O “OLHO SIMPLES”
Dárcio
Parte 3 – Final
O mundo entende, por ideal de comportamento, o cumprimento das regras apresentadas por Moisés nos chamados “O Dez Mandamentos”. Assim, se a pessoa não roubar, não cobiçar, não matar, etc, será considerada virtuosa, ou mesmo religiosa. Entretanto, “se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus” (Mateus 5:20). Que seria essa “justiça que excede a dos escribas e fariseus”? É A PERCEPÇÃO DA ORDEM IMUTÁVEL DA REALIDADE ESPIRITUAL. Ao evitar roubar, ou cobiçar, alguém poderá até ser rotulado de “boa pessoa”; no entanto, não terá percebido a INTEIREZA de seu próprio Ser. Na percepção de que Deus é o nosso Ser, inexiste algo ou alguém para ser roubado, cobiçado, etc. Nossa Consciência é o nosso Ser, e Ela abrange a totalidade do Universo.
Como temos dito, as pessoas do mundo trabalham segundo os falsos padrões da suposta mente humana. Para ela, ou algo nos está faltando, ou algo nos foi suprido. Tudo isso é ILUSÃO. O nosso Ser é Deus! Jamais participamos das aparências ilusórias do “conceito de mundo” aceito por um tipo de mente que sequer é realidade. Ilustremos esse mecanismo ilusório:se a pessoa se julgar com saúde deficiente, “empregar os princípios da Verdade”, e se curar por meio deles, enquanto perdurar a aceitação desta suposta sequência de eventos, o “olho simples” aparentemente não estará sendo utilizado. Por quê? Porque a pessoa não terá percebido a sua real natureza imutável; a sua perfeição permanente; a inexistência do tempo! Não terá, portanto, conhecido a Verdade! Mas, quem seria essa pessoa? Uma aparência, uma inexistência, um “nada”.
Você é Consciência; Você é Deus manifesto como Você; Você é Consciência iluminada; Você não tem mandamentos a cumprir; Você é completo, Constante e Inteiro. Você conhece a Verdade da Unidade Perfeita; Você sabe que somente pode contemplar a SI MESMO como Luz, Perfeição e Plenitude. Em outras palavras, “O SEU OLHO É SIMPLES”.
A candeia do corpo é o olho.Sendo, pois, o teu olho simples, também todo o teu corpo será luminoso…(…) vê, pois, que a luz que em ti há não sejam trevas. Se, pois, todo o teu corpo é luminoso, não tendo em trevas parte alguma, todo será luminoso, como quando a candeia te alumia com o seu resplendor.”
Lucas 11: 34-36
F I M
*