PALAVRA E ESPÍRITO DA VERDADE
Dárcio
A permanência no Principio “DEUS É TUDO” se dá, não por nos esforçarmos mentalmente para nele ficarmos; na realidade, o próprio Princípio já diz que a permanência é uma constância inevitável! Palavras usadas no estudo, para mostrar a nulidade da ilusão, podem sutilmente sugerir que ILUSÃO seja algo mais do que NADA! Não é à toa que a Bíblia diz que a palavra mata e o Espírito vivifica! “Precisamos permanecer no Princípio”, diz a letra! “É impossível NÃO permanecer no Princípio, diz o Espírito! Parecem coisas contraditórias, mas elas se somam! E quem estuda a Verdade precisa entender onde entra o papel da mente e onde entra exclusivamente a “contemplação” do que É! Este “equlíbrio”, bem entendido, faz o mentalismo se aliar à mística dando como resultado a boa “prática da Verdade”.
Quando Paulo disse: “Em Deus vivemos, nos movemos e temos o nosso ser”, estava revelando que permanentemente estamos no Princípio “DEUS É TUDO”. A frase não leva em conta processo algum de se forçar a mente, de se pretender analisar seu sentido com a mente ou de se usar a mente! “Em DEUS vivemos, em DEUS nos movemos, em DEUS temos o nosso SER!”. Esta é a Verdade consumada! O mais importante é sabermos que esta VERDADE é verdadeira sempre, e que o estudo não visa a “torná-la” verdadeira. JÁ É! A mente é usada para que não neguemos o Princípio, para que não alimentemos “outra presença” que não a divina! Para que a Verdade, apenas, seja reconhecida, levada em conta e admitida como válida, aqui e agora, para o nosso ser, que é DEUS!
Suponhamos que alguém esteja sentindo forte dor de cabeça. Se ela pensar em se curar, somente pela “contemplação”, sem afirmar que “a dor não existe”, ela estará já usando o “mentalismo” achando que não, ao “pensar em só usar a contemplação”. O que ficará nela? A idéia de que a “dor existe” e que SERÁ eliminada pela contemplação, o que é uma ILUSÃO! Este é o ponto! Voltemos à questão de ela se sentir com dor de cabeça! Se ela usar a mente para “não aceitar a dor” e “se aceitar perfeita”, ciente de que faz isso PORQUE a Verdade JÁ É ESTA MESMO, estará praticando corretamente o que estamos aqui expondo! A crença coletiva ficará na hora desarmada pela Verdade afirmada e a ilusão negada, enquanto o que É, a PERFEIÇÃO, é contemplada sem esforço algum! A Palavra e o Espírito precisam ser sintônicos! Andar sempre de “mãos dadas”.
*