO SANTO JÁ É DESCIDO SOBRE VOCÊ!

O “testemunho dos homens” não atesta esta Verdade! Também não atesta que “TUDO ESTÁ CONSUMADO”; entretanto, João não nos orienta a aceitar o “testemunho dos homens”: “Nós aceitamos o testemunho dos homens, contudo o testemunho de Deus tem maior valor, porquanto é a Palavra de Deus, que Ele próprio afiança acerca do seu Filho. Ora, quem crê no Filho de Deus tem em si mesmo esse testemunho. Todavia, todo aquele que não deposita fé em Deus o faz mentiroso, porquanto não crê no testemunho que Deus proclama acerca do seu Filho. E o testemunho é este: que Deus nos concedeu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho! (I João 5: 9-11).

VOCÊ, PORTANTO, NÃO VEM AO PAI SENÃO POR VOCÊ! E ISTO, DITO POR VOCÊ, SERÁ A REVELAÇÃO DE JESUS: “NINGUÉM VEM AO PAI, SENÃO POR MIM”.

*

Back to Top