ONIAÇÃO – 3 (Final)

ONIAÇÃO

Marie S. Watts

-3-

A Inteligência em ação não se empenha em fazer algo. Antes, ela ativamente está sendo Algo, Algo que é Ela própria. A Inteligência não atua em, através ou como alguma pessoa. A Inteligência atua como Ela própria. A Inteligência em ação deve agir inteligentemente. Não seria inteligente que a Mente agisse de algum modo que fosse prejudicial, adversa ou auto-destrutiva. A Inteligência em ação é Auto-mantida, Auto-sustida e Auto-existente. A Inteligência em ação está evidente como atividade perfeita, porque a Inteligência em ação é atividade inteligente. Ela é uma atividade perfeitamente controlada, porque é Sua própria Essência inteligente em ação ininterrupta. A Oniação é sempre atividade perfeita, porque Ela é a Perfeição em Si em ação. Oniação não é algo que Deus faz; antes, ela é Deus no ato de ser.

Inteligência em ação é Onipotência em ação. Portanto, a Oniação é o único Poder que está ativo no Universo, ou como o Universo. Realmente, não há nada em existência que esteja dotado de poder para agir, exceto a Oniação inteligente e onipotente. Não há nada em existência que tenha poder para agir de alguma forma que pudesse obstruir, restringir, limitar, alterar ou se opor à Onipotência em ação. Não há nada em existência que tenha poder para atrasar, frustrar ou interromper Deus em ação. Não há nada que tenha poder para acelerar ou retardar a onipotente Inteligência imutável em ação.

Lembre-se constantemente: Oniação onipotente é também ação Onipresente. Ela é atividade onipresente, pois, é a Onipresença em Si em ação. Não há uma só fração de segundo, no eterno agora, nem um minúsculo ponto no Infinito, que é aqui, que não sejam plenos de Deus. Isto significa que tudo que existe exatamente aqui e agora como você, como alguém ou como alguma coisa, é a Onipresença onipotente, sendo inteligentemente ativa.

Há vários sinônimos utilizados para se falar ou escrever sobre Deus. Mas Deus não pode ser retratado por nenhum deles. De fato, todos os sinônimos existentes sequer começam a expressar a Inteireza, a Totalidade, que é Deus. Para alguns, a palavra Vida é bem mais significativa do que os demais sinônimos para Deus. Outros preferem a palavra Amor,  Princípio, ou algum outro. Pouco importa qual venha a ser o aspecto de Deus que esteja sendo contemplado: o imperativo é que Deus, como Oniação, seja conscientizado.

Em nossa conscientização de Deus como toda a Vida, é fácil perceber que a Vida é eterna e infinitamente ativa. Assim, estaremos conscientes de que Deus, a Vida, é Oniação. Esta conscientização de Deus como Oniação talvez não seja tão prontamente percebida quando contemplamos o que é Deus como Amor, como Princípio, como Verdade, ou como qualquer outro aspecto de sua Totalidade. É de vital importância que Deus, como Oniação, seja conscientizado assim que cada aspecto de Sua inteireza for percebido.

Para exemplificar, consideremos Deus como Amor. Sabemos, naturalmente, que Deus é Amor. Mas, estaríamos plenamente convictos de que o Amor é onipotentemente ativo? Estaríamos conscientes de que o Amor é Oniação? Acredite-me, amado Leitor, quando eu lhe afirmo inexistir realização espiritual mais carregada de poder do que a percepção de que o Amor é Oniação onipresente e onipotente. A maioria dos praticistas poderá lhe confirmar que muitas das chamadas curas instantâneas ocorrem mediante a inundação da Consciência por este Amor impessoal, ativo e glorioso. Não há palavras capazes de descrever esta experiência. Mas uma coisa é certa: esta realização apresenta sempre uma manifestação tremenda de atividade. É impossível conhecer o Amor antes que se experiencie o fato de ser este glorioso Amor impessoal em ação. Aqueles que já tiveram esta revelação, sabem que o Amor é Oniação.

Isto aparenta ser absoluto demais para você? Estaria se questionando sobre a praticabilidade desta revelação em seu viver diário? Estaria se perguntando: “Esta conscientização da Oniação irá resolver meus problemas de negócios? Irá solucionar meus problemas sociais, ou ajudar-me em meu trabalho,  em meu relacionamento com os demais? Irá  capacitar-me a enxergar além de minhas dificuldades físicas?

Caro Leitor: esta revelação não é um “resolvedor de problemas”. Um problema resolvido somente pode conduzir a algum outro por resolver. Esta conscientização revela que não há nenhum problema que necessite de solução. Não importa qual situação possa parecer existir, não importa quão séria, quão confusa ela se mostre, não importa há quanto tempo ela o venha importunando, esta conscientização de que Você é inteligência onipotente, Amor, Vida, Deus, constante, jubilosa e livremente ativo, irá revelar a Perfeição completa que você é.

Você irá discernir esta Verdade como um Fato ativo em todas as experiências cotidianas, em seus relacionamentos, e naquilo que costuma ser chamado de atividade corporal. Por exemplo: suponhamos que pareça existir alguma dificuldade em alguma função do corpo. A Verdade revelada por Deus nestas páginas é suficiente para dissipar aquela ilusão completa e imediatamente. A classe médica vem atribuindo quse todos os chamados males físicos a alguma atividade defeituosa. Ela alega que esta ou aquela célula, este ou aquele órgão ou elemento do corpo está hipo-ativo ou hiper-ativo. Quanto de inteligência existiria naquele tipo de atividade? Quanto de poder? Quanto de Amor? Quanto de Deus? Nós sabemos que não existe nenhum corpo de matéria. Nós sabemos que a Vida, o Amor, a Inteligência onipresente, é a única atividade em existência, exatamente aqui e agora. E este conhecimento é Oniação inteligente sendo tudo o que constitui a atividade do Universo, das experiências e tarefas diárias, e do corpo.

Oh, esta é uma Verdade ativa! Não poderíamos paralisá-la nem interferir em sua ação, caso o tentássemos. Ela simplesmente é. Ademais, nós somos esta Verdade em plena, completa e livre ação. Passemos a ser ativamente conscientes dela. Passemos a olhar através das aparências ilusórias do que é chamado de matéria, e observemos realmente Deus em ação. Isto é Auto-revelação. Isto é a sua Identidade divina revelada.

FIM

Deixe um comentário