VIVA SEM DUALIDADE!

VIVA
SEM DUALIDADE!
Dárcio
.

A diferença entre os mais diversos ensinamentos espirituais reside, principalmente, na forma e  profundidade com que eles focalizam ou não a dualidade. A maioria deles parte do referencial humano, onde formas de controlar a mente humana ou de anulação do ego são enfatizadas. Há quem prefira este enfoque relativo, passando a vida toda com este objetivo de se aprimorar moralmente, ser caridoso e amoroso, e procurando se anular, deixando de pensar tanto em si mesmo para viver em função de ajudar o próximo.

O ensinamento absoluto, por sua vez,  não admite  a dualidade. Parte da Presença infinita, chamada Deus, Universo, Absoluto, etc, como o TODO que há em expressão! Não parte de um ser humano lutando para se livrar do ego ou  se aprimorar pessoalmente. Partindo do Absoluto, aquele que adota este referencial iluminado se verá identificado com a UNIDADE ESPIRITUAL, sem deixar espaço para que sejam aceitas as crenças em seres pessoais, mentes pessoais ou vidas pessoais. Nesta UNIDADE, cada ser mantém sua individualidade, não mais identificada com suposta personalidade humana em mutação, mas sim com o “filho de Deus”, uno com Deus, e, portanto, o próprio Deus. Quem partir do Absoluto, terá, com este enfoque, o conhecimento da Verdade sobre SI MESMO! A Verdade É! Não há Verdade  ainda por acontecer futuramente! Assim, este “ponto de partida” é visto simultaneamente como o “ponto de chegada”, ou seja, cada um reconhece que seu próprio ser já é a Verdade eterna, plena, iluminada e completa!

Quem se avalia segundo as crenças ou segundo os conceitos da suposta mente humana, irá se achar um ser humano em busca da perfeição; porém, quem parte da Verdade de que Deus, Espírito, é o SER ÚNICO em expressão, não terá como conciliar esta Verdade com a crença falsa dualista.  Há quem prefira os ensinamentos relativos, dizendo não sentir facilidade para trocar o referencial ilusório, de aparências,  pelo iluminado referencial da Luz. O que deveriam compreender é o seguinte: este referencial humano encobre os fatos e os seres como de fato já são e sempre serão. Os fariseus não viam Jesus como filho de Deus; apenas viam nele um nazareno, filho de um carpinteiro! Enquanto este referencial ilusório for levado em conta, toda a REALIDADE ficará oculta, enquanto os supostos “humanos” ficarão a lutar pela evolução, pela redenção e pela iluminação! “Aquele que me vê a mim, vê o Pai”, disse Jesus. Sabia que se fosse realmente visto, Deus seria visto, e não mais um nazareno ilusório! Esta “troca de referencial” é o conhecimento da Verdade! Nele, sem dualismo, você se verá como você é: Deus manifesto como indivíduo, em unidade com o TODO! “Eu e o Pai somos um, mas o Pai é maior do que eu”, disse Jesus, explicando que cada ser individual é um com o Todo, e que o Todo o abrange justamente por ser o TODO. Em outras palavras, o TODO inclui VOCÊ, e, cabe a VOCÊ  tão somente reconhecer esta Verdade e se ver SENDO esta Verdade reconhecida!

Há anos, durante uma palestra, eu disse a todos: “Quando chegar alguém atrasado, não pensem que um ser humano estará entrando aqui; reconheçam que o Cristo estará chegando, sem se envolverem com a aparência visível do seu ser”. Aquilo soou de forma estranha, porque a Verdade que estava sendo ouvida, estava completamente dissociada do momento presente de todos! Caso contrário, o que eu havia pedido teria sido recebido da maneira mais natural possível! Estavam ouvindo completamente distantes do sentido imediato da revelação! Este estudo não pode ser dissociado do “agora” em que supostamente vivemos na prática! Ou você corre o risco de ficar se enganando o tempo todo, apenas armazenando teorias, e vivendo como mortal entre mortais. O conhecimento da Verdade requer sua prática conjunta! Isto não significa viver o tempo todo recordando princípios, mas, de tempos em tempos, recordá-los e vê-los realmente vívidos na vida prática! Por isso, o passo inicial é você! Deve, primeiramente, contemplar-Se como sendo Deus em expressão! Para isso são feitas as meditações! Convença-se desta Verdade sobre você, perceba sua Consciência sendo a mesma de Deus, e, em seguida, pare de ver “pessoas”como pessoas!  Transcenda a visão das aparências e vá diretamente ao discernimento de que todos com quem convive são a mesma Consciência que VOCÊ É,em ramificações específicas, ou seja, com a percepção de que todos são, assim  como também VOCÊ É, ramos da mesma Videira “cujo Pai é Agricultor”.

Não há nada mais contraditório do que estudar a VERDADE para continuar acreditando na ILUSÃO. Ache momentos, em seu dia-a-dia, para se dedicar tanto às contemplações como para associá-las com a chamada “vida prática”. Apenas as “contemplações”, desvinculadas por completo de sua experiência atual, serão infrutíferas! COMPENETRE-SE DA TOTALIDADE DE DEUS, DE SUA IDENTIDADE DIVINA, UMA COM DEUS, E DE TODOS AO SEU REDOR COMO SENDO  A MESMA  PERFEIÇÃO ABSOLUTA DE DEUS!  VIVA O AGORA SEM ILUSÃO! VIVA SEM DUALIDADE!

*

Deixe um comentário

Back to Top