O QUE É A METAFÍSICA ABSOLUTA – Cap. 01

Dárcio

Capítulo I
AUTO-REVELAÇÃO

Um dicionário define “Metafísica” como parte da filosofia que busca determinar as regras fundamentais do pensamento, e sutileza ou transcendência no discorrer. Em outras palavras, a Metafísica analisa e estuda o que está além da física ou da matéria, que poderíamos chamar de “mental”, “espiritual” ou “transcendental”.

A nós, o que de fato interessa, é o sentido prático dessa ciência. Sim, ciência, não religião, não obstante toda literatura antiga e moderna, versando sobre a Essência do universo e do homem, esteja figurando nos textos metafísicos de diversos movimentos ou denominações. Aquilo que a religião pretende “religar”, ou seja, o homem e o Universo, a Metafísica revela já estar UNO, numa visão transcendental.

Por “Metafísica Absoluta” entendemos o estudo da Essência do Universo, também chamado “Ontologia”, num enfoque que transcende inclusive a mente humana. Este REINO DO ABSOLUTO é revelado como já estando aqui presente, sem começo, mudança e fim, simplesmente à espera de nosso reconhecimento consciente desse fato. Esta Revelação exclui o mundo tal como visto pela mente humana, justamente pela constatação que se tem da real natureza infinitodimensional do Universo. Um “radicalismo de atitude” nos é exigido exatamente por este motivo: o Universo revelado pela Consciência Transcendental é o único realmente que existe. O nome a ser utilizado, Deus, Buda, Tao, Alá, Absoluto, ou algum outro, pouco importa: interessa-nos que há uma Verdade presente AQUI, exatamente onde estamos, mas que não percebíamos por estarmos crendo naquilo que a mente humana nos leva a enxergar.

Há pessoas que fazem restrições quanto a nomes ou palavras empregadas nos textos. Joel S. Goldsmith, por exemplo, cita ter recebido muita crítica por ter feito uso das palavras “Deus” e “Cristo”. Na realidade, se alguém se preocupa tanto com algo tão sem importância, COMO TERÁ A RECEPTIVIDADE E A ABERTURA tão necessárias ao próprio estudo?

O que devemos saber, em primeiro lugar, é que entramos em contato com a METAFÍSICA ABSOLUTA por uma razão que é única: ALGO DENTRO DE NÓS ESTÁ SE REVELANDO! Portanto, a rigor, não é o “estudo de Metafísica” que nos leva às Revelações, mas o contrário: as Revelações nos levam à Metafísica Absoluta e seus princípios. Por quê? Porque os lampejos iniciais precisam de apoio para se manter vivos em nós, e para serem postos em prática. Os condicionamentos da mente humana insistem em contradizê-los. Com os textos e palestras, mantemos contatos com as Revelações até que elas se “solidifiquem” como Verdade discernida espiritualmente. E, o mais importante, através de preces, meditações e contemplações, abrimo-nos mais amplamente para que a REALIDADE TRANSCENDENTAL Se revele, e o faça como PERCEPÇÃO ABSOLUTA que a tudo e a todos JÁ ABRANGE, numa UNIDADE PERFEITA PERMANENTE.

Deixe um comentário