DEUS

Marie S. Watts

Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.”
João 10:10.

Este é um texto da Vida, da SUA Vida. Estas páginas o tornarão familiarizado com seu Eu. Irá descobrir sua Vida, Mente, Ser e Corpo tal como você sempre foi, é, e sempre será. O VOCÊ, que você é, como será aqui focalizado, é importante demais para ser encarado superficialmente ou lido de modo casual. Portanto, este não é um texto para ser lido irrefletidamente e guardado numa estante. É para estudo, um texto de referência, para ser mantido sempre à mão, como um lembrete constante do que VOCÊ É, quando a ilusão lhe apresentar um quadro falso do que você não é. Ao estudar a Verdade da maneira  aqui proposta, através de reflexões e meditações, você dirá: “Ora, mas é a verdade sobre mim! Eu sou esta Verdade, Eu sou aquele que sou, e sei disso!”

Logo no início desta jornada de AUTOdescoberta, uma Verdade de suma importância, um fato supremo, precisa ser conhecido: DEUS É TUDO COMO TUDO. Qualquer tentativa de se perceber o Ultimato da Realidade sem estar munido desta conscientização será em vão, apenas resultando em confusão, contradição e frustração. É comum encontrarmos estudantes sinceros, ao longo do Caminho, que se vêem desencorajados e fracassados por não terem alcançado o elevado ideal a que se propuseram. O motivo é este: não conscientizaram ou não aceitaram integralmente a Deus como Tudo. Para chegarmos plenamente à percepção da Realidade, teremos de aceitar inteiramente a Deus, a Realidade. E esta aceitação não poderá ser parcial nem sofrer qualquer restrição. Terá que ser total e plena, sem limites ou reservas.

Desse modo, voltemos a afirmar: Deus é Tudo como Tudo. Deus é o universo e tudo o que ele contém. Deus é infinito, eterno, ilimitado, imensurável em termos de tempo e espaço. Sem começo, sem fim, sem mudança, e sem deixar de ser UM, Deus É. Toda existência, toda consciência de existência, é Deus. Toda Vida, Substância, Forma, Atividade, Amor, Inteligência, compreende Deus. Nada há, ao lado ou fora da PRESENÇA UMA TOTAL INFINITA, que é Deus. Na verdade, não existe nenhum “fora”, visto que a infinitude de Deus é Tudo. Tudo contido nesta infinitude é Deus, a Totalidade, a Unicidade de tudo que existe. Deus é onipresente e é a Onipresença. Nada mais está presente, senão Deus; não existe presença alguma, além de Deus. Deus é oniativo e é a Oniação. Não há nenhuma outra ação nem outro agente ativo, além de Deus. Deus é onipotente e é a Onipotência. Não existe nenhum poder operando nem existindo, senão Deus. Deus é onisciente e é a Onisciência. Nada existe conhecido, além de Deus; e não há outra mente, além da Mente divina, que possa conhecer alguma coisa. Se puder aceitar plenamente esta Verdade, sem impor reservas ou restrições, mantendo-se firme e resolutamente nEla, você estará realmente dando um bom avanço rumo à Autodescoberta.

Talvez esteja imaginando o que nos leva a enfatizar tanto a Onipresença, Onipotência e Onisciência de Deus. A razão é muito simples: o primeiro requisito, para que haja o conhecimento do seu Eu, seu Autoconhecimento, é o conhecimento de Deus. Quando souber o que Deus é, quando conhecer e experienciar Deus, você saberá também o que você é, e terá a experiência de ser aquele Eu glorioso. Saberá o que é ter a experiência de ser um SER PERFEITO, eternamente jubiloso e livre. Por quê? Porque Deus é exatamente aquilo que você é, e abrange a totalidade do que está existindo como você.

Jesus tinha pleno conhecimento disso. Em João 10:15, encontramos: “Assim como o Pai me conhece a mim, também conheço o Pai”. Todos conhecemos o diálogo travado entre o Mestre e Filipe: “Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?”. João 14: 8-9. Que palavras gloriosas da Verdade! E somente agora começamos a perceber o seu total significado! A Bíblia contém diversas passagens que revelam a Presença de Deus como Jesus. Contém também passagens expressando a Verdade de que nós, você e eu, estamos inclusos nesta Presença COMO Ela própria. No decorrer desta leitura, estas Verdades bíblicas serão trazidas à tona e elucidadas.

Nosso vocabulário inclui uma palavra que tem passado quase despercebida pelo mundo da Metafísica: trata-se do vocábulo “COMO”. Muito tem sido dito e escrito a respeito de Deus ser Tudo em Tudo, e dEle estar no universo. Entretanto, nunca ouvimos ou lemos que Deus é Tudo como Tudo, que Deus existe como o universo, como você e eu, e como tudo que possui Vida, Forma, Mente ou Atividade. Prontamente irá notar que, se não conscientizarmos que Deus é Tudo como Tudo, inevitavelmente estaremos aceitando outra presença e poder apartados de Deus. Isto é dualidade, uma “casa dividida contra si mesma”, e o resultado disso, invariavelmente, será a confusão que culminará em fracasso. A dualidade é o entrave encontrado por muitos estudantes sinceros da Verdade. É fácil descobrir o motivo dela aparentar ser enorme obstáculo: o mundo, como aparenta ser, é extremamente conflitante com a idéia de Perfeição que sabemos ser Deus.

Passemos a observar além desta aparente contradição. O universo, os planetas e o mundo são existentes; e são reais. Você, eu, tudo e todos dotados de Vida, Forma, Mente a Atividade, somos verdadeiros. Seria tolice achar que o universo (e tudo nele contido) fosse “nada”. Portanto, reconheçamos a sua presença para podermos, com inteligência, conhecer o que estivermos reconhecendo.

Para quem não teve ainda a percepção espiritual, o universo, o mundo, aparenta ser constituído de matéria, ar e elementos materiais. O universo se mostra como algo que teve início, que sofre mudança, e caminha rapidamente para a destruição ou final. Todos nós estamos bem familiarizados com estas aparências falsas.

Após colocarmos o que o universo aparenta ser, e não é, passemos a perceber o que ele é. Para isso, como em todas as nossas pesquisas da Verdade, voltemo-nos à Totalidade de Deus. “Porventura não encho eu o céu e a terra?, diz o Senhor”. Jeremias 23:24. Deus verdadeiramente enche o céu e a terra. O universo, a infinitude, é Deus. Deus está no Todo como o Todo. Neste ponto, precisamos conhecer a natureza de Deus.

Entre inúmeros sinônimos para Deus, encontramos: Espírito, Mente, Vida, Amor. Assim, comecemos com Espírito. Para muitos, o termo Espírito quase não diz nada, sendo, quando muito, visto como conotação bem vaga. Parece-lhes impalpável, nebuloso, sem substância, forma ou atividade. Se assim fosse, o Espírito, ou Deus, seria incapaz de evidenciar Sua própria existência. Que tipo de evidência ou existência sem substância, forma ou atividade poderíamos ter? Nenhuma.

Deus, Espírito, é existência, e está evidenciado ou manifesto como Substância Espiritual, forma e atividade, exatamente aqui e agora. Este universo, sua substância, forma e atividade, são reais, tangíveis, verdadeiros, como Espírito. Para quem possui percepção espiritual, a realidade única, a existência única, aparece como Espírito.

De fato, este universo em que você vive, se move e tem o seu Ser, é inteiramente Espírito. Tudo que vínhamos erroneamente encarando como substância ou forma material, está realmente aqui, mas não como matéria. Está presente como Espírito eterno, perfeito e imutável. Nada há de errado neste universo. O único erro está na maneira com que o vínhamos vendo e interpretando. Vínhamos aceitando uma distorção daquilo que existe, isto é, uma miragem, no lugar do que realmente está existindo.

Quem passa pela experiência da Iluminação espiritual sabe que isto é correto: Deus, Espírito, realmente é Tudo, e está manifestado como Tudo. Mas o Espírito somente pode Se manifestar, ou Se evidenciar, como Espírito. Se isto parece difícil de ser entendido ou aceito, analise este trecho de Hebreus 11:1: “A fé é a substância das coisas que se esperam, e a evidência das que não se vêem”. Ter fé –não uma fé cega, mas uma hábil convicção: a certeza de que as Verdades que você está lendo e repetindo são legítimas. Uma persistência tranqüila e confiante nesse tipo de fé revela a Substância que esperamos contemplar, além de evidenciar o Universo Espiritual que antes não enxergávamos, por estarmos olhando “por um espelho em enigma”.

Realmente, o Espírito é Onipresente; assim, a Mente, Vida, Verdade, Amor, ou seja, tudo que Deus é, está necessariamente incluso nesta Onipresença. Se não fosse assim, Deus seria incompleto. Onde quer que Deus esteja –e Deus está em toda parte-, Ele está presente em Sua totalidade. Em outras palavras, tudo que Deus é, existe igualmente abrangendo a infinitude e a eternidade. Deus, como Espírito, inclui Deus como Mente, Vida, Alma, Princípio. A utilização de qualquer desses sinônimos deve implicar a Presença da Totalidade que Deus é. Onipotência, Onipresença, Oniação, Onisciência, todos são sinônimos de Deus: são inseparáveis, uns dos outros. Tampouco podem ser excluídos da totalidade desse Tudo que Deus é. Observe, portanto, que a Presença de Deus é o Poder de Deus, a Mente de Deus, a Inteligência de Deus, a Vida eterna de Deus e o Amor de Deus.

Uma conscientização dessa natureza, que discerne a plena abrangência divina, é o que irá capacitá-lo a ver além de algum problema aparente, seja de ordem física ou mental; seja uma forma de ameaça à vida ou qualquer outra aparência de desarmonia. Obviamente, toda a nossa atenção deve sempre se concentrar na Totalidade ou Unicidade de Deus. Nos casos de aparência desarmônica específica, será útil contemplarmos especificamente o que Deus é como Mente, como Vida, etc., em vez de encararmos a aparência de algo que Deus não é.

Sim, o universo—e tudo que ele contém-, é Deus. E o que compreende ou abrange Deus constitui a Essência, a Substância, a Atividade, a Inteligência e a Forma de TUDO QUE ESTÁ FORMADO. Assim como Deus é eterno, sem começo e sem fim, tudo que é Deus “aparecendo como”, também permanece perenemente em seu estado de perfeição imutável eterna. Deus não está à mercê das circunstâncias ou mudanças. Deus não está sujeito à desintegração, destruição ou distorção. Deus não está sujeito às dores do nascimento ou às angústias da morte. Deus não tem consciência dEle próprio  estando à mercê de tais falsidades, nem pode Ele ser conhecido como estando sujeito a elas. Jamais algo pode ser acrescentado à Totalidade de Deus; jamais algo pode ser subtraído dEla. A VERDADE É ESTA! Poderia ser diferente? Se Deus é, e tem consciência de ser, ELE PRÓPRIO, a Substância, Vida, Forma, Mente de toda a existência COMO ELE MESMO? Deus, realmente, é a única Mente. Ele é a única Mente que conhece algo, e é toda Essência, Substância, Forma e Atividade daquilo que Ele está conhecendo.

Caro leitor, sua dúvida é saber de que modo isto se relaciona com você? Está imaginando como isto poderá servir-lhe de ajuda na solução de algum aparente problema? Posso garantir-lhe o seguinte: ESTE É O ÚNICO CAMINHO. Você irá descobrir que não tem nenhum problema para ser resolvido. Ser-lhe-á revelado que somente o que é verdade para Deus, é verdade para você. De fato, você existe como a própria Presença daquilo que Deus é. Tanto em você como em sua experiência, nada há que esteja presente, senão Deus. A Mente que é Deus desconhece problemas não resolvidos. E, qual outra Mente poderia identificar-Se como sua Mente, senão a Mente única? A Mente de Deus?

Isto lhe parece obscuro? Aparenta ser impraticável ou impossível? Nesse caso, faça a si mesmo esta pergunta: “Nas afirmações que tenho feito, de que Deus é a única Mente, única Vida, tenho mesmo acreditado nelas?” Se sua resposta for positiva, no afirmativo, você não terá dificuldade para constatar a simplicidade, a correção inequívoca desta Verdade Absoluta. Em Eclesiastes 3:15, encontramos esta inspirada declaração do Ultimato: “O que foi feito, é o que permanece; as coisas que hão de ser, já foram; e Deus renova aquilo que passou”.

Caro leitor: agora deve ter ficado bem claro que a Totalidade, a integralidade, a plenitude de Deus, inclui você. Você, sua Vida, Mente, Corpo, Ser, tudo já está incluso na imutável perfeição divina, o Todo como o Todo.

Deixe um comentário

Back to Top