Existem microrganismos benéficos, mas existem bactérias que prejudicam o ser humano. Se parecem existir, são apenas projeções da mente. Não existem infelicidades nem desgraças. Existe apenas a perfeição, a harmonia.
O próprio ato de mentalizar palavras da Verdade é prolongamento da Realidade. Pensamentos adversos à Verdade são vibrações ilusórias, inexistentes. Ninguém consegue destruir a força concretizadora da mentalização das palavras da Verdade, porque ela é um prolongamento daquilo que existe verdadeiramente.
Não pense que as coisas vêm daqui ou de lá, dele ou de outras pessoas. Do ponto de vista fenomênico parece ser assim, como acontece num filme. Parece que A foi transportado daqui para lá, e B, de lá para cá, porém tudo não passa de imagens projetadas através de um filme. Não deve, portanto, viver na dependência disso ou daquilo, dele ou de outras pessoas.
Se tiver algo que deseje, mentalize: “Já o tenho agora”. Acredite firmemente nisso. Isso acabará se manifestando no mundo fenomênico, através do filme que produzir.
O homem é a suprema Autorrealização de Deus e possui a mais perfeita liberdade. Deus, portanto, expressa Sua força criadora na forma de pensamento do homem. O que quer que aconteça ao seu redor, tudo é criação sua.
Seja bom ou mau o acontecimento de um determinado dia, isso não pode abalar a sua mente. O que importa é que os acontecimentos gerais se desenrolem para o lado cada vez melhor, amanhã mais que hoje, depois de amanhã mais que amanhã, e assim sucessivamente. Tudo que se transforma em fatos fenomênicos vai evoluindo gradualmente. Por isso, basta que conserve uma determinada tendência, pois, mesmo que uma tempestade quebre o galho de uma árvore, ela crescerá mais ainda, como se esse galho tivesse sido podado para estimular o crescimento dela.
O Universo é manifestação do pensamento. O homem, na qualidade de Filho de Deus, cria o seu próprio Universo, concretizando seus pensamentos do mesmo modo que Deus o faz.
Seja o que for, nada pode existir ao nosso redor, a não ser que sejam materializações do nosso pensamento. Nada pode nos tocar, a não ser que o permitamos. Devemos abandonar a ideia de que possamos ser prejudicados por algo que venha de fora. Não existe nada, fora de nós, que possa nos prejudicar.
Não pense que foi prejudicado por um alimento que ingeriu. Isso foi apenas o resultado de uma ideia comum da humanidade. Isso foi apenas o resultado de uma ideia comum da humanidade cuja existência você admitiu, consciente ou inconscientemente.
Não pense que alguém o prejudicou. Ninguém pode prejudicá-lo. Se foi vítima de algum malefício, foi porque você pensou nisso de modo consciente ou inconsciente.
Pense que você é uma pessoa maravilhosa. Isso não é presunção. Você é realmente maravilhoso, porque é filho de Deus.
Deus diz: “Abro as portas do celeiro do céu e envio-lhes minhas bênçãos, a ponto de faltar espaço para recebê-las”.
Pense e aja tal como Deus existe e vive.
O Espírito é uma espécie de atmosfera, de vibração da vida, de ondas da mente. Não é uma pessoa, não é um objeto. É o Ser oculto. Esse Ser oculto (Deus) Se manifestou e se tornou homem. O Homem é automanifestação de Deus e possui dentro de si a onipotência.
Uma força misteriosa sem forma se transformou automaticamente em elementos com forma e, assim, foi criado o Universo. A matéria é energia atômica, que antes era uma energia sem forma. Essa energia sem forma é a energia inteligente que cria formas. Observando quão ordenadas e perfeitas são essas formas, não podemos deixar de concluir que essa energia é sábia. Chamamo-la de Deus da Vida. Tudo é manifestação da Vida de Deus, do Espírito.