O conceito que o mundo faz, de alegria e de paz, difere por completo da natureza espiritual de alegria e de paz que emanam da Alma, isto é, da Presença de Deus manifesta como o Cristo que somos. É a presença constante de um estado de espírito que não se deixa arrastar pelas supostas mudanças externas, por estar fundamentado na Realidade espiritual e não meramente no “mundo das crenças coletivas”.
“Porque com alegria saireis, e em paz sereis guiados” (Isaías 55: 12). Isaías explica a paz espiritual que guia e acompanha aqueles que saem ao mundo transbordando alegria da Alma! Quem é de Deus sai de casa após ter orado e percebido sua UNIDADE com Ele, nem que seja por poucos instantes, caso a ocasião não permita uma comunhão consciente mais prolongada! DEUS É TUDO! Quando, em virtude desta Sua “Totalidade”, percebermos Sua UNIDADE conosco, a alegria espiritual será igualmente percebida; e então, seremos guiados em paz em nossos afazeres de cada dia.
AFIRMAÇÃO DO DIA
De minha “unidade com Deus”, percebo “vir à luz”, aqui e agora, alegria e paz que “excedem o entendimento do mundo”, por não serem “deste mundo”. Neste estado de espírito, vejo-me cumprindo eficazmente todos os meus supostos compromissos cotidianos, ciente de que são eles um “reflexo harmonioso” da Realidade divina oniativa, por mim discernida em oração contemplativa.