Quando um cozinheiro industrial ou um médico usa suas luvas de trabalho, seus dedos ficam sendo vistos somente pelos movimentos das luvas! Os dedos “falsos” escondem a visão dos “dedos reais”; mas, mesmo assim, todos acabam considerando que os “dedos inertes” das luvas sejam os dedos do cozinheiro ou do médico em movimentação! Entretanto, o movimento das luvas é ilusório! Não poderiam se mexer de si mesmas!
Algo similar ocorre em nossas supostas “atividades mentais” no “mundo dos fenômenos”. Agimos “vestidos de mente humana”, entendemos “escondida” a Mente Essencial que somos, e, se nos descuidarmos, acabaremos acreditando que “temos mente humana”, assim como o cozinheiro ou o médico, após prolongado tempo de uso das luvas, acabariam vendo nelas os próprios dedos, o que seria pura ILUSÃO!
Podemos atuar livremente no chamado “mundo dos fenômenos”, se nos dedicarmos a reconhecer que a suposta “mente humana” apenas SIMULA SER A MENTE ESSENCIAL QUE SOMOS! Isto nos levará a manter a Verdade contemplada durante a “Prática do Silêncio” – de que a MENTE ESSENCIAL E ILUMINADA É A NOSSA MENTE ÚNICA – mesmo após os períodos contemplativos!
Assim como os “dedos das luvas” não são nossos dedos verdadeiros, apesar de APARENTAREM SER, as atividades da “mente humana” jamais são nossas atividades verdadeiras, e somente “aparentam existir”; e isto por serem reais as atividades perfeitas e eternas que Se manifestam como nossa Mente Essencial, ou Consciência iluminada.
EM OUTRAS PALAVRAS, TODA MOVIMENTAÇÃO MATERIAL VISÍVEL É PURA IRREALIDADE!
Quem entender isto, entenderá que, ao “olhar para o punho cerrado de Buda”, como fez Ananda, esta suposta atividade mental humana, que parecia ser sua Mente Essencial ativa, será entendida como “fenômeno” ou “sombra” da REAL ATIVIDADE presente nele próprio, a Atividade da Mente Essencial. Assim como alguém tiraria a atenção dos “dedos de látex”, caso quisesse reconhecer os “dedos reais” ali presentes.
Quando quisermos reconhecer a Verdade dos fatos, tiraremos a atenção das “manifestações fenomênicas”, para reconhecermos a Oniação subjacente de nossa Mente Essencial. Desse modo, identificados com a Oniação da Mente real, estaremos sendo o Eu Iluminado que somos, o ÚNICO sempre presente, apesar das “aparências” segundo as quais “somos também mente humana”. Os dedos jamais seriam coexistentes com a movimentação aparente dos “dedos de látex”. UNICAMENTE OS DEDOS SE MOVIAM! AS LUVAS ERAM SÓ APARENTEMENTE MOVIDAS DE SI MESMAS!
ANALOGAMENTE, UNICAMENTE A MENTE ILUMINADA, EM NÓS, ESTÁ ATIVA! A ATIVIDADE DA MENTE CARNAL, POR MAIS QUE PAREÇA SER REAL, É ILUSÓRIA! UMA SOMBRA, E NADA MAIS!