O Que Deus Faz, O Que Deus Vê, O que Deus É!

g77

Todo esforço empreendido na “contemplação” da TOTALIDADE DE DEUS se esvai, quando, em vez de nos ocuparmos com a ilusória mente humana, ocuparmo-nos em reconhecer o que DEUS FAZ, o que DEUS VÊ, E O QUE DEUS É! Que disse Jesus? “Para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da Verdade” (João, 18: 37). Por isso é que as “contemplações”, além de serem isentas de quaisquer esforços, jamais intentam mudar alguma coisa: através delas, assim como Jesus, nós simplesmente nos ocupamos em “testemunhar a Verdade”.

O que DEUS FAZ, é perfeição permanente; o que DEUS VÊ, é unicamente a SI MESMO expressando o Seu Reino Onipresente; e o que DEUS É, é o que NÓS SOMOS! Estes são os FATOS REAIS E ETERNOS, merecedores de nosso constante testemunho!

A suposta “mente humana” não produz “outro mundo”, material e mutável, para coexistir com as Obras de Deus; apenas produz “imagens hipnóticas”. Se alguém entrar num cinema, fora de horários de exibição, ali verá a “tela branca” em que milhares de pessoas estiveram olhando e achando estar vendo “acontecimentos”, quando, na verdade, a tela jamais deixou de estar sendo a mesma “tela branca” de sempre! Entretanto, plateias e mais plateias, sugestionadas pelos efeitos de luz do projetor, acreditaram estar vendo “fatos na tela”, enquanto estavam, na verdade,  “VENDO SEM VER”, unicamente a “tela branca”.

Você fará as “contemplações da Verdade” corretamente quando não estiver dividindo atenção com “dois mundos”, reconhecendo o Reino de Deus como Luz infinita, mas, também, se deixando levar pelos “fatos que não são fatos”, supostamente mostrados pela mente humana. Todas estas imagens tridimensionais são ILUSÓRIAS! Sem vida, sem autoria, sem substância e sem realidade. Com isto firmado em sua aceitação, faça suas “contemplações” fitando unicamente o Universo de Luz, dando seu testemunho do que DEUS FAZ, do que DEUS VÊ e do que DEUS É, sem deixar de incluir a percepção de que, o que DEUS É, VOCÊ TESTEMUNHA EM VOCÊ MESMO, DIZENDO: “DEUS É O QUE EU SOU”.

 

*

 

O Objetivo Do Site Do Facho De Luz

g79

Quem pesquisar pela Net, constatará a existência de um número imenso de sites e blogs sobre “espiritualidade”; e, se formos observar, a maioria deles intenta prestar  amplos esclarecimentos e teorias sobre a Verdade, dando instruções e opiniões de supostos mestres, sobre  denominações, religiões, etc.. Mas não estão voltados unicamente à TOTALIDADE DE DEUS e ao RENASCIMENTO DO HOMEM, PARA QUE ELE SE IDENTIFIQUE – AQUI E AGORA – COM ESTA TOTALIDADE, VENDO-SE NELA JÁ INCLUSO!

O objetivo do SITE DO FACHO DE LUZ é outro:  UNICAMENTE ACHAR PESSOAS INTERESSADAS EM CONHECER O “PÃO DA VIDA”, A VERDADE ABSOLUTA! A PRÓPRIA IDENTIDADE DIVINA! ACHAR PRINCIPALMENTE, PESSOAS  REALMENTE DESEJOSAS DE VIVENCIAR CONSCIENTEMENTE  A “EXPERIÊNCIA DE DEUS” – AQUI E AGORA!

Por isso, as mensagens são objetivas e diretas, estando nelas embutidas a Ciência Mental, as formas imediatas de “contemplações”,  e a enfática declaração de que “temos a Mente de Cristo”. Não serão encontrados textos que agradem ao ego! Tampouco  serão encontrados parágrafos para “encher linguiça”; pelo contrário, TODA PERDA DE TEMPO SERÁ EVITADA! Os textos deverão ser lidos e rapidamente  SEREM CONTEMPLADOS! SEM  SE DAR CRÉDITO OU PODER AO TEMPO! Os princípios são expostos de forma concisa e direta, não endereçadas ao ego ou à mente carnal, mas, à Consciência da Verdade, entendidos como “fatores de identificação imediata”! Algo de “Consciência a Consciência”, no entendimento inequívoco de que a Consciência é única.

A base está integralmente  na TOTALIDADE DE DEUS, que é Espírito, que é Onipotência Onipresente! Assim, não terá sentido alguém “estudar a Verdade” sem se dedicar a reconhecer esta totalidade espiritual e sem reconhecer a ilusão, chamada “mundo material”, como “nada”! Infelizmente, é o que a maioria dos chamados “estudantes da Verdade”  faz! Mas em tudo tem de haver coerência! Se, durante as atividades do dia a dia, somos praticamente obrigados a participar desta CRENÇA COLETIVA, devemos, prioritariamente,  encontrar bastante tempo para as dedicadas “contemplações absolutas”, que requerem uma entrega radical à TOTALIDADE DE DEUS e, também, à percepção de estarmos INCLUSOS nesta totalidade, não em percepção mental, mas, consciencial! Autorrevelada!

Os artigos são apresentados como verdadeiros exercícios de reconhecimento de que SOMENTE EXISTE DEUS. Apenas a leitura dos mesmos, sem a prática dedicada de contemplação, reconhecimento e percepção, o resultado obtido será mínimo!

A Verdade está, portanto, revelada: DEUS É A TOTALIDADE DA EXISTÊNCIA E O SUPOSTO MUNDO DOS FENÔMENOS NÃO É REALIDADE! Por isso, todo o tempo que um interessado na Verdade dispuser, deverá ser sabiamente investido neste sentido: CONTEMPLAR A DEUS COMO TUDO, E  DESCARTAR O MUNDO COMO NADA! Passar a vida toda lendo volumes e mais volumes de supostos “iluminados”, ou sobre suas descobertas e opiniões, será pura e enorme “enganação do ego”,  uma perda de tempo do tamanho do infinito! Ficar lendo ensinamentos relativos, igualmente, só manterá a “mente carnal” trocando de crenças! O ESTUDO É INTERIOR”; É SE VER DIRETAMENTE EM DEUS!

Buda e Jesus, como sabemos através das respectivas Escrituras, pregaram exatamente estes dois pontos: DEUS É TUDO E O MUNDO É NADA! Se VOCÊ estiver interessado em vivenciar estas Verdades, este site lhe será útil; caso queira continuar mantendo a CRENÇA em mundo humano e em ego humano, a leitura lhe servirá somente como “semente” plantada. Quando Jesus apresentou a parábola do “tesouro oculto no campo”, disse que aquele que o achou,  vendeu tudo que tinha para ficar com o campo! Esta é a visão do estudante absolutista! Abre mão do que é NADA,  do que é ILUSÃO, consciente de que DEUS É TUDO, E QUE, PORTANTO, DEUS É SUA PRESENÇA, VIDA, CONSCIÊNCIA E CORPO –  GLORIOSOS, ILUMINADOS E ETERNOS!

 

*

Quem Vê “O Pronto” Não Tem Pressa!

pressa

O grande desafio, para quem estuda a Verdade, é deixar de lado as “aparências mutáveis” para contemplar e fazer um decidido reconhecimento de que “TUDO ESTÁ FEITO”, como diz a Bíblia (Apoc. 21: 6). Aquele que transcende os “quadros hipnóticos” para se firmar no Referencial da Onivisão, é aquele que “habita no lugar secreto do Altíssimo onde repousa à sombra da Onipotência”, como diz o Salmo 91.

Quando a pessoa vê uma aparente situação de desarmonia, isto já prova estar ela usando a “mente carnal” e não a dela, que é a Mente de Cristo. Se continuar nesta mente ilusória, logo verá a atividade HIPNÓTICA sugestionando-a para “QUERER VER LOGO RESOLVIDA A SITUAÇÃO”! Assim atua o “hipnotismo de massa”! Sugere quadros irreais como realidades, e, em seguida, prende nossa atenção neles, para que a sugestão de QUERER SOLUÇÃO RÁPIDA dê força ou crédito à MENTIRA!

Seja qual for a “aparência”, DEUS É O TODO! Seja qual for a ILUSÃO, DEUS É O TODO! Portanto, em vez de se identificar com “mente humana”, para se ver ansioso por “VER TUDO RESOLVIDO”, PRATIQUE CORRETAMENTE A VERDADE: ASSUMA TER A MENTE DE DEUS – QUE VÊ UNICAMENTE QUE “TUDO ESTÁ FEITO”!

DEUS É TUDO! ÚNICA PRESENÇA, ÚNICO PODER, ÚNICA EVIDÊNCIA”. Você saberá ter feito corretamente este RECONHECIMENTO quando sentir, internamente, que TUDO REALMENTE ESTÁ PRONTO E PERFEITO, SEM QUALQUER PRESSA DE VER “APARÊNCIA MELHORADA”.

O exemplo do lápis inteiro, que aparenta estar quebrado, se posto num copo com água, ajuda nesta “troca de foco”, pois, puxando-nos a atenção para O LÁPIS EM SI, e não para a ilusória “aparência deformada”, facilmente notamos que “não existe pressa” para ele “voltar” a ser perfeito! A EVIDÊNCIA DO LÁPIS PERFEITO JAMAIS ESTEVE AUSENTE, APESAR DA “APARÊNCIA” MOSTRAR ILUSORIAMENTE QUE SIM!

VOCÊ É A EVIDÊNCIA DO CRISTO! O SER PERMANENTEMENTE PERFEITO! Focalize, reconheça e se identifique com o que DEUS VÊ como sendo quem VOCÊ É! Mas faça este reconhecimento sem esforço, sem duvidar, sem ter pressa de nada, totalmente convicto de que DEUS É QUEM SE EVIDENCIA COMO O CRISTO QUE VOCÊ É! “TUDO ESTÁ FEITO”! VOCÊ ESTÁ FEITO! AS OBRAS DE DEUS SÃO PERMANENTES!

E LEMBRE-SE: QUEM VÊ O “PRONTO” NÃO TEM PRESSA!

*

Quatro Estações? Ou Agora Eterno?

estações

Para o mundo, “há quatro estações no ano”, e esta CRENÇA é aceita com a maior naturalidade pela humanidade! Assim, após a “primavera”, para o mundo, certamente virão as estações seguintes: “verão, outono e inverno”! Por isso, quem estuda a Verdade e, de fato, tem total  e real interesse em vivenciá-la, deve partir da INEXISTÊNCIA DE MUNDO VISÍVEL! Não existem “estações do ano” e não existe “tempo”! Esta ILUSÃO faz com que a maioria veja, por exemplo, árvores frondosas e floridas, e também árvores secas – A CRENÇA NOS PARES DE OPOSTOS – sem que seja PERCEBIDA A ÁRVORE REAL, ETERNA, PERMANENTE, QUE É A OBRA DE DEUS!

Esta CRENÇA COLETIVA, por mais que se mostre verdadeira e convincente, aos sentidos humanos, é ILUSÃO! Não há MUDANÇAS no que é REALIDADE! A Bíblia diz: “Eu, o Senhor, não mudo!”. Assim, se DEUS NÃO MUDA, nada muda, pois DEUS É TUDO! Isto quer dizer que VOCÊ NUNCA MUDA! O endosso de “aparências fraudulentas” é que faz parecer assim! Por isso, as “contemplações da Verdade” devem ser praticadas sob as bases sólidas da PERMANÊNCIA e da IMUTABILIDADE do Universo e, principalmente, do CRISTO QUE SOMOS!

Seja quem for, que em VOCÊ bata os olhos, e enxergue um “humano nascido”, a última coisa que estará vendo, será VOCÊ! E seja quem for, que em VOCÊ bata os olhos, e ENXERGUE O CRISTO, este estará vendo VOCÊ – o SER ÚNICO que VOCÊ É – em sua manifestação perfeita e permanente! E como “o mundo jaz no maligno”, isto é, somente dá crédito ao erro e não à Verdade, QUEM DEVERÁ DAR TESTEMUNHO DA VERDADE SOBRE VOCÊ, SERÁ VOCÊ! Não espere nada do mundo! Não espere que o mundo fale de VOCÊ como sendo O CRISTO! Nem tampouco fale ao mundo que O CRISTO É VOCÊ! A não ser que goste de “levar pedradas”!

O mundo não quer ser incomodado! Quer aplausos ao ego e pretende “vencer o mundo” só em suposto “futuro distante”! Não leve adiante conversa fiada com pessoas que não desejam “renascer”, ver AGORA o Ser glorioso que são, e que sempre estiveram sendo!

Excetuando autores que abraçaram o ensinamento absoluto, podemos notar que a maioria da literatura “espiritual”, disponibilizada hoje ao mundo, prega cinco por cento de Verdade e noventa e cinco por cento do erro! Fala que Deus é o que somos, depois fala em “vida terrena”, em “reencarnação”, em “evolução”, em “corpos mutáveis, etc.. De que adianta VOCÊ LER QUE SEU CORPO É TEMPLO DE DEUS e, em seguida, acreditar em “estações do ano”, com a CRENÇA em “corpo carnal” que, pelo TEMPO, a cada instante se altera? De que adianta estudar a VERDADE acreditando possuir  corpo com “chacras”,  fechados ou abertos?

QUANDO VOCÊ IRÁ HONRAR A DEUS COMO TUDO, E COMO SEU ATUAL SER IMUTÁVEL? HAVERIA OUTRO MOMENTO, SENÃO ESTE AGORA? CONTEMPLE-SE NA TOTALIDADE DE DEUS, E INTUA, VOCÊ PRÓPRIO, A RESPOSTA DEFINITIVA!

*

Obedeça À Voz Do Cristo Neste Agora!!

NESTEAGORA

As revelações absolutas não são Verdades para a suposta “mente humana” ler, ouvir, e tentar seguir, ou entender para seguir! VOCÊ JÁ TEM A CONSCIÊNCIA DA VERDADE! Assim, diante das revelações, perceba serem revelações de SUA Consciência, e, diretamente, passe à prática, sem esperar opinião ou endosso da mente ilusória! Não existe Verdade passada de uma para “outra Consciência”! A CONSCIÊNCIA É ÚNICA E ONIPRESENTE, E É DEUS CONSCIENTE DE SER TUDO!

Se é revelado que O CRISTO É TUDO EM VOCÊ, salte do intelecto para esta Consciência! INTUA DE IMEDIATO ser revelação da SUA Consciência, E VIVA ISSO NA PRÁTICA, ou seja, AJA CONSCIENCIALMENTE, E NÃO MENTALMENTE! Isto significa deixar de ver “se a dor passou”, se “a inflamação cedeu”, se “os negócios melhoraram”, etc..  EM VEZ DISSO, AFIRME COM VONTADE:

“NÃO EXISTE MATÉRIA! NÃO EXISTE CORPO CARNAL! NÃO EXISTE ILUSÃO! SOMENTE EXISTE DEUS! DEUS, COMO CRISTO, É TUDO EM MIM!”

ASSIM AFIRME “CONSCIENCIALMENTE”, OU SEJA, CRENDO COM “CORAÇÃO DE MENINO” SER ESTA A VERDADE!

Sua IDENTIFICAÇÃO com as revelações é imediata e direta, quando você “pula” o intelecto! A LÓGICA DIVINA não é a suposta “lógica do mundo”! Pretender “assimilar” revelação, para só depois “tentar vivenciá-la”, é negar que somente existe O AGORA! E NEGAR QUE, NO AGORA, UNICAMENTE EXISTE DEUS – O BEM PERMANENTE – EM EXPRESSÃO INFINITA!

As pessoas dão atenção demais à ilusória “mente humana” e à sua “cria”, também ILUSÓRIA, chamada “ego”!Dão moleza demais a um “FALSO EU”, DEIXANDO DE GLORIFICAR O PRÓPRIO EU ETERNO, QUE É DEUS! FAÇA SUA ASCENSÃO “DE CIMA PARA BAIXO”, partindo da Verdade e nunca do “ego impostor”! PARTA DA ACEITAÇÃO INCONDICIONAL de que “O CRISTO É TUDO EM VOCÊ”, sem consultar mente ilusória nenhuma! A VERDADE É A VERDADE! DISPENSA VEREDITOS DE “MENTE EM ILUSÃO”! QUEIRA, REALMENTE, QUE A VONTADE DE DEUS SEJA A SUA – UMA UNIDADE!

Relembro, aqui, o caso já citado, em que uma enorme cobra, entrando num hospital americano, CUROU INSTANTANEAMENTE SEIS PACIENTES COM DERRAME, que aterrorizados por vê-la, saíram “voando” e curados de seus leitos!

Há pessoas que passam a vida inteira “conscientizando a Verdade”! NÃO HÁ VIDA INTEIRA! HÁ ESTE AGORA! “LEVANTA-TE, TOMA TEU LEITO E ANDA!” ESTA É VOZ DO CRISTO QUE VOCÊ É! OUÇA-A JÁ!  SÓ EXISTE O “AGORA” PARA VOCÊ OUVI-LA! 

*

A Quietude Da Oração, A Atividade Do Cristo

img88

 

Quando eu tinha oito anos, uma amorosa vizinha ficou sabendo que nada mais poderia ser feito para aliviar a intensa dor que eu sentia, provocada por mastoidite. Ela, no entanto, fez alguma coisa. Estendeu-nos a mão. Bateu à nossa porta e perguntou à minha mãe se podia orar por mim, de acordo com os ensinamentos da Ciência Cristã. Durante a noite a inflamação dos ouvidos drenou e eu fiquei completamente curada. O Cristo havia entrado em nossa casa.

O Cristo, a Verdade, está tão ativo na consciência hoje, como estava quando João registrou a mensagem do Cristo no livro do Apocalipse: “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele e ele comigo”.

 Com frequência lembro-me dessa carinhosa vizinha que apresentou a Ciência Cristã a uma família que, há quatro gerações, vem recebendo suas bênçãos abundantes. Admiro sua confiança no poder sanador de Deus. Mais do que tudo, porém, tenho gratidão pela oração expectante que, sem dúvida, antecedeu sua visita corajosa e abriu caminho para o coração receptivo que aguardava portas adentro.

 Quantas vezes nós também somos confrontados com o anseio clamoroso de nosso próximo, quer seja um vizinho que more em nossa rua, ou alguém que viva do outro lado do globo! Nosso coração, em silêncio, chega até lá. Queremos ajudar. No entanto, somente se vestirmos o manto do Cristo, ou seja, se vivermos as qualidades crísticas de compaixão, pureza e dedicação à espiritualidade, é que poderemos ter certeza da receptividade que abrirá a porta ao Cristo sanador.

 Sem dúvida, é verdadeira a afirmação: “Precisas ser veraz, se a verdade queres ensinar./ Teu coração tem de extravasar, se o de outrem queres tocar.”

 Como, então, podemos ser de substancial auxílio ao coração faminto que clama por ajuda? Os problemas da atualidade são de tal monta que o mero esforço humano parece desconcertantemente inadequado. Incorremos no risco de nos desgastar, sem ao menos tocar a superfície do problema.

 Podemos, no entanto, nos sentir encorajados sabendo que há, na Ciência do Cristo, uma solução prática e eficaz para cada caso. Podemos estar certos de que a resposta para todos os males da humanidade é revelada pela Mente divina.

 Por meio de nossa silenciosa comunhão com Deus, a única Mente, na doce quietude da oração que se dispõe a ouvir, o pensamento torna-se receptivo à Mente divina, ou seja, ao que é divinamente verdadeiro. Discernimos, então, a ideia espiritual de Deus, o Cristo, que demonstra a presença e o poder do bem para curar e abençoar.

 Cultivemos, portanto, a confiança na quietude eloquente da oração. Precisamos estar atentos, porém, quanto à resistência à Verdade que tenta desviar nosso rumo com um anseio de fazer alguma coisa antes mesmo de estabelecer a oração, como base de nossos atos. A Ciência Cristã prova que a mera atividade humana, por si só, não realiza necessariamente muita coisa. A autodisciplina da oração põe em prática a superioridade da metafísica e prova que o ser é domínio e autoridade expressados. Regozijemo-nos por saber que nosso inato desejo de ajudar reflete o Amor divino, que é Deus.

 Esse Amor divino cinge e abrange a todos. Com a oração feita em silêncio, o pensamento se abre e se apercebe de que a voz da Verdade cobre todo o globo e abençoa toda a humanidade. Em sua própria quietude e disposição de ouvir silenciosamente, Mary Baker Eddy, a Descobridora e Fundadora da Ciência Cristã, ouviu o clamor de ajuda vindo da áfrica e dos mais remotos pontos da terra e atendeu a essa necessidade com suas próprias orações e com sua ativa espiritualidade. A Sra. Eddy sabia que a Verdade sobre Deus alcança o coração receptivo com a cura, onde quer que se encontre. Ela escreveu em Retrospecção e Introspecção: “Deus está em toda parte. Por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras até aos confins do mundo; e esta voz é a Verdade que destrói o erro, é o Amor que lança fora o medo.” Esse fato demonstrável está à nossa disposição para ser comprovado com alegria.

 Não deveríamos nos surpreender com a descoberta de que a oração silenciosa é eficaz. Aprendemos, na Ciência Cristã, a raciocinar a partir da realidade espiritual da totalidade de Deus. Aprendemos a aceitar a perfeição de Deus como a única causa e encontramos, assim, a consequente perfeição do reflexo de Deus, o homem e o universo.

 A oração inaudível talvez seja a coisa mais preciosa que fazemos. Essa comunhão com Deus, a única Mente, não é pensamento sonhador, nem construção de castelos no ar. É, no entanto, a compreensão consciente do fato científico sobre Deus e Sua criação espiritual.

 É encorajador saber que a oração é substantiva e eficaz. Auxilia a minorar a carência e o infortúnio humanos. A luz do Cristo projetada na consciência dissipa as trevas do desalento e do desespero. A apurada sintonia da serena comunhão com Deus traz à luz a grandiosa harmonia do Amor.

 A oração e o amor que dedicamos a nosso próximo são, portanto, ativos e específicos: nossa oração expressa-se em atos, tal como nossos atos devem ser, inevitavelmente, o resultado da oração. A Sra. Eddy escreve em “Miscellaneous Writings”: “O Amor não pode ser mera abstração, nem é bondade em atividade e poder. Como qualidade humana, o glorioso significado do afeto inclui mais do que palavras: é o terno e abnegado gesto feito secretamente; é a oração silenciosa e incessante; é o coração abnegado, que transborda; é um vulto velado que desliza em segredo numa missão humanitária e sai sem se deixar ver; são os pequeninos pés saltitantes na calçada; é a terna mão que abre a porta diante da carência e do desespero, da doença e do pesar, iluminando assim os lugares tenebrosos da terra.”

 Sim, a oração do Amor envolve atividade. O Amor alcança e inclui a todos. E essa é a atividade do Cristo, que dá provas de que a Mente divina está aqui e em todo lugar.

 A onipresença da Mente divina não necessita de fios ou de eletricidade para comunicar-se. Todo coração receptivo ouve sua mensagem. O bem está fluindo constantemente, a partir de sua fonte divina, porque o bem está sempre presente e é imediato.

 A comunicação espontânea pelo rádio e pela televisão dá um vislumbre da presença imediata da Mente divina. Nossa oração silente auxilia a assegurar que os meios de comunicação sejam usados para o bem e que os pensamentos materialistas não manipulem o pensamento desavisado. A qualidade dos meios de comunicação deve ser uma preocupação de todas as pessoas de bom senso, principalmente do metafísico que dá valor ao poder da quietude espiritual. Quão importante é reprimir a desinformação, sob a forma de informações enganosas, falsa educação ou mero sensacionalismo. Todas as pessoas, em qualquer parte do mundo, têm o direito de saber a verdade sobre Deus e o homem e de se libertar da ignorância.

 Cada um de nós pode exercer papel importante nos acontecimentos palpitantes que estão ocorrendo no mundo. Nossas orações e nossas obras sempre coincidem em atividade produtiva. Podemos ajudar a abrir a porta do pensamento do Cristo sanador.

 Nossa oração de afirmação desafia a resistência, seja sob a forma de indiferença ingênua ou ódio declarado à Verdade. A compreensão da unidade e da totalidade da Mente divina protege nosso direito divino de usar nosso próprio raciocínio.

 O homem real, o filho de Deus, possui inteligência e habilidade inatas para usar sua compreensão, sua receptividade ao bem, divinamente outorgada. Nenhuma forma de sugestão sutil pode privá-lo dessa capacidade.

 Os metafísicos que compreendem as verdades sobre a Ciência Cristã são de vital importância. Eles conhecem o poder da espiritualidade. Sabem que a semente da Verdade, inerente a cada coração, tem potencial para propagar-se. Cada um de nós possui o inestimável privilégio de gozar de liberdade e de ter o senso de oportunidade.

 Não se trata, portanto, de admitir que aqueles que têm alguma coisa dão ou partilham a imensa bondade de Deus com os que não têm. Trata-se, isso sim, da tranquila compreensão de que o sagrado plano da bondade divina infinita está sendo revelado para que todos o percebam e reconheçam.

 A essência da questão é que o cicio tranquilo e suave da Verdade está cobrindo toda a terra. Apercebemo-nos dessa evidência pela oração. Com regozijo oramos pela serenidade que ouve a Mente divina. Deixamos que a oração faça esse trabalho sagrado. O que pode ser mais glorioso do que a alegria de estender a mão a nosso próximo por meio da quietude da oração silenciosa?

 

(De O Arauto da Ciência Cristã – agosto 91)

A Evidência Da Verdade-3

evid3

– 3 –

Vejamos mais um exemplo deste aspecto de nossa contemplação. Suponhamos que você esteja consciente daquela Verdade que é a Visão. Novamente, você está consciente como a Verdade completa que é Visão perfeita. Sua Consciência como Visão perfeita, ou da Visão perfeita, não é separada da Evidência que é Visão perfeita. Ela não é sua contemplação desta Verdade e a manifestação da Visão perfeita. Antes, você, consciente da Visão que é Visão perfeita, é a própria Evidência da Verdade que é Visão perfeita. Resumindo, a Consciência que você é, consciente de ser a Verdade que você está “vendo”, é a Substância, e a Atividade – a Evidência em Si. Você agora é capaz de notar porque é impossível o atraso da Evidência de qualquer Verdade que você contempla. E pode, também, perceber porque é inevitável que a evidência seja simultânea com a contemplação.

Aqueles que se dedicam a atender chamados de ajuda, podem avaliar quão útil lhes será esta forma de contemplação, quando os pedidos vierem de quem não está presente. Aqui, de novo, é bom que fique alerta quanto à ilusão de dualidade. Se lhe parecer estar separado da Consciência de quem solicitou auxílio, este “senso de separatividade” é dualismo. A CONSCIÊNCIA NUNCA ESTÁ DIVIDIDA. Você não está tentando reconhecer alguma Verdade para – ou sobre – alguém que seja uma Consciência separada da Identidade consciente que você é. Assim, você não tenta “alcançar” a sua Consciência. Na verdade, sua primeira percepção é de que a Consciência que você é, é a mesma Consciência indivisível que ele é. Mas você não irá parar nesse ponto. Você percebe, também, que a Consciência que ele é, é exatamente a mesma Consciência indivisível que você é.

Desse modo, sua percepção da UNICIDADE é completa. Você sabe que você é a Consciência em toda parte, mas ele também é Consciência em toda parte. Em consequência, toda Verdade que você estiver percebendo, ele estará percebendo igual. Exatamente aqui, a Verdade preciosa, o Amor, é importante. O Amor é sua Unicidade. O Amor é a Unicidade dele. O Amor é a sua Consciência de ser o “EU SOU” que você é. O Amor é a Consciência dele  de ser o “EU SOU” que ele é. Nunca pode haver dualidade no Amor.

Há vezes em que a simples percepção de ser a Verdade que você está percebendo é tão clara e poderosa, que o assim-chamado paciente instantaneamente manifesta a Perfeição por você percebida. Nesses casos, você não estará ativamente consciente da Identidade específica. Mas, pode ter certeza de que a Consciência onipresente, indivisível e universal, que você é, terá cumprido Seu objetivo como a Consciência de sua Identidade específica. Este é o significado da maravilhosa declaração bíblica: “E será que antes que clamem, eu responderei, estando eles ainda falando, eu os ouvirei” (Isaías 65:24).

 

F  I  M

A Evidência Da Verdade-2

evid2

– 2 –

É impossível haver Consciência e Verdade, pois a Consciência É TODA A VERDADE. Tampouco pode haver Consciência, Verdade e Evidência. Consciência, Verdade, Evidência são uma UNIDADE INSEPARÁVEL. A Consciência, contemplando qualquer Verdade, é simplesmente a Consciência consciente de ser a Substância que é aquela Verdade contemplada por Ela. Contemplação é Consciência em ação. Consciência em ação é a substância que é a Evidência, ou Verdade, contemplada por Ela.

Consideremos como esta Verdade Absoluta manifesta a Si mesma. Por exemplo: Dizemos com frequência: “Eu estou consciente da Verdade”, ou “Eu estou conhecendo a Verdade”. Estar consciente da Verdade pode muito bem significar para nós que a Verdade da qual estamos conscientes seja algo separado da Consciência que somos. Frequentemente parecemos conhecer a Verdade como se Ela fosse algo além da Mente que nós somos. Exatamente aqui parece haver um senso de dualidade.

Suponha, por exemplo, que ao responder a um chamado de ajuda, você esteja contemplando a Verdade que é Vida eterna. Você está consciente da Vida porque está consciente como Vida estando consciente. Vida é Verdade. Você está consciente da Verdade que é Vida. Mas a única Vida que há, é Vida eterna. Assim, você está consciente como aquele aspecto de seu Eu que é Vida eterna. A sua consciência da Vida eterna não é sua percepção desta Verdade e da Vida eterna. Antes, é sua própria Consciência como Vida eterna, é a própria evidência –manifestação—da Vida que é eterna. “A ilusão chamada “morte” sequer pode jamais ser evidenciada, quando você percebe com plena clareza estas Verdades).

Talvez você esteja contemplando aquele aspecto da Verdade que é Substância. Você está consciente da Substância por ser você a própria Consciência que é Substância. Em sua contemplação, você percebe aquele aspecto da Verdade que é Perfeição, pois toda Substância é Consciência perfeita. A própria Mente, Consciência, que você é, contemplando a Perfeição que é Substância – a substância que é Perfeição –, é a manifestação instantânea da Verdade que você está contemplando. Não existe nenhuma dualidade presente aqui.

A manifestação desta Verdade não pode ser algo que venha a seguir, ou posteriormente, com relação à sua Consciência deste aspecto da Verdade. Antes, sua Consciência sendo esta Verdade, ativa em contemplação desta Verdade, é a manifestação presente da Substância que é perfeita—a Perfeição que é Substância. 

 

Continua..>

A Evidência Da Verdade-1

evid1A

– 1 –

Às vezes, apesar de nossa conscientização de uma Verdade ser muito clara, a sua manifestação não se torna visível. Precisamos ficar alerta quanto a esse ponto, senão ficaremos questionando: “Por que a evidência da Verdade que eu vejo tão bem não está aparecendo? Que está havendo em minha consciência que pode estar bloqueando esta manifestação? Será que minha compreensão não é suficiente para encarar esta situação? Que Verdade estaria falhando em enxergar?”

Estas, e muitas outras perguntas similares, se mostrarão tão persistentes, que antes mesmo que nos demos conta, estaremos negando a própria evidência que esperávamos perceber. Estas perguntas seriam uma aceitação de que a evidência da Verdade por nós percebida não se encontra já presente, aqui e agora. E mais: tais perguntas nos induziriam a pensar que, embora a evidência esteja ausente, ela poderia vir a aparecer, caso nossa compreensão aumentasse suficientemente para isso. Desse modo, se isso fosse realmente possível, estaríamos atrasando a própria evidência que tanto queríamos ver e experienciar. Estaríamos aceitando a ilusão chamada “tempo”.

Percebamos o glorioso Fato Absoluto: a evidência de toda e qualquer Verdade já está presente em e como a nossa Consciência, antes mesmo que parecêssemos nos defrontar com um problema. Agarremos este aspecto da Verdade, e também o eterno Fato de que a Verdade é sempre a Sua própria evidência.

Você naturalmente já sabe que a dualidade sempre tem sido a base de todo atraso ou aparente falha em sua percepção e manifestação da Verdade. Quando você parece olhar adiante, em relação à evidência, um “tempo” de separação entre a “visão” e a manifestação desta “visão” aparenta existir.

Há, porém, outro aspecto de dualidade a se considerar: a separação entre a consciência desta Verdade e a sua evidência aparenta existir. Por quê? Por ser comum considerarmos a Consciência como Algo, e a manifestação da Consciência como alguma coisa a mais, que esteja para vir em seguida ou aparecer. Devemos dispensar para sempre a palavrinha “e” em toda contemplação que fizermos da Verdade. Nunca há Consciência e Sua manifestação. Há sempre Consciência sendo Sua manifestação, ou sendo Sua própria evidência.

A Consciência que você é, é a própria Essência e Atividade de toda e qualquer Verdade que você contempla. CONSCIÊNCIA REALMENTE É SUBSTÂNCIA. CONSCIÊNCIA EM CONTEMPLAÇÃO É SUBSTÂNCIA EM AÇÃO, A SUBSTÂNCIA QUE ESTÁ EM AÇÃO É A EVIDÊNCIA DA VERDADE QUE VOCÊ PERCEBE.

 

Continua..>

 

 

O Mundo Perfeito Visto Pelo Referencial Da Verdade!

mperfeito

Assim como do “Referencial do Sol” não há dias nublados, do “Referencial da Verdade” não há “crenças no bem e no mal”: há somente o Universo de Luz, habitado pelos Filhos da Luz! Aquele que se colocar no “Referencial da Terra”, por ver “dias nublados”, não poderá ver a PERMANÊNCIA do esplendor solar! Igualmente, aquele que se posicionar no “Referencial da Ilusão”, sempre estará flutuando entre os “pares de opostos”, acreditando na ilusória “ausência” de Deus EM SI PRÓPRIO!

A “Mudança de Referencial” não é somente uma expressão! Ela requer que VOCÊ, que diz estudar a Verdade, SE RECONHEÇA SENDO ESPÍRITO! ESPÍRITO DIVINO! AQUI E AGORA! Requer que VOCÊ  SE RECONHEÇA SENDO A PRÓPRIA E PERMANENTE PRESENÇA DE DEUS! Não é a “mudança de referencial” a que poderíamos chamar de “à moda da casa”, feita por alguém  que apenas diz: “Deus é Tudo! Deus está dentro de mim!”. NA VISÃO ABSOLUTA, NÃO HÁ DEUS “DENTRO DE VOCÊ”, E SIM, “DEUS SENDO VOCÊ”! A MUDANÇA DE REFERENCIAL É UM RECONHECIMENTO QUE FLUI NATURALMENTE DA ACEITAÇÃO DE QUE DEUS É TUDO! DELA DECORRE UM ESPONTÂNEO E CLARO RECONHECIMENTO: “DEUS É DEUS COMO O EU QUE EU SOU!”

Um “mundo de aparências mutáveis” é atirado como “hipnotismo” pela “mente carnal”, como se fosse realmente existente e também presente! Não existe tal mundo, uma vez que não existe nenhuma “mente carnal”. Toda a sua suposta “criação fantasiosa”, semelhante a um sonho, não passa de ILUSÃO! Desse modo, o “estudo da Verdade” lida radicalmente com estes princípios absolutos:

DEUS É A ÚNICA REALIDADE, A MENTE DE DEUS É A ÚNICA EM ONIATIVIDADE, E TODAS AS SUPOSTAS IMAGENS GERADAS PÉLA “MENTE CARNAL” SÃO PURAMENTE ILUSÃO, COMO, TAMBÉM, A PRÓPRIA “MENTE CARNAL” É ILUSÃO! CONCLUSÃO: DEUS ESTÁ SENDO O QUE SOMOS; A MENTE DE DEUS É A MENTE ÚNICA QUE TEMOS!

Por isso, ‘TROCAMOS DE REFERENCIAL”. Em vez de partirmos do “Referencial da mente carnal”, de suas imagens FALSAS, de suas crenças FALSAS em DOIS poderes, entendemos que esta “visão do mundo” é MENTIROSA,  e adotamos unicamente  a ONIVISÃO de Deus! É quando vemos se cumprir, AQUI E AGORA, em TODO O UNIVERSO, e em TODO O NOSSO SER, as revelações absolutas contidas nas Escrituras e nas revelações de todos os grandes mestres; “O REINO DE DEUS ESTÁ EM NÓS, NÓS ESTAMOS NO REINO DE DEUS, E CRISTO, SENDO TUDO EM TODOS, É “TUDO EM MIM!”.

Estas Verdades sempre estiveram, estão e estarão AQUI PRESENTES! E SERÃO CONHECIDAS EM NOSSAS “CONTEMPLAÇÕES” PELA “MUDANÇA DE REFERENCIAL”, E NUNCA POR MUDANÇAS NO MUNDO OU EM NOSSO SER!

TUDO JÁ É! AQUI E AGORA!

*

O Puramente Espiritual

HANDS1

Está mais que evidente que um avanço definido se iniciou rumo ao puramente espiritual. Hoje, temos aqueles que estão prontos para abandonar trabalho e esforço no sentido de demonstrar saúde, riqueza e felicidade, para aceitar a Verdade de que não somos carne (matéria), mas Espírito (Rom. 8:9).

 

Estas lições podem revelar Entendimento àqueles que não vieram de estudos de mentalismo, e também aos que estão preparados para uma expansão que os irá ultrapassar. Os que se autodenominam seres humanos são incapazes de encontrar uma solução aos seus problemas humanos.

 

Nenhuma terapia para as limitações de uma terra achatada poderia ser descoberta por aqueles que viveram como fazendo parte dela. Quando eles descobriram que a terra era redonda, concomitantemente um novo ponto de vista se lhes abriu. E então, as limitações de uma terra achatada sumiram automaticamente de vista. Ocorre exatamente o mesmo com as limitações chamadas pecado, doença. sofrimento, desejo e guerra. Todas estas, também. desaparecerão sem qualquer esforço, para aquele que reconhecer a si mesmo como Espírito.

 

Se medo e tribulação pudessem ser curados a cada necessidade que surgisse, jamais saberíamos que nosso Eu e nosso Mundo são completamente perfeitos aqui e agora. As promessas de segurança, proteção, paz e imunidade são vistas como certas e seguras por aqueles que recebem, ou aceitam a Luz, de que apenas um Ser está presente – o “Eu” infinito. “De seis angústias Ele (Eu) te livrará, e na sétima o mal não te tocará” (Jó 5:19).

 

Por que continuar a crer em mortais, quando “Eu sou o Todo de Tudo”? Por que persistir em aceitar dois poderes, dois mundos, quando não há nada ao lado de MIM? Por que prosseguir com conceitos equivocados, quando “Eu” sou a Mente única que existe? Por que lutar e se esforçar para obter ou emergir na Perfeição, quando a Perfeição é o que sozinha está presente?

 

“Os Vedas” declaram que a realidade não vem através de ginástica mental, mas por amor puro e devoção. Ensinam que a bênção do “Eu” está sempre conosco e que iremos descobri-la, se a buscarmos com sinceridade. Nós eternamente somos o “Eu”, o Absoluto. O objetivo essencial dos Vedas é ensinar a Natureza da Egoidade única, e declarar com autoridade que esta constitui o nosso “Eu”; que nós realizaremos perfeita Paz, Serenidade e Bem-aventurança pela devoção constante ao “Eu” que não tem oposto.

 

É verdade que, se continuarmos a aceitar somente o “Eu” único, esta percepção espiritual nos trará infinita calma, paz e felicidade; estaremos vendo e conhecendo, amando e existindo, como este próprio “Eu”. E prosseguindo no conhecimento de que apenas um “Eu” e um Mundo estão presentes agora, esta Realidade se tornará natural para nós – nítida e certa. Nossa Realização de Deus como nosso Ser, Mente e Mundo é Consciência Divina.

 

No Infinito não há nenhuma evolução de outros seres, outras mentes, outras consciências. A igualdade não pode ser encontrada em parte alguma, senão em nossa percepção de que nós somos o Infinito.

 

Desvincule-se da doutrina ou crença de que este Mundo não é o Mundo de Deus; que já não somos dotados agora da Mente de Deus; e que nós precisamos passar por processo evolutivo rumo à Perfeição e Realidade. A Perfeição do Um jamais foi mudada. Ela está sempre aqui.

 

“Confia no Senhor (no Eterno) de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas…o Senhor será a tua segurança” (Prov. 3: 5,6,26). Na versão de Moffat, encontramos que “se confiarmos no Eterno com todo o nosso coração, sem nos apoiarmos em nossa própria visão, conservando a Mente dele em todos os caminhos, Ele iluminará o nosso percurso…o Eterno será a nossa proteção, e nos preservará de todo perigo”.

*

A Realidade Perfeita Subjacente À Neblina Hipnótica

neblina2

As premissas da Verdade, apresentadas pelo ensinamento absolutista, não são princípios à espera de serem manifestados! Pelo contrário, são a Verdade permanente, já em manifestação, e, quando são assim RECONHECIDOS, vêm à luz, isto é, à visibilidade humana. Algo semelhante à visão total de uma cidade que, mesmo estando ali, APARENTAVA não estar, por haver uma forte neblina a encobri-la, que veio a se dissipar  mediante a incidência dos raios solares.

DEUS É A ÚNICA PRESENÇA; DEUS É O ÚNICO PODER; DEUS É A ÚNICA EVIDÊNCIA. Estes são os princípios absolutos da Verdade permanente! Sendo assim, o que seriam a “aparências” de doença?  De imperfeição? De males e problemas? Seriam nossa atenção voltada para ACREDITAR NA IMAGEM COM NEBLINA, E DESACREDITAR DA MESMA IMAGEM DO REAL PRESENTE,  SEM A NEBLINA!

Enquanto houver a CRENÇA FALSA de que o Universo e o Filho de Deus que somos MUDARAM! TORNARAM-SE IMPERFEITOS, a pessoa se mostrará ILUDIDA pela “NEBLINA HIPNÓTICA”! Por outro lado, quando os PRINCÍPIOS ABSOLUTOS forem afirmados, reconhecidos e contemplados como ÚNICA MANIFESTAÇÃO PRESENTE, da mesma forma com que ninguém ACREDITARIA ter a cidade se alterado ou se danificado por causa de simples neblina, A VERDADE SERÁ “TRAZIDA À LUZ”!

A expressão “trazer à luz”, na Metafísica, significa “demonstrar visivelmente” os FATOS PERMANENTES DA Realidade absoluta! Significa fazermos o RECONHECIMENTO destes fatos sem NUNCA acreditarmos na ausência real deles! Tal reconhecimento inabalável, portanto, somente terá uma função: atuar como “raios de sol” que desfazem a “neblina hipnótica”!

Quando alguém, vendo a cidade sob neblina, transita em suas ruas na certeza de que a neblina em nada alterou a cidade, todas as pessoas acham esta “confiança” na cidade perfeita um reconhecimento inteiramente natural! Todas tem “fé” no sumiço da neblina! Todas andam pelas ruas na certeza de que elas estão inteiras! O que chamamos de “solução de problemas”, por “meios espirituais”, não passa disso! SABERMOS QUE A REALIDADE DIVINA É PERMANENTE, INTOCÁVEL PELAS “APARÊNCIAS”, OU PELA “NEBLINA HIPNÓTICA”, GERADA PELA MENTE HUMANA. SIGNIFICA PERMANECERMOS NO FATO REAL, SUBJACENTE A SEUS QUADROS HIPNÓTICOS TODOS!

Assim como a cidade seria vista como sempre estivera sendo, com a dissipação da neblina, O UNIVERSO, VOCÊ E TODOS SERÃO RECONHECIDOS COMO VERDADEIRA E ETERNAMENTE SÃO: COMO A PRESENÇA DE DEUS, COMO O PODER DE DEUS E COMO A EVIDÊNCIA DE DEUS!

A prática correta destes princípios, com a atenção não dividida entre DEUS E NEBLINA HIPNÓTICA, “traz à luz” o que o mundo denomina “cura espiritual”; porém, o correto é sabermos que NADA FOI CURADO! UNICAMENTE A “NEBLINA” FOI DISSIPADA PELA AÇÃO DA VERDADE por nós  inabalavelmente RECONHECIDA!

*

Contemple Deus Como Saúde Infinita!

light-of-god

DEUS É TUDO! É este o axioma básico do estudo da Verdade. Nosso “ponto de partida!” E sendo TUDO, Deus aparece como a Forma “Corpo” e, simultaneamente com a Sabedoria infinita que o mantém em plena perfeição permanente! Em outras palavras, AOS OLHOS DA VERDADE, todos  já estamos dotados de SAÚDE IMPECÁVEL – AQUI E AGORA!

Quando assim é exposto o princípio, alguém poderá perguntar: “E todos estes em hospitais, farmácias e médicos, que “vemos” por toda parte? Também estão com “CORPO IMPECÁVEL E DE SAÚDE INFINITA”?  Esta pergunta sempre aparece temperada com muita ironia! Por quê? Porque para a “mente humana”, A VERDADE SOA COMO ABSURDA! CONTRADIZ O QUE SEUS OLHOS VEEM!

Quem segue as postagens do Facho de Luz já leu, vezes e mais vezes, que TUDO AQUILO QUE A MENTE HUMANA ENXERGA, NÃO EXISTE! Joel S. Goldsmith, que passou a vida como “praticista de cura espiritual”, disse o seguinte: “Se o seu problema for visível para a mente humana, alegre-se: ele é irreal!” A mesma Verdade nos declarou o apóstolo Paulo, explicando que “as coisas que Deus nos preparou” – O REINO ONIPRESENTE – “não são captadas pela mente humana, mas sim pela “Mente de Cristo”. E encerrando esta revelação, disse ele o principal: “NÓS TEMOS A MENTE DE CRISTO!” (I Cor. 2: 16).

Se ficarmos endossando o que a “mente humana” busca nos mostrar, ou se quisermos a colaboração dela para “melhorarmos” o que ela nos declara ser “má saúde”, a Verdade estará sendo colocada em segundo lugar! O que devemos fazer, enquanto meditamos, é olhar de frente as “aparências”, tirando delas toda a argumentação falsa de que são reais, que têm poder, que estão presentes! Ao mesmo tempo, devemos honrar a Verdade de que DEUS, SENDO TUDO, ESTÁ INCLUSIVE OCUPANDO O LUGAR DAQUELAS “APARÊNCIAS”, ASSIM COMO A AREIA OCUPA O LUGAR EM QUE UM ALUCINADO, NO DESERTO, VÊ COMO OCUPADO POR UM OÁSIS.

Durante suas “contemplações”, reconheça com clareza estes pontos fundamentais, acreditando neles com plena convicção! Nem é preciso fechar os olhos! Somente entenda as “aparências” como imagens falsas, e que a suposta “força da mente carnal” em fazer com que demos realidade a elas, é mera SUGESTÃO HIPNÓTICA! E ENTÃO, COM A ALEGRIA DE ESTAR CONHECENDO A VERDADE, RECONHEÇA – SEM ESFORÇO NENHUM,  QUE SUA MENTE É A DE CRISTO, – RECONHECENDO UNICAMENTE O TEMPLO PERFEITO DE DEUS, ETERNAMENTE MANIFESTO COMO SAÚDE INFINITA, MANTIDO POR DEUS – O TEMPLO QUE, DIZ A BÍBLIA, É O “NOSSO CORPO”.

Nos intervalos entre as “contemplações”,  estando em contato obrigatório com o “mundo de aparências”, pratique a Ciência Mental, afirmando, bem pausadamente: “DEUS É TUDO! DOENÇA NÃO EXISTE! MEU CORPO É O TEMPLO DE DEUS; JÁ ESTOU, PORTANTO,  SAUDÁVEL PELA AÇÃO PERMANENTE  DA VERDADE ABSOLUTA EM MIM!”.

*

 

 

A Verdadeira Realização É Consciencial

 realização

O Universo da Realidade é a nossa Consciência iluminada, ou seja, é Deus. Por isso, a verdadeira realização é consciêncial, e nada tem a ver com o suposto “mundo dos fenômenos”. Que é o Universo? É a nossa Consciência divina Se expressando! Que é o “mundo dos fenômenos”? A ILUSÃO ENGENDRADA PELA TAMBÉM ILUSÓRIA MENTE CARNAL.

Quando Jesus disse que “o príncipe deste mundo é o Satanás, o pai da mentira e mentiroso desde o princípio”, excluía do que é realidade toda a encenação desta mente falsa! Desde os supostos quadros de nascimentos humanos até os quadros das suas mortes. O apóstolo Paulo também revelou que nada do que nos é mostrado por esta mente do mundo tem a ver com o que “Deus nos preparou”, razão pela qual definiu esta mente como “a inimizade contra Deus” e também como “morte”, uma vez que todo aquele, identificado com ela ou com sua suposta vida no mundo dela, é o “morto” que terá de “ressuscitar”!

Enquanto as pessoas do mundo tentam “usar Deus” para viverem melhor na suposta “matéria”, aquele que busca a Verdade em sua Consciência iluminada encontra Deus e o Reino de Deus, e, nesta realização consciencial, se discerne sendo o Cristo, o próprio Deus Se expressando como sua Identidade real e eterna! Desse modo, como disse Goldsmith, o progresso, em sua caminhada, se mede pelo número de contatos conscientes com Deus  que são feitos por dia”! E, quanto mais isto for percebido como nossa verdadeira realização, quanto mais vezes estaremos focados nestes “contatos conscientes”!

A ação mesmérica do mundo, com sua fraudulenta “mente carnal”, fará de tudo para desviá-lo do foco consciencial. De que modo fará isso? Imprimindo-lhe ideias e pensamentos de forma que você acredite serem as suas ideias e os seus pensamentos! E não são! São “sugestões hipnóticas” que lhe chegam subliminarmente, ou pelo contato com a mídia ou com pessoas voltadas ao mundo, deixando-o com a impressão de serem suas! Por isso a Bíblia diz: “Orai e vigiai sem cessar”! O objetivo é este: VOCÊ AGIR SEGUNDO AS IDEIAS E PENSAMENTOS DE DEUS, DA MENTE DE CRISTO QUE VOCÊ POSSUI, E NUNCA INFLUENCIADO PELA “MENTE CARNAL”, QUE NÃO É A SUA MENTE!

A Bíblia diz: “OS MEUS PENSAMENTOS NÃO SÃO OS TEUS PENSAMENTOS, DIZ O SENHOR”. E, quando estudamos a Verdade Absoluta, em que UNICAMENTE DEUS É RECONHECIDO COMO REALIDADE, ESTA REVELAÇÃO QUER, DE FATO, DIZER:

“OS MEUS PENSAMENTOS SÃO OS DO CRISTO QUE EU SOU, E NÃO OS PENSAMENTOS DA CRENÇA COLETIVA DO MUNDO”.

Quando nos concentramos em nossa verdadeira realização, que é consciencial e não mental, alegramo-nos com cada percepção iluminada que temos da Realidade divina, quando sentimos nossa presença em Deus e como Deus, dentro de nós;  e então,  deixamos de nos entreter com o “bem e mal” do mundo! NADA DO MUNDO TEM REALIDADE! E TODA REALIDADE JÁ ESTÁ MANIFESTA COMO O EU QUE SOMOS, COMO NOSSA CRISTO-CONSCIÊNCIA ILUMINADA! ELA É O REINO DE DEUS, JÁ PRESENTE, EM NÓS MESMOS!

*

A Onipresença Divina É A Sua Única Presença!

onipresença

“Deus é infinito, portanto sempre presente, e não há outro poder ou outra presença.

Eis por que a espiritualidade do universo é a única realidade da criação.”

Mary Baker Eddy – Ciência e Saúde – 471: 19-22

 

Se houve época em que alguém vivia bem “materialmente”, dedicando uma “horinha semanal” para se lembrar de que Deus existe, isto se acabou! O suposto “mundo material” de hoje deixou de aparentar ser o mesmo! Primeiramente, ele nunca foi realmente “mundo material”, e sim uma “imagem mental hipnótica”; além disso, como ele se mostra, atualmente, conturbado e problemático ao extremo, revela ser ele uma “bolha ilusória” em autoextinção. A Verdade, sendo conhecida aqui e acolá, sacode e desaloja a “crença coletiva dualista”, dando a impressão de que “o mal vem crescendo”, quando, na realidade, está sendo “crença em desintegração”.

Todos os grandes mestres da humanidade foram insistentes em recomendar o conhecimento da natureza real do Universo e de cada Ser, natureza que é espiritual, perfeita e permanente, longe completamente da “ilusão” reconhecida como “existência humana”. Mas, para a humanidade iludida, a existência ilusória é entendida como “outra existência”, e, neste entendimento falso, longe das revelações absolutas, continua, a maioria, levando em frente a sua “vida na carne”, sem levar com a devida seriedade o conhecimento real, que é conhecer DEUS EM SI MESMO COMO TUDO!

Mary Baker Eddy, fundadora da Ciência Cristã, disse o seguinte: “Deus é infinito, portanto sempre presente, e não há outro poder ou outra presença. Eis por que a espiritualidade do universo é a única realidade da criação.”

Saber que Deus é infinito, sempre presente, sem que haja outro poder ou outra presença, terá seu real valor a partir do AGORA em que VOCÊ, atento a estas Verdades, convictamente diz:

“EU SOU A PRESENÇA DE DEUS;

EU SOU O PODER DE DEUS.

NÃO HÁ OUTROS AO LADO DE “MIM”!

Para alguém se identificar com esta Verdade revelada, terá de abrir mão de seus velhos condicionamentos mentais, inclusive religiosos; além disso, deverá se mostrar realmente aberto à TOTALIDADE DE DEUS, o que o fará não ter “outra alternativa”, senão SER DEUS! Assim era a identificação de Jesus, quando afirmava: “Aquele que me vê a MIM, vê o PAI”.

Não há “mundo material e mundo espiritual”; por isso, ou VOCÊ SE AMOLDA À REALIDADE ETERNA, OU SEGUIRÁ COM ENSINAMENTOS DUALISTAS QUE “DIVIDEM” SUA EXISTÊNCIA EM PARTE MATERIAL E PARTE ESPIRITUAL! Com isto, VOCÊ ficará se “identificando” pela metade com DEUS, e, também, se “identificando” pela metade com ‘CRENÇAS EM EXTINÇÃO”!

Jesus foi bem claro: “O Meu REINO não é deste mundo”! Disse também: “Não podeis servir a dois senhores”! Sempre eu venho repetindo que unicamente o ensinamento absolutista prega a Verdade pura! E esta Verdade diz que DEUS É TUDO! E VIDA MATERIAL, PORTANTO, É NADA!

*

Cristo: A Verdade De Acesso Imediato-2

acesso5

– 2 –

Em nosso dia a dia, ocupados com as atividades comuns, seguidamente recebemos “sugestões hipnóticas” da mente humana. Elas tentam nos convencer de que exista alguém separado de Deus, de que o tempo existe e de que a aparência traduz algum fato real. Por esse motivo, precisamos “orar e vigiar sem cessar”, isto é, vivenciar a todo instante os princípios revelados. Eles nos servirão como lembretes, para que a ilusão não nos encubra a Verdade revelada sobre o Ser que somos e sobre o Universo em que estamos. O CRISTO JÁ É O NOSSO SER! A GRAÇA DIVINA JÁ NOS ESTÁ DADA AGORA! SOMENTE EXISTE O AGORA! É preciso que AGORA contemplemos a libertação total advinda destas Revelações!

O “ego”, ou “homem natural”, é aquele que, segundo a Bíblia, “peca contra o Espírito Santo”, ou seja, é o suposto ser que admite estar sendo outra existência ALÉM de Deus. Assim, por ser uma identidade ilusória, envolvida com uma farsa de existência, “não terá perdão”: será anulado pelo próprio “despertar” ao Cristo que somos, a exemplo do desaparecimento da escuridão diante da luz. Quando ocorrerá o sumiço do “ego humano”? ESTE PONTO, EM NOSSO ESTUDO, É FUNDAMENTAL.

A Visão real é a Visão divina. “Sendo, pois, o teu olho simples, também todo o teu corpo será luminoso (…) Vê, pois, que a luz que em ti há não sejam trevas” (Lucas 11: 34-35). Deus, sendo TUDO, vê unicamente a SI MESMO! Deus nos vê com a Sua própria Visão! EXATAMENTE AGORA ESTÁ SE DANDO ESTE FATO! Se, aos olhos de Deus, inexistem seres humanos, quem estaria vendo algum de nós como humanos ou imperfeitos? NINGUÉM!

Aceitemos que Deus é o Ser único, exatamente AGORA! Identifiquemo-nos com Sua Presença! Contemplemos esta Verdade de que nunca estivemos separados do UM! Se algo nos estiver parecendo incompleto, a se completar ou a se aperfeiçoar, isto se deve à NÃO ACEITAÇÃO de que DEUS É TUDO exatamente aqui e agora! A aparência ilusória nos estará enganando. Não podemos vacilar quanto a isto! PRECISAMOS  AFIRMAR,  RECONHECER E CONTEMPLAR, SEM ESMORECER, QUE EXATAMENTE AGORA A TOTALIDADE DE DEUS JÁ ESTÁ EXPRESSA COMO O CRISTO QUE CONSTITUI O NOSSO SER.

Enquanto este reconhecimento não for radicalmente feito, estaremos endossando a falsa sugestão atirada pela ilusão; estaremos aceitando a crença em algum tipo de carência ou imperfeição, enquanto a PLENITUDE DIVINA JÁ SE FAZ ONIPRESENTE!

E quanto ao nosso comportamento e atitudes? Após “contemplarmos” a totalidade de Deus que nos abrange, “infinitos agoras” se desdobrarão natural e harmoniosamente, com as coisas todas ocupando o lugar devido, administradas pelas nossas ocupações e participações que cada instante nos for exigindo.

A sensação de SER, a percepção de que NÓS PRÓPRIOS somos a VIDA DIVINA IMUTÁVEL, é a “GRAÇA QUE NOS BASTA”, E QUE JÁ NOS É DADA. Toda suposta “melhoria” que o plano humano nos possa sugerir é ILUSÃO. Precisamos ter em mente que Deus é um Ser perfeito, é o UNO MANIFESTO, e que não há como haver melhorias em Seu Universo. Desse modo, a Graça Divina nos revela o EU REAL, o Ser que somos, e que está “além dos conceitos”: O CRISTO!

A “Graça que nos basta” independe de tudo que supostamente esteja acontecendo no “mundo das aparências”. HÁ UM SÓ UNIVERSO: ESPIRITUAL E PERFEITO. Enquanto acreditarmos em “mente humana” e em “corpos carnais”, o Cristo nos parecerá oculto ou não-manifesto. Porém, “crença” é simplesmente “acreditar em”, isto é, uma crença não consegue anular a REALIDADE MANTIDA POR DEUS. Quando a falsa crença é abandonada, imediatamente “surge” AQUELE que sempre esteve presente, e sendo a nossa real identidade: O CRISTO!

“E vós também testificareis, pois estivestes comigo desde o princípio.”

João 15: 27

F I M

Cristo: A Verdade De Acesso Imediato-1

acesso1

– 1 –

O verdadeiro Ser que agora somos já nos é acessível de imediato, pois é a nossa própria VIDA! Não necessitamos de tipo algum de conscientização mental para viver. Já estamos vivos, e o Cristo, a Vida eterna, é a nossa VIDA.

Quando estudamos o Absoluto,firmamo-nos em princípios espirituais que nos permitem reconhecer a Verdade “oculta” aos olhos carnais. A GRAÇA DIVINA É DE ACESSO IMEDIATO! Com base neste princípio, deixamos de nos preocupar com o ego e suas supostas ações boas e más. Que é o “ego humano”? Mera aparência passageira, transitória, um tipo de “efeito hipnótico” refletido na mente humana. O NOSSO SER VERDADEIRO É O CRISTO: UMA REALIDADE DIVINA ATUAL E PERENE. Quando contemplamos a Verdade, em nada alteramos a REALIDADE que AGORA É! Apenas deixamos de lado as sugestões ou crenças da mente humana. Assim como a imagem do “eu humano” pode ser refletida no espelho, sem que ele esteja no reflexo, também o Cristo, nosso EU REAL, pode aparecer refletido como imagem na mente humana, sem que esteja nesta aparência. Assim como o “eu humano” está fora do espelho, o EU REAL que somos,  sempre está fora “deste mundo”, razão pela qual Jesus disse: “Vós, deste mundo, não sois”.

De início, diante de quadros imperfeitos da aparência, somos tentados a querer corrigi-los com a aplicação dos princípios espirituais. Esta armadilha precisa ser evitada! Os quadros imperfeitos são a “imagem refletida no espelho”, pura ILUSÃO. Saiamos deste mundo de crenças rumo ao ABSOLUTO, sem qualquer pretensão de “melhorar” coisa alguma! DEUS É TUDO! A HARMONIA JÁ É! Esta é a Verdade que devemos “contemplar” internamente!

“Eis que ESTOU CONVOSCO desde o princípio”, disse Jesus. Que “princípio” é este,  aqui citado? O AGORA! A ilusão é ilusão agora! A ilusão não existe agora! Se realmente tivesse ocorrido a chamada “queda de Adão” com sua suposta expulsão do Paraíso, ONDE Deus estaria naquele instante? O AGORA não é o “instante único” reconhecido por Deus? E Deus não é ONIPRESENTE AGORA, neste instante único? “As obras de Deus são PERMANENTES, dizem as Escrituras! Centralizemos nossa atenção exclusivamente na Verdade; assim, a ilusão deixará de parecer existir. A mente humana poderá dizer:”Quando será que a perfeição divina Se manifestará?”Esta é a armadilha a ser desarticulada! NÃO EXISTE PERFEIÇÃO “A SER” MANIFESTADA! NÃO EXISTE FUTURO! SOMENTE EXISTE ESTE “AGORA”. Se, neste AGORA, alguma imperfeição aparenta existir, significa que estamos com a atenção voltada à ILUSÃO! Tão logo percebamos que não existe “passagem de tempo”, a expectativa de “melhoria futura” também se revelará como ilusória. Devemos permanecer neste reconhecimento, mesmo que a “aparência” insista em se mostrar do mesmo jeito! Ela será como a árvore de raiz já destruída, e que se mostra ainda “verde” por certo tempo.

Reconheçamos AGORA a totalidade de Deus; reconheçamos que somos a VIDA, o CRISTO EM DEUS, invisível aos olhos carnais; reconheçamos que Deus, a Vida única universal, é a VIDA ATUAL de todos nós. Ao reconhecimento consciente desta Verdade, seguido de Autorrevelação, dá-se o nome de “Renascimento”.

Continua..>

O Uso De Indagações Nas Contemplações

c78

Todos nós vivemos em Deus e d’Ele jamais saímos, apesar das “aparências” em contrário, que nos mostram num “teatro de crenças” visto pelos sentidos humanos. Nada do que é real é captado por eles! Por outro lado, tudo que é real, é o que já está presente, e em sua perfeição permanente. Estudar a Verdade é fazer esta troca de aceitação, isto é, deixarmos de lado o “referencial das aparências” e adotarmos o REFERENCIAL DAS OBRAS PERMANENTES.

O “Referencial das Obras Permanentes” é o referencial do Absoluto. Quando a Bíblia fala do “entendimento dado pelo Espírito Santo”, refere-se a esta “percepção”, já presente em todos nós, porém, acima da ilusória “percepção humana”.

Não há nenhuma associação entre “percepção iluminada” e “percepção humana”! São coisas distintas! Forçar a mente para perceber a Verdade é totalmente perda de tempo! E acreditar que a “mente humana”, um dia, se tornará “iluminada”, é outra crença infundada! O QUE É, É DEUS SENDO TUDO! E O QUE SOMOS, É DEUS SENDO O CRISTO QUE SOMOS! Quando partimos destas Verdades, em “contemplações silenciosas”, abrimo-nos à PERCEPÇÃO REAL, QUE É A PERCEPÇÃO DA “MENTE DE CRISTO EM NÓS”!

Há alguma maneira de “travarmos a mente ilusória”, para ficarmos abertos única e exclusivamente à Mente de Cristo, que é a nossa Mente real? De fato, há. De que modo? Fazendo indagações, durante as meditações.  Por exemplo: “Pai, há, realmente, a Mente de Cristo sendo a única em mim?” No silêncio da contemplação, esta indagação gerará um “vazio da mente”, por ficar à espera da “resposta”, e, dessa forma, ficará anulada.

Sempre que uma indagação for feita, a mente deve ser paciente e receptiva, sem jamais criar, dela própria, alguma resposta intelectual. Desse modo, a resposta virá revelada! Poderá vir durante a própria meditação ou poderá vir posteriormente. De momento, enquanto meditamos, devemos nos contentar em “ter os sentidos humanos calados”, em vista da indagação feita.

Caso surjam ideias espirituais espontâneas, esteja atento a elas! Nem sempre as respostas nos chegam como as esperamos! Por isso, feita a indagação, sem criar resposta, fique atento ao que lhe chega em termos de ideias espirituais! Serão o “maná do dia” a lhe “cair do céu”.

Faça sempre indagações absolutas! “Que sou eu?”, “Que é o Templo de Deus como meu corpo”? Como percebo ser Obra permanente de Deus?”. Estes são alguns exemplos.  Mas até  mesmo as indagações lhe surgirão naturalmente, quando estiver voltado a usá-las como “fonte de revelações absolutas”. E LEMBRE-SE: TODA A VERDADE JÁ ESTÁ EM VOCÊ! EM SUA CRISTO-CONSCIÊNCIA, AQUI E AGORA!

*

Renascer É Se Perceber Na Onipresença Divina!

renascer551

A nível de etimologia, a palavra “onipresente” é formada de omni (que significa tudo ou todo) e praesentia (significa presença). Caracteriza o que está presente em todos os lugares ao mesmo tempo.

Quando dizemos que “Deus é Onipresente”, torna-se até redundante afirmar que “estamos inclusos em Deus”, uma vez que a palavra “Onipresença” já diz isto! Entretanto, sempre é bom frisarmos esta “inclusão”, para lidarmos com o mundo de ILUSÃO cientes de que ILUSÃO É ILUSÃO! Como Deus está em TODA PARTE, a ILUSÃO não está em parte alguma! Por isso mesmo a palavra “ilusão” é empregada! Para explicar a Onipresença de Deus!

Quando aparentemente surge alguma “aparência de mal”, seja ela qual for e em que grau for, ela é ILUSÃO! A Onipresença de Deus não permite “invasão de nadas”! Por isso, todo chamado “tratamento espiritual” é chamado “Autotratamento”, ou seja, quem estiver “descrendo da Onipresença” terá de refazer e corrigir seus pensamentos, mudar sua CRENÇA ERRADA, amoldando-a ao FATO VERDADEIRO DA ONIPRESENÇA DIVINA!

Muitos estranham, quando ouvem que “não existe doença”, que “não existe pecado”, que “não existe morte”! Por que estranham? Por DUVIDAREM da Onipresença de Deus que os inclui! Deus não adoece, não peca, não morre! Mas a pessoa alimenta a CRENÇA de ser possível estar fora de Deus, de existir como um “eu” que não seja Deus! Desse modo, vendo-se “fora”, e vendo-se “outro”, implora ajuda a Deus! Esta é a prece a que se referiu Tiago da seguinte maneira: “Pedis e não recebeis, porque pedis mal”! A pessoa parte da ILUSÃO de estar fora de Deus e, vendo-se nesta condição, deixa de  perceber já estar sendo o que verdadeiramente é: formador perfeito da Onipresença divina!

“Não terás outros deuses ao lado de Mim”, dizem as Escrituras. Que estão dizendo? QUE SOMENTE EXISTE DEUS! SOMENTE EXISTE A ONIPRESENÇA, SOMENTE EXISTE A UNIDADE PERFEITA! Portanto, embora o mundo creia lidar com “males de toda sorte”, lida, na verdade, somente com uma CRENÇA FALSA de que “vivemos apartados da Onipresença”!

O sentido absoluto do “renascimento espiritual” é este: CADA UM SE NEGAR, COMO EU CARNAL APARTADO DE DEUS, – que é uma ILUSÃO –  PARA SE RECONHECER COMO EU CRÍSTICO, JÁ EM UNIDADE COM DEUS – que é a VERDADE PERMANENTE!

APENAS ISTO!

 

*

Você Vive Quando Manifesta O Cristo!

Jesuscuracego

Por que Jesus repudiava quem o seguia unicamente “por causa de pães e peixes”? Por que dizia “Geração incrédula! Sempre em busca de sinais!”? A resposta é simples: PORQUE NÃO EXISTE VIDA NEM VERDADE EM MUNDO TERRENO!

Se você se orgulha em ser bom médico, bom engenheiro, bom professor, ou bom profissional em qualquer área, o seu orgulho está baseado numa mentira do tamanho do infinito! VOCÊ SOMENTE IRÁ SE ORGULHAR DE VERDADE QUANDO SE DISCERNIR MANIFESTANDO O CRISTO! E NÃO NA MATÉRIA, E SIM EM DEUS!

Não importa que esta Verdade pareça profunda, difícil de se praticar, ou que seja entendida como fanatismo ou alienação! O FATO É QUE VOCÊ É UNICAMENTE O CRISTO! E, SE ESTIVER IDENTIFICADO COM SERES DA “APARÊNCIA”, MOSTRADOS PELA MENTE CARNAL, A VERDADE É QUE VOCÊ ESTARÁ SOB A CEGUEIRA HIPNÓTICA COLETIVA!

De tempos em tempos me aparece alguém repetindo o seguinte pensamento: “Por que você insiste em passar ao mundo uma Verdade que o mundo não está buscando, ou, se estiver, não  entenderá?” Isto poderia ser respondido de várias maneiras; mas, a principal é a seguinte: “Porque a parte que me cabe, é só passar ao mundo; o que o mundo fará com ela, é problema do mundo e não meu!”

SOMENTE EXISTE DEUS VIVENDO! E DEUS, VIVENDO COMO SER INDIVIDUAL, É O CRISTO QUE SOMOS! Esta é a Revelação absoluta!

SE VOCÊ MEDITAR E SE CONTEMPLAR SENDO O CRISTO, JÁ EM UNIDADE PERFEITA COM O PAI E COM TODOS OS SERES, VOCÊ ESTARÁ VIVENDO! CASO ESTEJA IDENTIFICADO COM SERES NASCIDOS NO “MUNDO DO PAI DA MENTIRA”, VOCÊ ESTARÁ HIPNOTIZADO!

Quem se percebe em Deus e expressando o Cristo de Deus, vive desperto e, mesmo diante de aparências, sabe não fazer parte delas! Um diamante é diamante, mesmo diante de terra a ele grudada! Por outro lado, todo aquele que acredita ser “nascido de mortais”, que chama de “realidade” a suposta vida terrena, ou que, se achando nela, acredita estar “em escola da alma”, em “etapas evolutivas” ou em “planos de existência”, ESTARÁ HIPNOTIZADO!

O apóstolo Paulo deixou claríssima a revelação: “CRISTO É TUDO EM TODOS”! (Col. 3: 11). Antes, porém, explicou que cada um haverá de “SE DESPIR DO VELHO HOMEM E SEUS FEITOS”! Que sentido isso tem? O SENTIDO DE VOCÊ SE VER SENDO O CRISTO, EM DEUS, E NÃO UM CARNAL EXERCENDO UMA PROFISSÃO NA ILUSÃO!

Quando, para VOCÊ, VOCÊ É O CRISTO, mesmo que aos olhos do mundo VOCÊ seja bom médico, bom engenheiro, bom professor, ou bom profissional em qualquer área, VOCÊ ESTARÁ VIVENDO! ESTARÁ MANIFESTANDO O CRISTO, A VERDADE E A VIDA! Entretanto, se sua visão de si mesmo for a do mundo, VOCÊ ESTARÁ HIPNOTIZADO!

Enquanto o mundo via “sinais”, via o sumiço de cegueira, de lepra, de paralisia, surdez, etc.., O CRISTO, EM JESUS, VIA A PERFEIÇÃO ONIPRESENTE! Por isso ele criticava a “geração em busca de sinais”! QUERIA O MUNDO ENXERGANDO! CURADO DA  REAL CEGUEIRA! NÃO APENAS VENDO MELHORIAS DE APARÊNCIAS ILUSÓRIAS! MAS VENDO OS FATOS PERFEITOS E PERMANENTES! QUERIA O MUNDO EXPRESSANDO O CRISTO! QUERIA O MUNDO DEIXANDO DE VER MUNDO, E VENDO, EM SEU LUGAR, O REINO DE DEUS!

*

Back to Top