A ONIAÇÃO QUE INCLUI A TODOS

A ONIAÇÃO
QUE INCLUI A TODOS
Dárcio

Parte 1

Se dermos alguns passos e pararmos, estaríamos realmente parados? Tudo dependerá da amplitude de nossa percepção, do referencial levado em conta. Se considerarmos que o planeta está em movimento, e que estamos sobre ele, perceberemos que, além de parados, estaremos também em movimento, conforme este referencial tomado por base. A pessoa parada não estava percebendo o seu movimento devido às mudanças do planeta. Ao perceber este fato, sem qualquer esforço por parte dela, sua veracidade se tornará patente, incontestável, e a pessoa ainda constatará que o mesmo já estará sendo válido para todos os habitantes do planeta. Quando eu percebo que estou em movimento, por estar sujeito à movimentação da Terra, mesmo que um vizinho esteja parado em frente ao  portão dele, eu sei que ele está se movimentando tanto quanto eu. Caso ele não o perceba, e acredite estar parado, a aparência de inatividade não alterará em nada o seu movimento real.

Esta simples ilustração encerra profundo significado espiritual. A única ação que há, é a Luz divina em Oniação. Esta Luz ativa é o “Eu” que Deus é, agindo como a Consciência iluminada que todos já somos. A Oniação inclui a ação de suprir-Se integralmente, ou seja,  a Consciência iluminada é totalmente Autossuprida, aqui e agora. Mesmo que haja a aparência de doença (falta de ação de saúde), a Saúde é a ação divina Automantenedora onipresente. Mesmo que haja a aparência de nascimento e morte, a Vida é a oniação onipresente corporificada, incólume, perfeita e constante, aparecendo aqui e agora como o nosso Corpo perfeito. Eis o porquê da importância de se entender a universalidade da Verdade: a percepção espiritual inclui o todo, ela abrange o infinito. O Universo inteiro está sujeito unicamente à ação de Deus. Este deve ser assunto de percepção, e não meramente de fé. A fé muitas vezes personaliza a Verdade; já a percepção, por abranger o infinito, discerne o Universo inteiro como totalmente iluminado. O falso conceito de “pessoa iluminada” some e dá lugar à existência única da Consciência infinita, divina, iluminada e todo-abrangente.

A ilustração acima nos mostra um outro aspecto da Verdade. Quando a pessoa se movimenta devido às movimentações do planeta, podemos encarar aquilo como movimento global; porém, tão logo ela se movimente, andando sobre ele de um lado para outro, o movimento global passa a incluir também este seu movimento específico. Eis uma analogia com a Ação divina universal que aparece como a “ação individual” de cada um. Não existem pessoas; logo, não existem pessoas iluminadas. A Consciência iluminada universal aparece como a “nossa ação individual”. A partir disso, podemos dizer que somos a Luz em ação, a “Luz do mundo”, como disse Jesus, ou que somos a Oniação iluminada individualizada.

A percepção da Oniação divina é fundamental em nossa chamada “vida prática”. A Vida pela Graça exclui preocupações, dúvidas, indecisões, lembranças do passado e apreensões pelo futuro. A Vida pela Graça é a nossa “vida prática” do AGORA. A Oniação garante a harmonia universal, que abrange a ação de nossos negócios, a ação de nossos relacionamentos e a ação de nossas funções corpóreas.
Continua…

Deixe um comentário