Masaharu Taniguchi
.
PARTE VII
Não temos necessidade de orar para obtermos a salvação da nossa alma, pois todas as almas já estão salvas. A oração é necessária para reconhecermos a felicidade de a nossa alma já estar salva.
O homem é filho de Deus. É originalmente perfeito, por mais imperfeita que pareça ser a sua imagem superficial. Devemos deixar de ver as doenças e as imperfeições aparentes e ver a Imagem Verdadeira do homem. A Meditação Shinsokan é uma prática meditativa na qual vemos essa Imagem Verdadeira.
Em vez de efetuar uma mentalização negando a existência do mal, o efeito será maior mentalizando a existência do bem. Quando se ora “O mal não existe”, lembra-se do mal e, só com isso, já estará afirmando a sua existência.
Não realizamos a Meditação Shinsokan com o objetivo de curar outras pessoas. Contemplamos a Imagem Verdadeira unicamente para corrigir a nossa mente. Não corrigimos a mente dos outros. Observamos diretamente a Imagem Verdadeira com a nossa mente.
Cura divina significa “contemplação direta da Imagem Verdadeira”, ou seja, desaparecimento da imagem falsa. No caso de termos dificuldade em efetuar essa contemplação, podemos usar o método de mentalização racional. Muitas vezes, os diversos argumentos que temos em nossa mente atrapalham a contemplação direta da perfeição da Imagem Verdadeira. Nessas ocasiões, mentalizamos continuadamente, de modo lógico e racional, a inexistência da doença, até que os argumentos vão se desfazendo, manifestando claramente a perfeição da Imagem Verdadeira. Mentalizamos, por exemplo, da seguinte forma: “Deus é o todo de tudo. Deus é perfeito. Tudo é perfeito, logo a doença não existe. Tudo é perfeito, logo não existem maldades”. Se, enquanto realizamos esta mentalização lógica, surgirem pensamentos aleatórios atrapalhando a concentração, devemos reiniciar tudo.
Podemos mentalizar também com as seguintes palavras: “Deus é tudo. Deus é a única força, única Vida, única Realidade. Essa única Realidade é perfeita. Essa Vida perfeita está alojada em mim (ou em fulano, pessoa que estiver recebendo a cura) e eu só posso (ou ele só pode) ser perfeito e saudável. Essa perfeição jamais pode se tornar imperfeita. Essa Vida perfeita está agora dentro de mim (ou dele)”.
Não aceite nenhum ensinamento que admite efeitos cármicos maléficos. Negue o fatalismo. Negue a patologia. Negue todos os pensamentos e argumentos que restrinjam a perfeição da sua Vida. O homem é filho de Deus e possui total liberdade.