ESTUDAR A VERDADE É
RECONHECER
A VERDADE
Dárcio
Que é estudar a Verdade? Aprender algo mais com a mente humana? Entender este ponto é vital para que o estudo dê frutos imediatos. Quem acha que o estudo é igual a qualquer outro, como, por exemplo, aprender a tocar violão, terá de mudar de opinião. Alguém que queira tocar violão e passe a se dedicar ao estudo, estará entrando em contato com técnicas que ele próprio, humanamente, terá de utilizar após o estudo. Já aquele que estuda a Verdade irá aprender algo que já está feito por Deus, e que ele não irá realizar nunca, exatamente por isso! Somente tomará consciência das “obras permanentes de Deus”.
Suponhamos que a pessoa esteja passando por uma situação aparente de saúde imperfeita; e então, que passe a “estudar a Verdade” desejando “recuperar a saúde” através desse estudo. Que fará ela, para “ter a saúde restaurada”? NADA! Apenas reconhecerá que a Verdade estudada é VERDADE! Isto parece óbvio demais; mas, na prática, muitos assim não agem, e pensam que a Verdade estudada dependerá de algo a ser feito por elas para somente então, se mostrar como verdadeira! Não existe “Verdade que se torne verdadeira”. Ou a Verdade é verdadeira AGORA ou não é e nem será jamais!
Voltemos, agora, à questão sobre a “saúde a ser recobrada”. Que se passa, de fato, com a pessoa? Ela realmente está necessitada de cura? Não! Ela aprende, ao estudar a Verdade, que não existe matéria, que não existe doença, que não existem imperfeições, e que somente Deus existe! A partir disso, que irá fazer? Somente aceitar a Verdade estudada como verdadeira! E é onde entram as “contemplações” feitas através da “Prática do Silêncio”. Que são as “contemplações”? Momentos em que a Verdade estudada é RECONHECIDA como pronta, consumada, verdadeira! Quando o reconhecimento da Verdade SUBSTITUIR a crença mentirosa de que havia, na pessoa, alguma imperfeição, o “estudo” estará completo, pela dissipação da ilusão em contrário, pela troca da mentira pela Verdade.
Entenda bem: o estudo não é o aprendizado de algo que irá ser utilizado para enfrentar e debelar o mal na vida de alguém. Ele visa ao aprendizado da letra da Verdade, que já é a Verdade presente no lugar da crença ilusória e mentirosa. Ao ser RECONHECIDA, promove a soltura dessa crença, e o que já era Verdade “aparece” visivelmente. É por isso que “estudar a Verdade” é SER A VERDADE estudada! As obras de Deus são permanentemente perfeitas! Eis por que o nosso REFERENCIAL é a totalidade de Deus e não as aparências falsas! Aquilo que JÁ É, ou seja, TUDO, já está sendo PERFEIÇÃO ABSOLUTA! Esta Verdade apenas requer nossa contemplação suave e consciente. Nada mais! Por exemplo: a pessoa aprende que “matéria não existe”; terá ela trocado realmente esta “crença na matéria” pela Verdade de que Deus, Espírito, é tudo? Ou estará meditando para logo ir conferir se “a matéria melhorou”? Este é o ponto!