Conhecer o mundo não é uma coisa difícil, basta observá-lo. Ao fazermos isso, percebemos que ele é totalmente feito de aparências e como dizemos aqui, aparências são ilusões criadas pela mente mundana.
Quantas vezes olhamos para as pessoas e para as coisas e achamos que elas são assim, e dizemos: “parece que é…” Mas não é. A única realidade só pode ser percebida pelo próprio indivíduo e isso ele pode alcançar por diversos caminhos tais como meditação, leitura, artes música…
O ser humano muitas vezes tenta mostrar uma face para agradar mais aos outros do que a si mesmo, tentando ocultar sua personalidade mais evidente. Criamos muitas máscaras, nas quais nos escondemos para podermos conviver, sermos aceitos pelos outros, para criarmos tipos e etc. Na verdade e em verdade, temos a mente do Cristo. Isto significa que somos uma única mente, sem máscaras, tipos ou disfarces.
O ser humano criou a necessidade de esconder-se por detrás de máscaras, por medo de se revelar e não ser aceito como é, mas aí está o maior engano. A dificuldade em aceitarmos nossa real identidade se faz justamente por acharmos que não somos capazes de sermos filhos de Deus, não no sentido humano, mas no espiritual, que não tem nenhuma correlação com o outro. Tentar entender a Unidade com Deus é como tentar entender o Infinito. Humanamente, não conseguimos, pois temos a “certeza” de que nascemos de pai e mãe, que crescemos, desenvolvemos e um dia morreremos, afinal é tudo isso que nos é mostrado o tempo todo.
Tiremos as máscaras da vida e perceberemos que não é bem assim que a coisa funciona. A verdadeira vida é a espiritual, cujo sentimento todo ser humano percebe, mas poucos a aceitam e muito menos a entendem “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.” (1 Cor 2,14).
Derrubar as máscaras de nós mesmos, perceber a verdadeira vida por trás da máscara que nos é apresentada a todo instante. Esse é o objetivo daquele que quer conscientizar-se que é filho de Deus e herdeiro de todas as coisas.