503
”FAZER SEM PODER FAZER”
Uma frase de Jesus deveria receber total atenção e ser praticada na vida, tanto durantes as meditações contemplativas como em nossas atividades diárias. Por que ela é tão importante e tão negligenciada? Por um só motivo: o suposto ser humano reluta em aceitar que “ele é nada”! Em tudo ele pretende ser ativo, realizador, importante e genial! Porém, o ensinamento absoluto não compactua com este “ego ativo”, não aceitando-o nem como malfeitor nem como benfeitor! Por quê? PORQUE DEUS É TUDO! E, DECORRENTE DESTA TOTALIDADE, UNICAMENTE DEUS ESTÁ EXISTINDO COMO O EU DE TODOS NÓS! ”NEGUE-SE A SI MESMO E SIGA-ME”, disse Jesus! Estava revelando estes princípios!
Qual é a frase de Jesus que devemos praticar? ´É a seguinte: “Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma; como ouço, assim julgo, e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou” (João 5: 30). Entender o significado da frase significa apreender os princípios absolutos da Verdade, que nada têm a ver com “aprimoramento de humanos”, com “evolução de humanos”, nem com “levar em consideração seres humanos”. Os princípios são basicamente dois:
1.) Toda Toda ação real é a Oniação divina, pois Deus é TUDO;
2.) Toda ação “humana” é ação de “sombra morta”, por ser mero reflexo da Oniação, refletido na suposta “mente humana”. Por isso, às atividades visíveis, damos o nome de “agir pelo não agir”.
Quando Jesus diz: “Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma”, explica que “o Jesus visível” não age humanamente nem isoladamente da real ação ESPIRITUAL de Deus, que é Oniação; e quando diz que “não busca sua vontade, mas a do Pai”, revela estar não na “sombra” chamada “mundo terreno”, mas integrado espiritualmente à Oniação do Pai.
Por saber que “vida terrena” é “sombra sem vida”, Jesus deu a “este mundo” o nome de “mundo do pai da mentira”!
Quem se amoldar a este “mecanismo crístico”, estará sendo cristão verdadeiro, ou seja, não se verá com poder de fazer nada, no “mundo do pai da mentira”, enquanto se contempla na Oniação do Pai, agindo sempre em unidade com Ele! Desse modo, a mente humana refletirá “neste mundo” a Vontade divina, na forma do ”agir pelo não agir”, onde a “sombra” chamada “ego” não mais terá “mente pessoal”. Isto porque quem estará presente, EM SEU LUGAR, será reconhecidamente o CRISTO QUE SOMOS, COM A MENTE DE CRISTO QUE TEMOS, E COM A VONTADE ÚNICA DO PAI, QUE É O TODO!
Por isso Paulo disse que “TEMOS A MENTE DE CRISTO” (I COR 2: 16).