“A palavra mata, e o Espírito vivifica”. Após conhecer a mensagem da Verdade, de que Deus é Luz Onipresente, e, portanto, é Tudo, é preciso que VOCÊ se identifique com esta Luz. Um exercício prático lhe está sendo aqui proposto, com este objetivo:
SENTE-SE CALMAMENTE, CERRE OS OLHOS, DEIXE A LUZ ACESA; E ENTÃO, PERCEBA O ESCURO EM SUAS PÁLPEBRAS. A SEGUIR, PERCEBA QUE, APESAR DA ESCURIDÃO “VISTA”, TODO O AMBIENTE “LÁ FORA” ESTÁ CLARO. ATENHA-SE A DISCERNIR ESTA LUZ!
Com este exercício, os princípios espirituais vão sendo usados. Enquanto as pálpebras são vistas como a “trave nos olhos”, a claridade exteriorizada é reconhecida como já presente. Em seguida, perceba que “o que reconhece a Luz presente” é a Mente ILUMINADA do Cristo, ativa em VOCÊ. Reconheça que a Luz desta Mente, que reconhece a claridade, é UNA com a luz contemplada externa e infinitamente! Esqueça a “mente que vê a escuridão nas pálpebras”; ela é FALSA!
Ocupe-se exclusivamente com a Mente iluminada, que discerne a LUZ com que já é UNA. Não force nada! DEUS É LUZ! DEUS É TUDO! Permaneça solto nesta contemplação que o exercício propõe.
Todos os supostos problemas deste mundo são como “pontos escuros” formando a “escuridão” nas pálpebras cerradas! Tire deles a sua atenção! Pratique este exercício até sentir ter ele cumprido o seu propósito: revelar que unicamente a LUZ é Realidade! Somente a LUZ é a VERDADE!