A Meditação Segundo São Francisco

francisco8A

“Meditação é ligar mente e coração com o infinito e divagar até desprender-se por completo do condicionamento mundano”.

São Francisco de Assis

Enquanto aqueles que acreditam viver na matéria se veem familiarizados com “este mundo”, seus objetivos e seus conceitos de bem e mal, os que buscam a Verdade “vivem no mundo sem pertencer-lhe”, como recomendam as Escrituras. Por quê? Unicamente pelo seguinte motivo: de alguma forma “receberam internamente” intuições, revelações ou lampejos de que “este mundo” é uma ILUSÃO! Há quem pense ter aprendido isto com autores, livros ou doutrinas do mundo; porém, estes somente foram reflexos visíveis da “unção divina interna”, advinda de uma Autorrevelação.

 

“Meditação é ligar mente e coração com o infinito e divagar até desprender-se por completo do condicionamento mundano”, disse São Francisco. Ficou famoso por ter definido o objetivo da meditação? Não! Ficou famoso como “modelo de pobreza honrada”, algo sem valor algum! Quem honra a riqueza ou a pobreza do mundo, “é do mundo”, é participante da “crença nos pares de opostos”, o bem e o mal aceitos pela “mente humana”. O desprendimento com relação a “bens terrenos”, só será corretamente entendido por aquele que “meditar até se desprender por completo do condicionamento mundano”, como São Francisco disse! Se “pobreza”, de si mesma, significasse “espiritualidade”, os povos que sequer possuem o que comer, estariam “andando sobre as águas”. Infelizmente, o que foi passado à humanidade, com relação a São Francisco, foi o seu desinteresse pela matéria, quando o REAL VALOR DE SEU EXEMPLO ESTÁ EM ELE TER “VENCIDO O MUNDO”, ACHADO DEUS, O CRISTO, EM SI MESMO, por ter meditado e se DESPRENDIDO POR COMPLETO do “condicionamento mundano”. Se esta Verdade tivesse sido passada à humanidade, e com a ênfase que foi dada ao “culto à pobreza”, o exemplo de São Francisco teria, de fato, produzido frutos espirituais! Os enaltecidos não seriam os “pobres”, mas sim, aqueles empenhados em “vencer o mundo”, independentemente das chamadas “classes sociais”, que, também, unicamente fazem parte dos abomináveis “condicionamentos mundanos”.

 

Que explicou São Francisco? “Meditar é ligar mente e coração com o INFINITO”. Isto significa “conhecer a letra da Verdade” (mente) e vê-la “vivificada pelo Espírito” (coração). “Divagar até desprender por completo do condicionamento mundano”, significa o que chamamos de “meditação contemplativa”, ou seja, deixamos de lado os condicionamentos ilusórios da suposta mente humana, para divagar sobre os princípios da Verdade até sentirmos uma “soltura interna” das crenças do mundo. Desse modo, estaremos discernindo a Presença de DEUS como o Ser que somos! Este é o sentido absoluto de LIGARMOS MENTE E CORAÇÃO COM O INFINITO!

 

CONTEMPLO A VERDADE ABSOLUTA DE QUE SOMENTE EXISTE DEUS! CONTEMPLO A MINHA UNIDADE COM O INFINITO, VENDO-ME COMPLETAMENTE DESPRENDIDO DO ILUSÓRIO “CONDICIONAMENTO DO MUNDO”. CONTEMPLO A VERDADE DE QUE MINHA MENTE E CORAÇÃO SÃO LIGADOS PERMANENTEMENTE COM O INFINITO, UMA VEZ QUE O INFINITO, INDIVISÍVEL, É DEUS SENDO O EU QUE EU SOU!

*

 

 

Back to Top