“SER” E “ESTAR DENTRO DE NÓS”
Dárcio
Para chamar a atenção rumo à nossa Consciência, motivando uma percepção espiritual e não material, a Bíblia sempre emprega a expressão “dentro de vós”. É quando encontramos registros de que “o Reino de Deus está dentro de vós”, que “Jesus Cristo está dentro de vós”, que o “Espírito de Deus habita em vós”. Estas informações, de fato, promovem um “início de despertar”, uma vez que a pessoa, até então habituada a olhar externamente o mundo da matéria, começa a se interessar pelo sentido destas frases que redirecionam sua atenção e interesse para o mundo interno, em si mesma.
Um ponto importantíssimo, entretanto, deve ser observado: “Ser” é diferente de saber que “tudo está dentro de nós”. O propósito do estudo é “ser”, e não apenas saber que “a Verdade está dentro de nós”. A informação é preciosa e legítima; porém, se não houver total identificação com ela, pouca utilidade nos terá. Jesus não dizia apenas que o Cristo estava dentro dele, mas, sim: “EU O SOU”. De fato, o Cristo estava nele; mas, este Cristo somente “seria ele”, efetivamente, quando esta identificação plena ocorresse numa aceitação radical.
Nossas “contemplações absolutas” precisam ter em conta este ponto fundamental! Há pessoas que dizem não conseguir meditar por muito tempo! É que meditam sem objetivo! Meditam no dualismo, “eu e o Pai dentro de mim”! O “tempo de meditação” é preenchido com o objetivo que abraçamos ao meditar! E, o objetivo é unicamente este: FAZERMOS TOTAL IDENTIFICAÇÃO COM A VERDADE! Significa percebermos que SOMOS A VERDADE QUE “ESTÁ DENTRO DE NÓS”, E NUNCA “ALGUÉM” separado desta “VERDADE DENTRO”.
“SER”, portanto, não é “TER DENTRO DE NÓS”. Em suas “contemplações”, gaste o tempo que for preciso para desfazer este dualismo! Até que possa sentir a “fusão” de seu EU com o “EU INFINITO”, ou seja:
“EU SOU O CRISTO”, “EU SOU O REINO DE DEUS”, “EU SOU O ESPÍRITO DE DEUS”, “EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA”. “EU E O PAI SOMOS UM”.