"SETENTA VEZES SETE"

“SETENTA
VEZES SETE”
Dárcio

“Disse Jesus a Pedro: Não te digo que perdoes sete vezes, mas setenta vezes sete…”
Mt. 18:22

Que significa realmente “perdoar setenta vezes sete vezes”? Significa mantermos uma percepção constante de que todos os seres com quem convivemos são, na verdade, Luz divina. Cada vez que aparentamos entrar em desarmonia com alguém, a questão a ser analisada não é mental, mas é espiritual: estaríamos vendo no próximo a mesma Luz divina que há em nós? Estaríamos vendo a unidade espiritual que é a Essência da Vida?

Anos atrás,  quando esteve no Brasil o fundador da Seicho-No-Ie, Masaharu Taniguchi, eu soube que ele, ao descer do taxi que o trazia à sede brasileira do movimento, as pessoas que o acompanhavam já iam à frente, e notaram que ele se demorava um pouco mais atrás. Por que? Estava de palmas justapostas, em atitude de reverência, contemplando a Vida de Deus no suposto “motorista de taxi” que o havia trazido.  Por causa deste  hábito, de assim reverenciar a Presença de Deus nas pessoas, cativou grande número de pessoas que, a partir daí, se interessaram ainda mais pelos ensinamentos iluminados.

Os ensinamentos espirituais existem para serem postos em prática! São verdades a serem vividas! De que adianta ficarmos horas meditando, reconhecendo que Deus é Tudo, que somos todos um, para, em seguida, irmos ao dia-a-dia como “mortais comuns”, vendo em todos os seres somente a aparência material? E, pior ainda, até entrando em dissenção com alguns ou muitos deles?

Deus é a Vida de todos! Aqui mesmo é o paraíso! Ele espera a nossa “abertura de visão”.

O perdão de “70 vezes 7 vezes” deve ser posto em prática em todos os segmentos de nossa vida! Devemos contemplar a Vida de Deus em nossos familiares, amigos e “inimigos”,  nas pessoas que colaboram com nossas atividades profissionais, nos  funcionários ou patrões, e, principalmente, em nossos dirigentes!

A mente cega critica tudo! Só vê matéria! Mas, em tudo e em todos há a Presença divina! Devemos nos ocupar em reverenciá-La!

Enquanto os discípulos se viam como simples e humildes pescadores, Cristo via neles a Luz ! Por que? Porque somente a Luz contempla Luz! Temos, todos nós, a Visão simples ou a Consciência iluminada. Isto nos foi dado por Deus! Entendamos por inteiro em que consiste a “prática absoluta do perdão”: ela existe para corrigirmos a visão errada, ou melhor, existe para nos motivar a “abrir os olhos espirituais”. Se assim fizermos, as verdades reveladas se mostrarão claras em nosso dia-a-dia. A harmonia será o natural em nosso cotidiano, e estaremos “perdoando setenta vezes sete vezes”, por estarmos sempre nos desfazendo dos falsos conceitos criados pela mente humana e, ao mesmo tempo, reverenciando e louvando a Presença divina em nosso próprio ser e em todos aqueles com quem direta ou indiretamente entramos em contato.

.

Deixe um comentário