OLHAR
SEM VER
Dárcio
Em eclipses do sol, é comum a pessoa usar uma chapa radiográfica para filtrar os raios solares e poder enxergar o fenômeno sem correr o risco de afetar seus olhos. Dessa forma, vendo o eclipse através da chapa escura se torna mais seguro. O que ocorre nesse caso? O sol estará sendo olhado, mas não visto como se encontra lá no céu! A pessoa pensa estar vendo o sol, mas, estará vendo somente este “conceito fosco” do sol filtrado pela chapa”. O mesmo se dá com este mundo. Ele é “olhado” pela mente humana, mas não é “visto” como realmente é. “Vemos através de um espelho em enigma”, disse o apóstolo Paulo.
Faça um treinamento: fique de olhos abertos, olhe o mundo ao seu redor, e reconheça:
“Esta imagem de mundo não é, lá fora, como aparenta ser. Ela é assim vista por estar filtrada pela mente humana”.
Em seguida, solte sua atenção da imagem olhada e reconheça:
“Enquanto a mente humana olha o mundo sem o poder ver, isto é, enquanto ela vê apenas uma “aparência”, a Mente divina, em MIM, o olha e o vê ininterruptamente como ele é.”
A seguir, intuitivamente, permaneça nesta percepção de que a mente ilusória olha mas apenas vê ilusão, enquanto sua Mente real OLHA E VÊ A REALIDADE. Entenda bem estes pontos e explore-os contemplativamente!
“Temos a mente de CRISTO”. Se você se dedicar em separar o “sol do céu” daquela imagem fosca que ele aparenta ser, olhado através da chapa escura, estará aprendendo a separar o ilusório “mundo visível”, visto filtrado pela mente em ilusão, do VERDADEIRO UNIVERSO que aqui está, no qual VOCÊ JÁ É DEUS DENTRO DELE. “Em Deus vivemos, nos movemos e temos o nosso ser” (Atos 17: 28).
*