O MEIO DE SUPERAR OS MALES

A Grande Vida é o Bem; portanto, a sua finalidade também é o Bem. A Grande Vida não pode trabalhar para outra coisa que não seja o Bem.

Contanto que se entregue totalmente à correnteza dessa Grande Vida, o homem pode obter tudo que há de melhor. Esse espírito de “entrega total” é o “espírito natural e espontâneo” do homem, é o “espírito conforme a vontade de Deus”.

Quando o homem contraria a natureza, ele se desvia do curso da Grande Vida e atrai as infelicidades.

Os males, as desgraças e as doenças não existem originariamente. Tais estados não passam de fenômenos que se manifestam no momento em que o curso da nossa vida se separa do curso da Grande Vida, a qual se dirige unicamente para o Bem. Usei o termo “separar da Grande Vida”, mas trata-se apenas de força de expressão. Na verdade, no plano da Realidade absoluta, jamais podemos nos separar da Grande Vida. Mas, quando a nossa mente consciente (e também a subconsciente) fecha as portas de comunicação com a Grande Vida (assim como uma pessoa que, estando iluminada pelos raios do Sol, fecha os olhos e não vê a luz), começam a surgir coisas que parecem “males”.

O “mal”, porém, não tem existência real. Assim sendo, ele infalivelmente acaba desaparecendo, se não o retivermos na mente e vivermos totalmente entregues ao curso natural das coisas.

*

Deixe um comentário

Back to Top