ONIAÇÃO – 1

ONIAÇÃO

Marie S. Watts

Você já observou como a palavra “Oniação” raramente é empregada no vocabulário de autores e instrutores da Verdade? Isto é também peculiar por ser uma palavra das mais importantes em todo o vocabulário do estudante.

Deus é Oniação, Deus é toda a atividade. Sem Deus, não poderia haver atividade alguma. Sem atividade, não poderia existir nenhum Deus. Sem atividade, não poderia existir Vida alguma. Sem Vida, sem Atividade, não poderia haver nenhuma existência.

Como se sabe, o prefixo “oni” quer dizer “tudo”. Assim, Oniação significa “toda atividade”. Oniação significa “Deus, o EU SOU, em ação”. Porém, é essencial sabermos que Deus em ação é a única atividade. Somente um curtíssimo passo separa esta conscientização da revelação de que Deus é o único Um agindo. Deus é o único Um em ação.

Quem já experienciou a iluminação, conhece a jubilosa e intensa consciência de atividade que acompanha esta experiência gloriosa. Não se trata do senso comum de estar ativo, ou de fazer alguma coisa; antes, é a percepção de ser a atividade em si. Esta experiência nos dá um vislumbre da natureza impessoal de toda atividade.

Passemos a perceber a natureza completamente impessoal da Oniação. É um fato bem conhecido que não há nada em existência que seja inativo. Os principais físicos da atualidade poderão lhe afirmar que há uma intensa atividade se desenvolvendo naquilo que eles chamam de matéria. Mesmo um pedaço de madeira, uma poltrona, mesa, ou partícula de poeira, são reconhecidos como estando constante e intensamente ativos.

Obviamente, sabemos que não existe algo como matéria pesada densa. Assim, não existe nenhuma atividade se desenvolvendo na matéria ou como matéria. Como poderia haver matéria ativa, quando Deus  é toda a Existência, e  Deus é Oniação? Deus, Oniação, é atividade infinita, e não existe vazio algum na infinitude, a totalidade, desta atividade onipresente infinita. A Oniação é onipresente, porque a Oniação é Onipresença.

Davi, o salmista, captou um lampejo da natureza impessoal da Oniação. No Salmo 114 (5-7), podemos vê-lo em gloriosa iluminação, cantando: “Que tens, ó mar, que assim foges? (…)Montes, por que saltais como carneiros? E vós, colinas, como cordeiros do rebanho? Estremece, ó terra, na presença do Senhor”.

Em Iluminação, podemos prontamente entender o sentido espiritual da iluminação de Davi. Não estava ele vendo montanhas e colinas de matéria inanimada, pesada e densa. Ele estava realmente vendo como Deus vê. Estava espiritualmente percebendo Deus em ação, ou Deus como Oniação. Lembre-se constantemente: Davi teve de estar consciente de ser a própria Onipresença. Exige-se a Consciência que é Deus para que se perceba a Verdade que é Deus.

Quão pessoal é a atividade do Universo? Haveria algo de pessoal relativo ao movimento dos corpos das estrelas e planetas? Quão pessoal é a atividade de uma flor, de um grão de areia, de um pedaço de madeira? Quão pessoal é a atividade do pássaro, do peixe, do animal, ou de algum outro aspecto da Vida? Acima de tudo, quão pessoal é a sua atividade ou a minha? Uma atividade pessoal teria de ser uma atividade que fosse separada do Global ou do Todo, que é Deus. Se isto fosse verdade, Deus não seria Tudo. Inexiste algo como um Deus dividido. Você não é um canal pelo qual Deus opera. Você não é um fantoche, cuja atividade é controlada por uma fonte ou poder exterior, ou além de seu próprio Eu divino. De fato, como Consciência iluminada, você está ciente de que não existe qualquer atividade pessoal, por não haver pessoa alguma para estar ativa, ou para ter atividade. Existe Deus identificado. Existe Oniação identificada, mas não há nenhuma pessoa separada. Tampouco existe uma atividade pessoal separada. Portanto, agora está bem claro que a Oniação é completamente impessoal.

continua…

Deixe um comentário

Back to Top