O mundo não precisa de paz. Quem, julgando pelas aparências, acreditaria nisso? Quantos não estão orando fervorosamente para que Deus traga ao mundo a paz definitiva? A mensagem do Cristo anuncia o Universo da Realidade, descartando por completo qualquer associação entre o pacífico Reino de Deus e este suposto “mundo material”. “Deixo-vos a paz, a MINHA PAZ vos dou: não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” (João 14:27). Repetindo, o mundo não necessita de paz. O UNIVERSO JÁ É PACÍFICO E HARMONIOSO! A Ordem é a lei primeira do Universo. Na realidade, o Universo é Deus em expressão. Portanto, quando cada um de nós reconhece a natureza ilusória deste mundo aparente, pelo reconhecimento da totalidade de Deus, está, de fato, crendo no Filho de Deus e tendo, em SI MESMO, o testemunho da Vida eterna, que é pacífica.
A paz não virá ao mundo através de preces que a julgam ausente. Nossa Mente verdadeira é a Mente de Cristo, a Mente onisciente que sabe que a Paz divina é onipresente. Portanto, se alguém estiver se sentindo necessitado da Paz verdadeira, bastará que aceite que esta Paz já lhe está dada, “não deixando que se turbe o seu coração e não se atemorizando”.
A certeza de que Deus é onipresença elimina as tribulações e temores da suposta mente humana. Tal certeza, na realidade, é uma aceitação de que a verdadeira Mente de todos nós é crística. Em outras palavras, em termos absolutos, todos nós
já sabemos que a Paz é um fato universalmente estabelecido.Há quem estude a Verdade sem levar ao extremo o sentido da expressão “mente ilusória”. Assim, ouve-se o seguinte tipo de pergunta: “Se todos temos a Mente de Cristo, como pode esta mente se deixar iludir pelas aparências?” A Mente de Cristo jamais se ilude! Ela reconhece somente a realidade! Tanto quem “estuda a Verdade” quanto a mente que faz a pergunta são a ILUSÃO! A eterna e imutável Mente divina é a Mente única onipresente, a nossa Mente única! E o Reino de Deus é nosso único Universo! Argumentações intelectuais jamais satisfarão a “mente ilusória”. Precisamos entender que “mente ilusória” é realmente “mente ilusória”, e assim procedemos pela admissão e contemplação de que a Mente divina é, realmente, a única Mente universalmente ativa.
Feche os olhos e reconheça que a Mente universal é a Paz estabelecida COMO o seu próprio Ser. Permaneça em quietude e silêncio contemplando e discernindo esta Verdade que já É! Desse modo, você terá o testemunho EM SI MESMO.