A ORAÇÃO E A BUSCA DA CURA

A ORAÇÃO
E A BUSCA DA CURA
Russ Gerber
.

Até que ponto as pessoas se interessam em buscar a cura? É possível que muitos de nós conheçamos alguém que anseia pela cura de algum problema. Aliás, talvez seja o nosso próprio caso. Podemos, também, observar a quantidade de dinheiro que se gasta com métodos de tratamento convencionais ou alternativos. Se essa for a maneira de se medir a busca de cura, então concordaremos em que é enorme.Um estudo amplamente difundido sugere que os norte-americanos gastam catorze bilhões de dólares anuais só em métodos alternativos de tratamento.

A questão importante é, o que ajudará os pesquisadores interessados, todos eles, a achar o que necessitam, em seu sentido mais profundo? Uma resposta simples e significativa é esta: a oração. Recebemos auxílio em nossa busca de cura, quando alimentamos o desejo humilde e sincero, que é uma forma de oração, de conhecer o que é que produz a saúde. Esse desejo, porém, não presume desde logo que a resposta tenha a ver com a manipulação de um estado físico. Também não deveríamos presumir que o descobrir aquilo que produz a saúde requer expandir nossos conhecimentos de bioquímica ou de psicologia, ou aguardar o desenvolvimento de alguma nova tecnologia.

A oração que leva à resposta mais profunda inclui afastar-se de, ou melhor ainda, totalmente rechaçar as teorias humanas materiais e dirigir o pensamento em sentido completamente diferente. Isso envolve abrir o pensamento à revelação do Espírito, Deus.

Tal oração leva as pessoas à Bíblia, a lê-la de uma forma como nunca a leram antes, almejando mais do que nunca encontrar iluminação e orientação divina, desejando entender a Deus e Suas leis. Essa é a oração que procura compreender a base para a cura cristã, conhecer o que capacitou Cristo Jesus a restaurar a saúde, conhecer o que permitiu a seus discípulos e aos apóstolos curar. Pensando bem, aquilo de que estamos falando é o desejo de conhecer a Ciência da cura cristã.

Tal desejo profundo leva as pessoas à Ciência Cristã. Foi o que levou a Sra. Eddy a descobrir essa Ciência e, por fim, a entendê-la plenamente. No livro Ciência e Saúde, ela diz, dessa experiência: “Durante três anos após minha descoberta, procurei a solução desse problema da cura-pela-Mente, examinei as Escrituras e quase não li outra coisa, conservei-me afastada da sociedade e dediquei meu tempo e minhas energias a descobrir uma regra positiva. A pesquisa foi doce, calma e animada pela esperança, não egoísta nem deprimente. Eu sabia que o Princípio de toda ação harmoniosa da Mente é Deus, e que as curas nos tempos do primitivo tratamento cristão se efetuavam por uma fé santa e enaltecedora; precisava, porém, conhecer a Ciência dessas curas e cheguei a conclusões absolutas graças à revelação divina, à razão e à demonstração”.

Contudo, talvez já nos encontremos estudando a Ciência Cristã. Aliás, talvez já a estejamos estudando e praticando há anos. Seguir-se-ia, então, que deveríamos estar menos interessados em compreender e demonstrar a Ciência da cura cristã? De modo nenhum. Como se verifica pela citação acima, a Sra. Eddy reconheceu a origem divina dessa Ciência, sua aplicação prática a todas as necessidades da humanidade, e o quanto ela mesma precisava aprender acerca da Ciência. Até mesmo o estudante mais experimentado da Ciência Cristã deveria, então, ansiar por uma compreensão espiritual mais ampla, deveria estar imbuído do desejo de conhecer mais acerca da Ciência do Cristianismo. Essa modalidade de oração conduz o estudante, desde uma compreensão mais ou menos rudimentar da Ciência divina, até uma compreensão mais profunda e mais ampla. Inevitavelmente, o conduz a melhores curas.

As pessoas que necessitam sarar, as que desejam ser sanadores, gente de todos os níveis, estão encontrando a cura, sim, e muito mais, quando sua busca da cura as leva à Ciência do Cristianismo. Aprendem, que há uma Mente única, um só Criador, uma só causa, que é Deus, e que Deus é bom; que Sua criação deve expressar Sua natureza e nada mais; e que, portanto, o homem e o universo são realmente espirituais e bons, governados unicamente pela lei divina. Descobrem e vivenciam o poder sanador e redentor inerente à compreensão desta Ciência de Deus e do homem.

Em meio à busca sincera, exatamente ali onde as pessoas estão procurando a cura em muitas direções, a prece está a ajudá-las, como nada mais as pode ajudar. A oração está trazendo à luz a Ciência divina.

(Extraído de O Arauto da Ciência Cristã – Dezembro 1993)

Deixe um comentário

Back to Top