Dárcio
As ilustrações empregadas no estudo da Verdade são para identificação imediata, ou seja, não se destinam a ser apenas conhecidas enquanto a pessoa passa a vida toda buscando uma suposta”conscientização”. Pelo julgamento segundo as aparências, nem Jesus Cristo seria visto como alguém perfeito! Irritava-se, corrigia os demais, discutia, chamava de víboras os falsos mestres, etc. Nem ele, como Jesus, se dizia o Cristo! “Minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou”, “Pai, que se faça a Tua vontade e não a minha”, dizia ele. Entretanto, também nos orientou: “Sede perfeitos como o vosso pai celestial é perfeito”. Que sentido tem? O sentido absoluto! DEUS, a PERFEIÇÃO, é TUDO! VOCÊ PRECISA se identificar com o Cristo em SEU SER, com a perfeição em SEU SER, com o “EU SOU” que constitui o SEU real ser! “Glorificai a Deus no VOSSO CORPO e no VOSSO ESPÍRITO”, disse Paulo.
Há quem diga: “Este salto para o absoluto é muito grande! Isso precisa ser feito por etapas!”. Como podemos notar, esta fala vem sempre da “mente carnal”! Jamais haveria uma revelação divina reconhecendo OUTRO ao lado de “MIM”. E quando a pessoa se julga um ser humano? Cheia de defeitos? Seria válido afirmar “Eu Sou o Cristo”? Aí é que entram os benefícios das ilustrações!
Analisemos a ilustração do leão criado com cordeiros. Sem ter noção de ser leão, com cordeiros foi criado desde pequeno, e, de toda forma, agia condicionado pela falsa crença de ser também um cordeiro. Um dia, ouvindo pela primeira vez o rugir de um leão, ele sentiu dentro dele um “despertar”, algo que o fazia se identificar mais com o leão do que com o “cordeiro” que ele supunha, até então, ser sua própria natureza. O ponto é o seguinte: com ou sem leão rugindo para despertar este outro, iludido pela crença de ser cordeiro, ele jamais teria deixado de ser unicamente um leão.
O homem é a expressão do Verbo! Feito à Imagem de Deus! Assim é o Cristo sendo cada um de nós! Se a pessoa sabe, aceita, conscientiza ou não, permanece a Verdade: Deus é o ser! O estudo do absoluto parte deste iluminado referencial da Verdade, sem jamais levar em conta as “aparências” e suas ilusórias etapas evolutivas! Jamais aquele leão deixaria paulatinamente de ser “cordeiro” Nunca estivera sendo um! Por outro lado, nada o faria “SE TORNAR LEÃO”. JÁ ESTAVA SENDO LEÃO!
Ao nos dizer “SEDE PERFEITOS COMO O PAI CELESTIAL É PERFEITO”, Jesus não pretendia que um ilusório eu humano alcançasse a perfeição! Isso nunca ocorreu nem ocorrerá! A meta é outra! Renunciar à CRENÇA FALSA pelo ASSUMIR RADICAL DA VERDADE! Entenda com clareza esta ilustração: assim como sempre o leão estivera sendo um leão, VOCÊ sempre esteve, está e estará sendo o CRISTO! As Obras de Deus são PERMANENTES! Uma delas é VOCÊ!