MUITAS PROPRIEDADES

MUITAS
PROPRIEDADES

EMMET FOX
.

Uma das passagens mais tristes da Bíblia é a história do jovem rico que perdeu uma das grandes oportunidades da história e… “retirou-se triste, por ser dono de muitas propriedades (Mateus 19:22).

Esta é, na realidade, a história da humanidade em geral. Nós rejeitamos a salvação que Jesus oferece – nossa oportunidade de encontrar Deus – porque “temos muitas propriedades”; não que sejamos muito ricos em termos de dinheiro, pois na verdade a maioria não o é, mas porque temos muitas propriedades no sentido de ideias preconcebidas – confiança em nossas próprias opiniões e  ideias a que estamos acostumados. Temos o orgulho, nascido das honras acadêmicas, o apego sentimental ou material a instituições e organizações; hábitos de vida aos quais não queremos renunciar; a preocupação pelo respeito humano, ou talvez o medo do ridículo público. E essas propriedades nos mantém acorrentados à rocha do sofrimento, que é nosso exílio de Deus.

Os pobres de espírito não sofrem esses embaraços, ou porque nunca os tiveram, ou porque ergueram-se acima deles através da compreensão espiritual.

*

Deixe um comentário