VOCÊ DEVE
CULTIVAR A SERENIDADE
Emmet Fox
A serenidade é uma marca da vida espiritual. É, além disso, a chave para a felicidade.
A maioria das pessoas tem, pelo menos, uma vaga compreensão dessa verdade. Elas gostariam muito de ter serenidade, mas não sabem como adquiri-la. Dizem: “Gostaria de ter serenidade o tempo todo, ou pelo menos a maior parte do tempo, mas como fazer para obtê-la?” Às vezes dizem: “Esforcei-me tanto para obtê-la! Na verdade, houve vezes em que me esforcei tanto que fiquei esgotado!” Naturalmente, o esforçar-se é, em si, uma negação da serenidade. É tensão.
Quando você tem serenidade, tudo em sua vida vem fácil e você enxerga a solução de um problema mesmo sem uma prece especial para tal dificuldade. Na verdade, muitas vezes se pega dizendo ou fazendo as coisas certas quase automaticamente. Sem dúvida, as suas preces têm muito mais força quando você está sereno.
Eis aqui a técnica para adquirir serenidade: (1) pare de se apressar. Faça o que é necessário, mas sem correr. (2) treine-se para pensar somente naquilo em que quer pensar na hora. (3) habitue-se a manter o pensamento onde você está, ou naquilo que está fazendo no momento. Não deixe que ele vagueie para outros assuntos e locais. Se seu corpo está na Rua 57, em Nova York, que seu pensamento não esteja em outra cidade.
Se estiver com o pensamento num determinado assunto, não o deixe desviar-se para outros assuntos. Se tiver que fazê-lo, contudo, pare de pensar no primeiro assunto e dedique atenção integral ao outro. Dentro de momentos, perceberá que não é nisto que você está interessado hoje, voltará ao assunto que realmente importa, e seu pensamento não se desviará de novo, com toda probabilidade.
Os pensamentos de muitas pessoas voam constantemente daqui para ali, em todas as direções. Naturalmente, isso torna a serenidade impossível. Seja quieto – não enfadonho ou desnecessariamente calado, mas quieto. Você pode ser sociável e amistoso e ainda assim ser mentalmente quieto. Todos os místicos de todos os credos, orientais e ocidentais, têm ensinado isso.
Depois que tiver adquirido serenidade, você muito, muito raramente ficará nervoso, zangado, ou assustado. Não ficará melancólico. Pelo contrário, será mais feliz do que nunca.
Pratique a serenidade dessa forma e ficará surpreso ao ver como logo se tornará um hábito. Naturalmente, você não discutirá isso com as outras pessoas. Elas notarão uma mudança em você e a simpatia e o respeito por você aumentarão de modo notável.
Aquietai-vos, e sabei que sou Deus.
*