Estudando Paulo-1

.

Dárcio

.

INTRODUÇÃO

Nesta série, serão abordadas as revelações mais elevadas do Apóstolo Paulo. Considerado a pessoa mais importante do Cristianismo, depois do próprio Jesus, Paulo assimilou com profundidade os ensinamentos. Sabe-se que era rigorosíssimo quanto a evitar que houvesse neles quaisquer distorções, e sempre se mostrou ousado e corajoso na forma de propagá-los. Não usava de meias-palavras, por exemplo, para nos revelar que “temos a mente de Cristo”.

Cada um de nós, que com sinceridade estiver desejoso de “se revestir da armadura de Cristo”, encontrará, nas revelações de Paulo, informações e motivações elevadíssimas e iluminadoras. Procuraremos, nesta série, comentar as principais delas.

Em pesquisa, encontramos os seguintes dados biográficos sobre Paulo:

Inicialmente chamado de Saulo, nascido na cidade de Tarso, capital da província romana da Cilícia, era fabricante de tendas. Era um judeu da Diáspora (Dispersão), de uma importante e rica família. Aos 14 anos passou a ter uma formação rabínica, sendo criado de uma forma rígida no cumprimento das rigorosas normas dos fariseus, classe religiosa dominante daquela época.

Quando se mudou para Jerusalém, para se tornar um dos principais dos sacerdotes do Templo de Salomão, deparou-se com uma seita iniciante que tinha nascido dentro do judaísmo, mas que era contrária aos principais ensinos farisaicos.

Dentro da extrema honestidade para com a sua fé, e sentindo-se profundamente ofendido com esta seita, que se chamava cristã, começou a persegui-la, culminando com a morte de Estêvão, diácono grego e grande pregador cristão, que foi o primeiro mártir do cristianismo.

No ano de 32 D.C., dois anos após a crucificação de Jesus, Saulo viajou para Damasco atrás de seguidores do cristianismo, principalmente de um, que se chamava Barnabé. Na entrada desta cidade, teve uma visão de Jesus, que em espírito lhe perguntava: “Saulo, Saulo, por que me persegues?”. Ficou cego imediatamente. Foi então levado para a cidade. Depois de alguns dias, um discípulo de Jesus, chamado Ananias, foi incumbido de curá-lo. Após voltar a enxergar, converteu-se ao cristianismo, mudando o seu nome para Paulo.

Paulo, a partir de então, se tornaria o “Apóstolo dos Gentios”, ou seja, aquele enviado para disseminar o Evangelho para o povo não judeu.

Através de suas cartas, Paulo transmitiu às comunidades cristãs e aos seus discípulos uma fé fervorosa em Jesus Cristo, na sua morte e ressurreição. A esta fé soma-se um fator fundamental: o seu temperamento, que era passional, enérgico, ativo, corajoso e também capaz de idéias elevadas e poéticas.

No ano de 64 D.C., foi morto pelas Legiões Romanas, nas perseguições aos Cristãos instauradas por Nero, depois do grande incêndio de Roma.

1

“Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa te é recalcitrar contra os aguilhões.

E disse eu: Quem és, Senhor? E ele respondeu:

Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Mas levanta-te e põe-te sobre teus pés, porque te apareci por isto, para te pôr por ministro e testemunha tanto das coisas que tens visto como daquelas pelas quais te aparecerei ainda. Livrando-te deste povo e dos gentios, a quem agora te envio. Para lhes abrires os olhos e das trevas os converteres à luz e do poder de Satanás a Deus, a fim de que recebam a remissão dos pecados e sorte entre os santificados pela fé em mim.”

Atos 26: 14,18

Ouvindo as palavras acima transcritas, de Jesus Cristo, assim contou Paulo ao Rei Agripa, sobre o início de tudo em sua vida espiritual:

“Ao meio-dia, ó rei, vi no caminho uma luz do céu, que excedia o esplendor do sol, cuja claridade me envolveu a mim e aos que iam comigo. E, caindo nós todos por terra, ouvi uma voz que me falava e, em língua hebraica: “Saulo, Saulo, por que me persegues? ….”

Atos 26: 13,14.

Para Paulo, assim foi como tudo começou: com uma REVELAÇÃO! Sim, uma Revelação Divina altera o curso de tudo! Leituras, palestras, estudos bíblicos, tudo tem um papel importante no conhecimento da Verdade; porém, nada substitui uma REVELAÇÃO. Os estudos somente terão real valor quando forem vistos como expedientes de condução à AUTORREVELAÇÃO.

Nesta primeira parte da série, queremos, principalmente, salientar este ponto importantíssimo: estes estudos não estão sendo apresentados meramente para que haja um conhecimento intelectual ou cultural das mensagens de Paulo. Nosso objetivo é unicamente este: fazer com que cada leitor tenha conscientemente a SUA PRÓPRIA REVELAÇÃO!

Continua..>

Deixe um comentário

Back to Top