Magnetismo Animal-10

10

A Ciência Cristã Destrói O Magnetismo Animal

 

Uma análise isolada do magnetismo animal não o destruirá. O poder hipnótico que parece ter em nossa consciência está muitas vezes profundamente arraigado. Hábitos de pensamentos mortais de modo geral não mudam muito através da razão e intelecto humanos, bom senso, conselhos e opiniões, força de vontade etc.. Estes, por si mesmos, são muitas vezes outras formas de magnetismo animal. As ilusões da mente mortal são eliminadas da consciência somente quando temos um conceito transcendental para substituí-las. E a Ciência Cristã supre este novo ponto de vista.

Libertamo-nos do magnetismo animal através da compreensão da Ciência Cristã. O mesmerismo na consciência pode ser detectado e substituído com a compreensão espiritual de Deus e do homem como Sua semelhança. A descoberta da Ciência Cristã deu ao homem um sistema divino para substituir falsas imagens da mente mortal.

Os eventos que conduziram a esta descoberta, e o alcance total de seus ensinamentos, são muito vastos para serem abrangidos neste livreto. Estes ensinamentos são encontrados nos escritos da Sra. Eddy e em outros livros da Ciência Cristã. Porém, de significação especial ao assunto do magnetismo animal é o fato de que a Sra. Eddy discerniu a natureza hipnótica do mal e como este poder hipnótico pode ser destruído através da oração.

O ponto de vista mortal, material, originado do magnetismo animal, compreende um conceito do homem e do universo: o falso conceito, de acordo com a Ciência Cristã. Esta Ciência nos dá uma visão espiritual do homem e da criação que se contrapõe e substitui as ilusões do magnetismo animal. A Ciência Cristã define Deus, o homem e o universo em termos espirituais. Apresenta uma imagem diferente da criação – a imagem completa com a dimensão subjacente da Mente. Nesta Ciência, aprendemos que a força criadora, que governa o homem e o universo, não é a força herege da causa e efeito materiais, porém a força divina da causa e efeito espirituais.

Em Ciência e Saúde, a Sra. Eddy define Deus como:“O grande EU SOU; Aquele que tudo sabe, que tudo vê, que é todo-atuante, todo sábio, a tudo ama, e que é eterno; Princípio; Mente; Alma; Espírito; Vida; Verdade; Amor; toda substância; inteligência.” (p.587: 6-9)

No mesmo livro-texto, encontramos o homem definido em termos espirituais: “O homem é espiritual e perfeito; e por ser espiritual e perfeito, tem de ser compreendido como tal na Ciência Cristã. O homem é ideia, a imagem do Amor; não é físico. Ele é a ideia composta que expressa Deus e inclui todas as ideias corretas; é o termo genérico para tudo o que reflete a imagem e semelhança de Deus; é a identidade consciente do ser tal como ela é revelada na Ciência, na qual o homem é o reflexo de Deus, ou Mente, e portanto é eterno; é aquilo que não tem mente separada de Deus; aquilo que não tem uma só qualidade que não derive da Divindade; aquilo que não possui vida, inteligência, nem poder criador próprios, mas reflete espiritualmente tudo o que pertence a seu Criador.” (p.475: 11-23)

Estas ideias fundamentais são expandidas com “preceito sobre preceito”; “regra sobre regra” (Isaías 28: 10) nos escritos da Sra. Eddy. À medida que estudamos esta metafísica, aprendemos que a verdadeira causa do universo e do homem é a Mente infinita. A criação não é o efeito de uma força-pensamento sem mente. É a emanação da Mente única. À medida que a Verdade penetra na mente receptiva, dá ao pensador um novo ponto de vista sobre o qual ponderar e aceitar.

A mente humana não é um estado rígido de pensamento, porém uma atmosfera mutável e flexível, capaz de se adaptar a ideias novas e transcendentais. Conforme estudamos a Ciência Cristã, a visão espiritual vai substituindo a visão material e começamos a emergir para fora do mesmerismo da mente mortal em direção à consciência espiritual, que é nosso verdadeiro Ser. Uma vez que o “mesmerismo” do magnetismo animal e a compreensão de Deus são opostos, ambos não podem ocupar a mesma mente ao mesmo tempo. Conforme fazemos isto, começamos a exercitar o domínio que Deus nos deu sobre toda discórdia, doença, carência e limitação.

Através do estudo da Ciência Cristã, ficamos equipados para orar cientificamente. Podemos argumentar com a verdade a respeito de Deus e do homem como Sua semelhança, e contra as crenças mesméricas na consciência. Por mais que enfatizemos a importância deste trabalho de oração, ainda não é o suficiente. É a afirmação consciente da Verdade e a negação do erro que eventualmente nos liberta de todas as formas do magnetismo animal.

Gradativamente, através deste trabalho, encontramos nosso verdadeiro Eu na semelhança de Deus. Aprendemos que o homem não é vítima de condições sobre as quais ele não tem controle. Ele é a expressão do divino Pai-Mãe-Deus. O homem é ternamente amado e cuidado por este Deus. À medida que o pensamento é purificado e desmesmerizado, aprendemos que os pensamentos na verdadeira consciência são puros. Começamos a “despojar-nos do velho homem” (Efésios: 4: 22) “e nos elevaremos a uma vida nova”. (C&S 24: 12)

Continua no próximo domingo..>

Deixe um comentário

Back to Top