A VIDA E OS ENSINAMENTOS DOS MESTRES DO ORIENTE
Baird Spalding
PALAVRAS DE JESUS – Parte 1
Depois de nos acomodarmos confortavelmente, Jesus deu seguimento à conversação.
“Quando nos identificamos com a soma de toda a Inteligência, e nos reconhecemos como parte real da Inteligência e conhecemos, de maneira conclusiva, que este é o Grande Princípio, Deus, logo nos vemos cônscios do fato de que toda a inteligência do Universo cósmico trabalha conosco. Compreendemos também rapidamente que a inteligência de todos os grandes gênios, assim como a pequena mentalidade da célula singular do corpo, trabalha conosco em perfeita harmonia e acordo. Esta é a grande e Única Mente Cósmica Inteligente, da qual somos positivamente aliados. Na verdade somos a mesma Mente; somos a autoconsciência do Universo. A partir do instante em que o sentimos, nada pode afastar-nos da divindade.
“Dessa Consciência Universal podemos tirar todo conhecimento; sabemos que podemos saber tudo, sem estudar e sem recorrer ao processo do raciocínio, sem ir de uma lição para outra, nem de um ponto a outro. As lições só são necessárias a fim de levar-nos à atitude em que podemos dar um passo à frente nesse pensamento. Tornamo-nos então abrangentes e incluímos todo pensamento. Existe uma corrente completa e irresistível de pensamento motivador, e sabemos que nada pode desviar-nos da verdadeira realização. Estamos com o todo; dessa maneira, caminhamos irresistivelmente com o todo. Nenhuma situação pode desviar-nos da nossa consecução. A gota d’água só é fraca quando removida do oceano; recoloquem-na no lugar e ela será tão poderosa quanto o oceano inteiro. Pouco importa que gostemos disso ou que acreditemos nisso. E a Lei Inteligente e somos essa mesma coisa.
“A soma de toda Verdade é o Grande Princípio, Deus. Tudo, de Eternidade a Eternidade, quer pensamos nisso como uma grande ou uma pequena verdade; toda palavra verdadeira, pensada ou falada, é uma parte da Grande Verdade, do Grande Todo, da Verdade Universal, e somos essa mesma coisa. Quando compreendemos a unicidade e permanecemos com a Verdade, temos toda a Verdade atrás de nós e nossa irresistibilidade é aumentada. É a força do oceano por trás da onda que dá à onda o seu poder; isso também é apenas uma porção da força de Deus que o homem também é.
“A soma de todo Amor é o Grande Princípio, Deus. E a soma de toda afeição, de toda emoção ardente, de todo pensamento, de todo olhar, de toda palavra ou de todo ato de amor. Todo amor atraído, grande ou pequeno, sublime ou humilde, faz com que o amor infinito se apresente e nada é excessivamente grande para nós. Quando amamos desinteressadamente, temos conosco o oceano completo de Amor Cósmico. O que se considera o mais ínfimo é o maior quando segue rumo à perfeição absoluta; desse modo, todo o Universo do Amor está conosco conscientemente. Não há na terra nem no céu poder maior do que o amor puro. A terra faz-se céu; o céu é o verdadeiro lar da Humanidade.
“Finalmente, a soma de toda condição, de toda forma, de todo ser é o Princípio Cósmico Infinito, Deus, quer se trate de indivíduos, mundos, planetas, estrelas, átomos, elétrons, ou das menores partículas. Todos juntos fazem um Todo Infinito, cujo corpo é o Universo, a Mente, a Inteligência Cósmica; a alma, o Amor Cósmico. Entretecidos como um todo, seus corpos, suas mentes e suas almas se conservam juntos uns dos outros, com a força coesiva do amor; não obstante, cada qual funciona em eterna identidade individual, movendo-se livremente na sua órbita individual e na sua oitava de harmonia, atraída, arrastada e mantida coesa pelo amor desse universo de harmonia. Nós formamos o Grande Ser que nada frustra, feito de cada unidade da humanidade, bem como de cada unidade do Universo. Se uma porção de uma unidade se excluir do todo, isso não fará diferença para o Ser do Princípio, mas fará uma grande diferença para a unidade. O oceano não tem consciência da remoção da gota d’água, mas a gota tem muita consciência do oceano ao ser devolvida a ele ou ao ser reintegrada nele.
“Não nos basta dizer que estamos próximos do Grande Princípio Cósmico, Deus. Precisamos saber positivamente que nos identificamos com ele, nele e dele, e nos amalgamamos inteiramente com ele, ou seja, com o Princípio; e que não podemos ser apartados de Deus, do Princípio. Assim sendo, trabalhamos com o princípio do poder, que é todo energia. É a Lei segundo a qual vivemos, nos movemos e temos o nosso ser no Princípio. Assim, quando queremos entrar em contato com Deus, não pensamos em alguma coisa afastada de nós é difícil de atingir. Tudo o de que precisamos saber é que Deus está dentro de nós e em toda a nossa volta, e que estamos completamente incluídos em Deus; que estamos conscientemente dentro da presença de Deus e estamos presentes e comandando com plenos poderes. Destarte, não precisamos fazer pausas, não precisamos ponderar; tomamos o caminho diretamente para o Deus interior. Aqui o Cristo se mantém firme e supremo, e com Deus viveremos para sempre.
Continua