Masaharu Taniguchi
PARTE VI
Tudo que se manifesta ao nosso redor já existe dentro da nossa mente. Se houver mudança na nossa mente, tudo que não entrar em sintonia com ela se afastará espontaneamente. Se ao nosso redor se manifestam crises financeiras, significa que essa crise está presente em nossa mente. Livremo-nos da crença ilusória de que existe crise. A crise desaparecerá.
Existe apenas uma Verdade: o homem é filho de Deus, é alegre, vive em paz, é rico, é feliz. Não existe em lugar algum doença, infelicidade, desgraça nem pobreza.
Existe apenas uma Vida: a Vida de Deus. Essa Vida de Deus é a minha Vida.
Evolução não significa que a expressão de Deus esteja em processo de crescimento. É a manifestação gradual da já existente perfeição de Deus. É a Autoexpressão de Deus manifestando-Se ordenadamente.
Todas as felicidades já estão em minhas mãos e vão se manifestando gradualmente na minha vida cotidiana.
A Ciência Mental não afirma que todos os nossos desejos se concretizam. Diz que se concretiza o desejo que está de acordo com a vontade divina.
Mantendo o sentimento de carência, é impossível concretizar um estado de fartura. Mesmo que deseje algo, não o terá enquanto pensar que não conseguirá obtê-lo. Só conseguirá atrair para si aquilo que estiver em sintonia com você.
Há um ditado que diz: “Não há pobreza para quem trabalha com serenidade”. Contudo, se a mente da pessoa estiver sintonizada com a pobreza, por mais que trabalhe, continuará pobre. Se, como o poeta Takuboku Ishikawa, ficar só escrevendo poemas que lamentam a pobreza, com mente sempre sintonizada com a pobreza e a infelicidade, ninguém conseguirá ser rico nem feliz.
É preciso abandonar definitivamente o pensamento que considera a pobreza uma virtude.
“O homem é totalmente livre” – esta é a Verdade, mas isso não significa jamais que o homem seja um libertino. Liberdade nada tem a ver com libertinagem, nem com desleixo. Só se consegue total liberdade por meio do perfeito respeito à ordem.