O efeito da oração é o eco que a pessoa ouve do seu próprio pensamento.
Assim como diz a Bíblia: “Antes que eles clamem, eu os ouvirei”, o efeito da oração já está consumado. A transmissão já existe, mas só a ouvimos quando entramos em sintonia com ela. A isso se diz “A oração se concretizou”.
Duvidar do efeito é o mesmo que vacilar na escolha da emissora a sintonizar. Se alguém persistir na dúvida, não poderá ouvir nenhuma das emissoras.
Ter um determinado pensamento é o mesmo que gravar esse pensamento num disco cósmico. Quando esse disco começa a tocar, o pensamento se manifesta. “Tocar o disco” significa que a hora oportuna chegou, ou seja, que foram formadas condições propícias para sua concretização. Essa oportunidade é produzida pela ação mental, isto é, pelo pensamento.
Uma vez elaborado o pensamento, ele não desaparecerá por si mesmo. É possível apagá-lo elaborando um forte pensamento inverso. Pode-se apagá-lo também destruindo completamente o disco.
Destrói-se o disco deixando-o exposto ao calor da intensa luz da Verdade, até derretê-lo completamente.
A oração não é um meio para aplacar a ira de Deus. Deus jamais fica irado. Oramos apenas para aplacar o nosso próprio pensamento antagônico, que esteja contra nós. Quando, através da oração, desaparecer o pensamento antagônico e suscitarmos ondas mentais que sintonizam com o pensamento de Amor, Sabedoria e Dádiva de Deus, a bênção divina se concretizará e aparecerá diante de nós.
A imprecação gera energia destrutiva, mas a oração gera energia construtiva. Quem amaldiçoa o outro, será amaldiçoado, e quem abençoa o outro, será abençoado. Quando sintonizamos com a Sabedoria de Deus, flui abundantemente a infinita sabedoria.
Não devemos ser influenciados pelos fenômenos externos. A Lua refletida nas águas onduladas parece fragmentada, mas a Lua verdadeira não está fragmentada.
A Vida é Deus que Se alojou em nós. Portanto, quando nos conscientizamos da Imagem Verdadeira da Vida, temos a saúde perfeita de Deus.
O fogo aquece o corpo, os alimentos o nutrem e a luz solar nos envia divinas irradiações. Do mesmo modo, o pensamento humano também exerce alguma influência em nosso corpo. A telepatia e outros fenômenos paranormais já comprovaram que o pensamento emite ondas que podem ser captadas, mesmo que os corpos estejam distantes uns dos outros.
Se acreditarmos que Deus é uma espécie de comandante que está apenas no céu, estaremos admitindo que somos uma existência isolada de Deus.
O pensamento de que somos uma existência isolada de Deus é a origem de todas as infelicidades. A doença e os infortúnios também surgem desse pensamento. É imperativo que tenhamos a convicção de que Deus está dentro de nós. Quando tivermos essa convicção, será ateado fogo no estopim da infinita força infinita.
O homem físico necessita de alimentos materiais. O homem espiritual necessita de alimentos da Verdade.
Estamos constantemente, agora, aqui e em todos os lugares, com a Vida eterna de Deus.