Que é a Mente?- 2

.

QUE É A MENTE?

Mary Baker Eddy

– II –

Deus é o criador do homem, e como o Princípio divino do homem permanece perfeito, a ideia divina ou reflexo, o homem, permanece perfeito. O homem é a expressão do ser de Deus. Se alguma vez tivesse havido um momento em que o homem não expressasse a perfeição divina, então teria havido um momento em que o homem não teria expressado Deus, e, por conseguinte, um momento em que a Divindade teria deixado de ser expressa – isto é, teria ficado sem entidade. Se o homem perdeu a perfeição, então perdeu o seu Princípio perfeito, a Mente divina. Se o homem alguma vez tivesse existido sem esse Princípio perfeito, ou Mente, então a existência do homem teria sido um mito.

As relações entre Deus e o homem, o Princípio divino e a ideia divina, são indestrutíveis na Ciência; e a Ciência não concebe um desgarrar-se da harmonia, nem um retornar à harmonia, mas sustenta que a ordem divina ou lei espiritual, na qual Deus e tudo o que Ele cria são perfeitos e eternos, permaneceu inalterada em sua história eterna.

A dessemelhança da Verdade – chamada erro – o oposto da Ciência, e a evidência que se apresenta aos cinco sentidos corpóreos, não fornecem indício dos movimentos da terra ou da ciência da astronomia, baseados na autoridade das ciências naturais.

As verdades da Ciência divina devem ser admitidas – muito embora a prova relativa a essas verdades não seja sustentada pelo mal, pela matéria ou pelo sentido material – porque a prova de que Deus e o homem coexistem, é plenamente sustentada pelo sentido espiritual. O homem é, e sempre foi, o reflexo de Deus. Deus é infinito, portanto sempre presente, e não há outro poder ou outra presença. Eis por que a espiritualidade do universo é a única realidade da criação. “Seja Deus verdadeiro, e mentiroso todo homem [material].”

.

F I M


Deixe um comentário

Back to Top