VÁ PARA DENTRO DE SI MESMO
Dárcio
Quando Cristo disse: “O Reino de Deus está dentro de vós”, a palavra “Consciência” provavelmente nem existisse com o sentido espiritual de hoje em dia. No linguajar humano, ter consciência é saber alguma coisa, tomar conhecimento, ou, alguém se avaliar mental ou moralmente, de onde se ouve falar em “exame de consciência” com o sentido de reflexão. No estudo do Absoluto, “Consciência” é Deus. E, como Deus é TUDO, Consciência é sinônimo de “Eu”, o “Eu Absoluto” que cada um de nós é.
Que sentido tem a frase “O Reino está dentro de vós”? Ela revela a Verdade de que a Consciência infinita é o Universo que abrange o nosso ser. Esta Consciência é TUDO! O Cristo que somos, e que também é revelado estando “dentro de nós”, é o “elo” de comunhão interna com o Pai ou com o Reino infinito. Que é “ir para dentro”? É deslocar a atenção de algo fora de nós mesmos, isto é, desfazer a ilusão de que existe algo, chamado “exterior”, SEPARADO do nosso Eu. A interiorização se faz pelo contínuo entendimento, em contemplação, de que o “Eu” que “Eu Sou” é a Presença ÚNICA chamada DEUS! Em outras palavras, é a “Consciência Iluminada”. Nada há ao lado da “Consciência iluminada que Eu Sou”. Este “desvinculo” do dualismo é o desvinculo da chamada “mente carnal”. Por que a Bíblia diz que “a mente carnal é a inimizade contra Deus”? Por esse motivo: ela é a ILUSÃO EM SI. Quando me perguntam: “Que é a Verdade?”, eu sempre digo:“A Verdade é VOCÊ sem a mente carnal”. Não existe “mente carnal”! Mas, como um sonho, ela aparenta existir e ser realidade!
Vá para dentro! Vá se soltando interiormente das imagens ilusórias desta mente falsa! Esse é o sentido de “vencer o mundo”. Contemplações desse tipo são demoradas e exigem “tempo livre”. Programe-as para quando puder praticá-las sem pressa ou interrupções. São estas meditações bem feitas que nos possibilitam ter bons resultados naquelas rotineiras e de duração reduzida.
A “ascensão” é “ir para dentro”, ou seja, é deixar a mente carnal ilusória pela “puxada de atenção” às alturas da Consciência-Essência”, existente como o nosso Eu em Deus. Esta Consciência é “o tesouro escondido no campo”, da parábola de Jesus, onde ele diz que aquele que o achou, vendeu tudo que tinha para comprar aquele terreno. Este “vender tudo” significa, na meditação, a pessoa abrir mão de tudo que a mente carnal sugere como realidade, isto é, tudo que aparenta existir como matéria, ou como algo FORA DE VOCÊ!
Vá para “dentro” e se identifique integralmente com a Consciência iluminada. Descubra que Ela é Você, que Ela é Deus, e que Ela é o Universo.
*