A CANDEIA

A CANDEIA

Dárcio

“Vem porventura a candeia para se meter debaixo do alqueire, ou debaixo da cama? Não vem antes para se colocar no velador?”

MARCOS 4: 21

A citação acima, que faz parte da “Parábola do Semeador”, revela a Verdade absoluta de que somos, AQUI E AGORA, a Consciência que é a LUZ, a Consciência iluminada. “Os que recebem a semente em boa terra são os que ouvem a palavra e a recebem, e dão fruto, um a trinta, outro a sessenta, outro a cem, por um”.

Na essência, semente e fruto são UM. Muitos vinham recebendo ensinamentos relativos, e dando frutos correspondentes a eles. Entretanto, a Verdade absoluta desta parábola permanecia encoberta. Por que? Pelo seguinte motivo: a dualidade se mantinha pela errônea crença de que havia um semeador e um ouvinte da palavra (semente). Tal ilusão, no campo da espiritualidade, vem surgindo na forma de “pessoas iluminadas”, bem ou mal intencionadas, que se intitulam “mestres”, enquanto sentenciam os supostos discípulos à eterna posição de “seguidores”, ou “ouvintes”. Estes, por sua vez, sentindo-se no dever de seguir os mesmos passos, saem também ao mundo com a “missão” de propagar a Verdade, dentro dessa visão relativa. Desse modo, o que de fato é propagado é o dualismo ilusório, em que “duas consciências” são admitidas: a de quem fala e a de quem ouve. Em suma, a “candeia” permanece “sendo colocada debaixo do alqueire ou debaixo da cama”.

A partir de AGORA, coloque as coisas em seus devidos lugares: coloque a Candeia no Velador! Candeia e Velador são UM, o EU DIVINO que VOCÊ JÁ É! “Porque nada há encoberto que não haja de “ser manifesto”; e nada se faz para ficar oculto, mas para ser “descoberto” (Lc. 4:22). O Universo Divino é a SUA Consciência! Ao admitir este fato, estará admitindo a Verdade de que a Consciência Iluminada JÁ É a sua única Consciência deste AGORA! Uma vez percebido que a “Candeia” é a totalidade do seu EU, estará SENDO a LUZ que sempre foi; e, o que parecia estar encoberto (sua Deus-Identidade) Se revelará como MANIFESTO!

“EU SOU A CANDEIA” – espiritualmente falando, este reconhecimento revela que a Candeia já está no Velador, por constituírem uma UNIDADE inseparável.Em vez de se sentir na posição relativa de fazer propagar a Verdade, ocupe-se com esta PERCEPÇÃO CONSTANTE CONSCIENTE: “EU SOU A CANDEIA”. Este “EU SOU”, é Deus, o Universo iluminado inteiro. É como se a Voz da Infinitude declarasse: “EU SOU A CANDEIA JÁ POSTA NO VELADOR CHAMADO UNIVERSO”. Logicamente, aos olhos do mundo, você poderá ser visto como divulgador ou praticante da Verdade; as situações aparentes favoráveis para que isso ocorra, surgirão naturalmente em seu dia-a-dia, sem qualquer programação humana. Assim, num momento poderá estar divulgando algum livro, folheto ou texto da Verdade, em outro, poderá estar fazendo uma visita para falar sobre o assunto, etc. O seu AGIR NATURAL refletirá a CANDEIA QUE VOCÊ É, que jamais passará despercebida por aqueles à sua volta “com ouvidos para ouvir”.

“Atendei ao que ides ouvir. Com a medida com que medirdes vos medirão a vós, e ser-vos-á ainda acrescentado. Porque ao que tem, ser-lhe-á dado; e, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado” (Mc. 4: 24-25).

À medida que você for percebendo a Candeia única sendo a SUA Consciência, em unidade com todos com quem entra em contato, a ilusão de separatividade e de existência de vários “estágios de consciência” se desfaz. TUDO JÁ É UM; TUDO É DEUS; TUDO JÁ É LUZ. Eis por que você deve universalizar os princípios da Verdade: “EU SOU A CANDEIA; NÃO HÁ OUTRO SER AO LADO DE MIM. O SUPOSTO “OUTRO” É A CANDEIA QUE EU SOU”. É com esta medida que irá medir “os outros”.

JÁ TEMOS E SOMOS A CONSCIÊNCIA ILUMINADA. “Ao que tem, ser-lhe-á dado” – eis como a Bíblia nos incita a reconhecer que SOMOS a Candeia. Se negamos a Mente de Cristo já em nós, tampouco podemos reconhecer a Identidade Divina do próximo. Consequentemente, “até o que já temos”, ou seja, a ILUMINAÇÃO, “nos é aparentemente tirado”.

.

Deixe um comentário

Back to Top