COMPREENDENDO O ASPECTO REAL DA VIDA

COMPREENDENDO
O ASPECTO REAL DA VIDA
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Gustavo Rocha
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Parte 1
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Para compreender o Aspecto Real da Vida (Jisso), não é necessário esforço. Não é necessário uma busca. Não é necessário fazer coisa alguma. A busca e o esforço pertencem ao mundo transitório, mundo que é fenomênico, ilusório. O mundo Real não é “deste mundo”. Quando ocorre alguma ação no mundo, isso é o homem “fazendo”. Todo empreendimento de ações ou de esforços pertence ao fazer humano – e Deus jamais atua onde atua o homem. Deus age, realiza suas obras, mas opera tudo isso na Sua Realidade Absoluta, que é o Reino de Deus, o Reino dos Céus, o Mundo do Jisso. Quando o homem se esforça, quando ele age e busca no mundo — tentando compreender/perceber o mundo único de Deus –, isso é “mera ação do homem egoísta que se julga separado de Deus e, por isso, procura alcançá-lo”. Deus não atua onde atua o homem. Mas Deus pode atuar como o homem, por meio do homem, utilizando-se do dele como um “canal”. Quando ocorre isto, não é o homem atuando, mas Deus.

Não é o homem que compreende Deus e seu Reino – Deus é quem mostra. E é por isso que não são necessários esforços humanos. O que o homem necessita fazer é se aquietar e acalmar todos os seus esforços: os esforços no sentido de “se esforçar” e também os esforços no sentido de “não se esforçar”. Quando o homem, na tentativa de ver o Jisso, aprende a parar com essas tentativas de esforços, de repente ei-lo ali! O homem não necessita realmente fazer nada; a ele basta perceber que “a visão já está sendo vista”, “a percepção já está sendo percebida”, tudo já é! A porta por onde ele entrará e que o fará “ver” já existe, já está lá, pronta, sempre lá. É assim que se “entra” no mundo de Deus.

O problema básico e principal é o homem achar que, para conseguir perceber, ele deverá primeiro aprimorar-se em algum sentido. As pessoas pensam que para chegar “lá” será necessário a elas fazer um exame de consciência, orar mais, meditar mais, compreender as coisas um pouco mais, expandir a consciência um pouco mais, purificar um pouco mais a sua mente… Tudo isso (e muito mais) na verdade é desnecessário. Uma pessoa  possuidora de pouco entendimento espiritual possui as mesmas chances de captar o Jisso que possuem os homens abarrotados de conhecimentos espirituais. Conhecimento mundano e conhecimento espiritual – tudo isso pertence a o mundo fenomênico e transitório. Uma pessoa pode possuir muito ou pouco conhecimento espiritual – qualquer um deles existe/pertence ao mundo que não é o Real. Por isso, no que diz respeito ao Jisso, nenhum deles influenciará “para mais” ou “para menos”, em qualquer sentido. Porque Deus concede a todos a mesma possibilidade, as mesmas oportunidades. É um Deus justo! O homem que busca conhecer Deus tentando meditar, orar e adquirir cada vez mais conhecimentos está movendo-se no mundo, está partindo do mundo e rumando para o seu destino final e inevitável: o próprio mundo. E o homem que também não está nem aí para Deus, move-se no mundo da mesma forma. A diferença de um de outro é que o primeiro possui a vontade de conhecer, enquanto o segundo não a tem. Mas ambos movem-se no mundo.

Para conhecer a Deus, é necessário o buscador deixar de mover-se no mundo. Para que isso aconteça, é preciso haver uma entrega total, um estado de completo abandono, uma mente (um estado mental) de absoluto desapego. Essa postura mental de desapego surge quando o homem cessa com seus esforços “no sentido de esforçar-se para alcançar”, bem como com seus esforços para “fazer cessar seus esforços”. Então ele deixa o mundo e subitamente se vê na dimensão onde não é ele quem faz. Não foi preciso a ele fazer esforço pessoal algum, ele viu pela Graça! “Filho, é do agrado do Pai dar-te o Reino”, disse Jesus. E o mundo não pára; coisas continuam a acontecer, mas é o Pai quem as estará fazendo. “As minhas obras, eu de mim mesmo não as realizo. Mas o Pai quem está em mim, este realiza as obras”.

O que importa não são as ações realizadas no mundo pelo homem. E mesmo a busca, mesmo a tentativa de tentar alcançar, são a barreira que impedem o homem de “conseguir”.

Continua..>

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