Quando Parecer Existir Problema Mental

Suponhamos que o chamado problema se apresente  relacionado com a mente. Você não se prenderá a tal problema fictício. Por que iria se fixar ao nada? Ademais, nenhum objetivo seria cumprido, se caísse nesta ilusão. Você não poderá transcender a ilusão enquanto estiver levando-a em consideração. Deixe a ilusão iludir a si mesma. Ela se dissolverá mediante sua contemplação da Presença do “Algo Existente”, em vez de seu reconhecimento do “nada ausente” que alega estar presente.

Quando uma ilusão de mente imperfeita aparece, sua contemplação irá revelar  intensa atividade e percepção como aquele aspecto da totalidade que é a Mente ou a Inteligência. Você permanecerá “plenamente aberto”. Perceberá a Natureza Universal de toda Mente amorosa, viva e consciente. Perceberá que este Universo é um Universo inteligente. Sua contemplação revelará  a Inteligência infinita em ação, que governa a Si própria como este Universo. A atividade perfeita e  absolutamente ordenada das galáxias, dos astros, planetas, sóis e luas, será percebida nesta contemplação. Você estará consciente da Inteligência suprema em ação, que tão perfeitamente governa a órbita de nosso planeta Terra. Talvez você se maravilhe com o movimento preciso das marés.

A Mente, como uma variedade infinita de Suas próprias manifestações, se revelará como VOCÊ, assim que estiver em contemplação. A Inteligência ocupará destaque em sua contemplação; apesar disso, você continuará percebendo a Presença da Vida, do Amor e da Consciência. Irá perceber – sem esforço – a inseparabilidade da Mente e do Amor consciente vivo. Saberá que a Mente amorosa e consciente é viva e Ela está amando. Ela é Vida porque está vivendo. E ela é tudo, e dotada de  suprema inteligência, por ser a própria Mente em Si.

Nesta gloriosa contemplação, você perceberá que a Mente amorosa, viva, consciente – Inteligência -, não está confinada nem contida em coisa alguma. Ela é incondicionada. Você saberá o sentido da frase de Jesus, em O Evangelho de Tomé: “Rachem um pedaço de madeira, lá estou Eu; ergam a pedra, ali Me encontrarão”.

Sim, certamente você perceberá que a Mente amorosa, consciente, viva e universal, que VOCÊ É, está em toda parte, pois esta Mente É A TODA PARTE. Você saberá que a Mente IRRESTRITA, QUE VOCÊ É, É A INTELIGÊNCIA ÚNICA QUE ESTÁ IDENTIFICADA COMO TODO ALGUÉM – AQUI, AGORA, INFINITAMENTE, ETERNAMENTE.

Na citação de Jesus, ele estava sendo tanto Universal como específico, em sua declaração. Estava realmente dizendo que a Mente consciente, amorosa, viva e universal estava presente como o Universo e como a “madeira” ou a “pedra”. Amado, esta gloriosa percepção da Universal – e específica – Mente é que revela a Presença da Inteligência perfeita exatamente onde uma chamada “mente problemática” parecia estar.

Se, nesta contemplação, alguém lhe dissesse que a Inteligência se encontra centrada num assim chamado “cérebro”, ou confinada num corpo temporário, você se surpreenderia com tamanha ignorância. Estaria tão consciente do Fato de que a Mente é Onipresença, que acharia ridícula qualquer declaração contrária àquilo que a Mente é. Sua exata percepção da Natureza da Mente como Universal, constante e indivisível, será sua imunidade com relação a quaisquer ilusões referentes a esta Inteligência irrestrita.

*

Deixe um comentário

Back to Top